Jump to content
Sign in to follow this  
pmvelectronica

TOSHIBA P200D

Rate this topic

Recommended Posts

portatil toshiba p200d

placa: LA 3831P 1.0

O notebook apresentava os leds acesos mas na hora de ligar não dava sinal sequer

nos testes iniciais apresentava as tensões ALW 5v 3.3v mas neste caso faltava a tensão 1,2alw,o chip responsavel por esta é o isl6227caz que neste caso esta a funcionar com um controlador pwm de tensão em standby 1,2alw,ligado pelo sinal POK (pino 21), e o outro controlador em run power 1.8 vp ligado pelo sinal SYSON(PINO 8),portanto estava a faltar  a tensão 1,2v ALW

verificado os mosfets procedi a verificação do chip com as seguintes medidas:

pino 6  boot1  -3,99v

Pino 14  vin  —18,4v

Pino 21  en2 –3,99v

Pino 23  boot2—4,56v

Pino 28    vcc-- ,4,96v

nestas condições o chip tinha que gerar pwm nos pinos 24 e 27,portanto procedi  a troca do isl e do mosfet de nivel baixo  AO4712 ,voltando a ter o stand by completo e a placa voltou a ligar..........

mas passados alguns minutos a tela congelava e a tensão de 1,2 voltava a desaparecer!?

constatei que esta tensão era chaveada pelo Q14 SI4800 dando origem á tensão 1.2v_HT....

fiquei um bocado desiludido na medida em que esta tensão em placas amd é comum ao chipset e processador.......

analisei q13,q14 e q15 e verifiquei que estava tudo ok incluindo restantes componentes a volta,ressoldei toda a chave...... e fui ao circuito VCORE e outros circuitos  procurar capacitores de tantalo com alto valor ESR ,encontrei dois com alto valor  e os troquei, a placa jamais voltou a encravar ou a congelar.......

seria solda fria na chave ou seria os  caps. do circuito vcore foi uma duvida que ficou,mas uma conclusão tirei,a leitura de esquema, a intuição e as técnicas de "cozinheiro" é um triplete terrivelmente eficaz nestes casos mais complexos(para mim),eu como iniciante não podia deixar de partilhar esta experiencia com os meus ilustres colegas iniciantes  como tambem para os mais experientes.......

fica aí a dica..

pmv

Sign in to follow this  

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...