Jump to content
IOOI Hardware

resolvido Maquina de Costura Vigorelli

Rate this topic

Recommended Posts

Posted (edited)

Olá pessoal, estou mexendo na  máquina de costura da minha mãe, que é uma Vigorelli A-120. No meu caso o pedal estava um com pequeno mau contato, tem um parafuso que regula o  fechamento de contato, apenas apertei e á máquina voltou a funcionar. Mas mesmo assim no eixo, a correia fica patinando, e a agulha não sobe nem desce, será um desgaste na correia ou alguma regulagem que não descobri ainda? 

20200405_005551.jpg

Edited by IOOI Hardware
  • Haha 1

Essa máquina é uma cópia da Singer 15C. Procurando no google se acha uma vista explodida dela. 

Originalmente essa máquina não usava motor.. ela vinha montada numa mesa com um mecanismo de pedal e correia de couro. Ela mesma não tem um ajuste de tensão da correia, mas dependendo do motor que foi adaptado, tem como mudar a posição dele para esticar ou afrouxar a correia. Veja se do lado do motor tem um parafuso que prende ele numa espécie de trilho (um mecanismo semelhante ao que prende o alterador dos carros antigos).

Girando a polia com a mão, ela está pesada, ou dá pra girar normalmente?

Se a polia estiver pesada, remova ela da base e olhe embaixo. Ela tem um mecanismo de biela que aciona o eixo da lançadeira. É comum pedaços de linha se prenderem nesse eixo e acabam travando ele com o tempo. Geralmente uma boa limpeza e lubrificação resolvem.

2 horas atrás, zazulak disse:

Essa máquina é uma cópia da Singer 15C. Procurando no google se acha uma vista explodida dela. 

Originalmente essa máquina não usava motor.. ela vinha montada numa mesa com um mecanismo de pedal e correia de couro. Ela mesma não tem um ajuste de tensão da correia, mas dependendo do motor que foi adaptado, tem como mudar a posição dele para esticar ou afrouxar a correia. Veja se do lado do motor tem um parafuso que prende ele numa espécie de trilho (um mecanismo semelhante ao que prende o alterador dos carros antigos).

Girando a polia com a mão, ela está pesada, ou dá pra girar normalmente?

Se a polia estiver pesada, remova ela da base e olhe embaixo. Ela tem um mecanismo de biela que aciona o eixo da lançadeira. É comum pedaços de linha se prenderem nesse eixo e acabam travando ele com o tempo. Geralmente uma boa limpeza e lubrificação resolvem.

Ela parece que fica pesada para rodar apenas quando eu aperto a polia com uma especie de engrenagem é ai que ela começa a patinar. Vou fazer o que você me disse, tentar limpar o eixo e o restante, obrigado por enquanto.

Resolvi, o problema era com a correia, estava com folga. Achei a porca de pressão do motor com o corpo da máquina, regulei e lubrifiquei o resto. Valeu!

• Like 1

Parabens pelo reparo. Já pode editar o tópico e mudar o prefixo para "resolvido".

• Like 1

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Similar Content

• By EletroX20
      Entrou essa TV em nossa assistência, aonde segundo o cliente após uma descarga elétrica parou de ligar!
      Abri a TV, e logo de cara vi que torrou o fusível. Também queimou a ponte retificadora e o mosfet  VF903
      Fiz a troca dos componentes danificados mais ainda sim a TV não liga.

A análise que fiz até então é: 

- Falta a tensão de +5.3VSB , que é gerada através do ci controlador NB905 (FSL206MR) . Que através do Transformador TB901 e diodo VDB951 gera os 5.3v
      As Tensões encontradas no ci FSL206MB são: 
      PIN 2 ( VCC ) = 18v 
      PIN 3 ( FB ) = 0v
      PIN 4 (LS) = 8V
      PIN 5 (VSTR) = 120v 
      PIN 6 ~ 8 ( DRAIN ) = 280v

No meu entendimento, esse ci é alimentado em seu pino 5 através da tensão VAC gerada na saída da ponte retificadora. Segundo datasheet dele (   ) , a tensão VCC é gerada pelo próprio ci através do pino 5.  

O que não estou entendendo nesse esquema é essa tensão no pino 3 de Feedback estar zerada. 

Alguém tem alguma ideia 

Esquema:  
      You are not allowed to view links. Sign in or sign up.
    • By Hugo Franzin
      Bom dia Pessaol!

Recebi este No-break de outra assistência, e ao abrir o equipamento, localizei na placa um jumper solto sobre a placa.
      Gostaria de alguma informaçao de onde seria o local correto deste encaixar este jumper. Enviei fotos para ilustrar a duvida, sao 3 locais que encontrei na placa e infelizmente o jumper nao estava próximo a nenhum deles.
      Obrigado!

Problema resolvido: Este jumper é somente usando para ativar o modo calibraçao, e em funcionamento normal nao é conectado em nenhum dos conectores circulados nas fotos. 
    • By Tiago Vinicius
      Olá pessoal estou com esse aparelho na bancada para orçamento, a placa fonte, PCI principal é tudo junto, e ela não tem T-con, vai um cabo direto para V-con.

Fiz a as medidas de tensões estão todas OK, encontrei um capacitor eletrolítico de 1000x25v estufado na linha de 12v, troquei logo os 3 dessa linha, mas não resolveu o problema, continua com essa tela azul. Todos os LEDs acendem normal.

As tensões da V-con estão ausentes, tensões de 17v e 8.6v quem gera essas tensões é o UP1 (CM508) já fiz um ME em todo esse setor, o CI chega às tensões de 12v, 5v e 3.3V inclusive o sinal EN que ativa o Circuito, imaginei um curto em alguma linha da saída mas não encontrei, o que vocês acham?
    • By Priscila Critiane
      Bom dia amigos,
      Estou com esse nobreak em bancada e staytion 1200 BI Microsol placa 22553, bom, sabemos que ele tem uma detecção inteligente quando não há carga conectada na saída ele desliga no máximo em 20 segundos.
      Esse equipamento que estou vendo, ele não está reconhecendo a carga quando ligada na saída, e desliga mesmo assim,  cheguei a colocar 50% de achando que o defeito fosse de sobrecarga, mais não é.
      Se alguém puder me ajudar ou tiver o esquela desse modelo agradeço desde já.
      Peças q troquei:
      Reles
      LM317 e os mosfets IRF2805
      LM339
      Medi todos os diodos e transistores e nenhuma anormalidade.
      Bateria nova.

• By lucaspolli
      Senhores estou com essa fonte com o varistor TVR10471 queimado, a duvida é, tenho na mao o TVR10271, posso usar esse? pelo datasheet, me parece que apenas a voltagem muda, sendo que o TVR10471 é 445V e o TVR10271 é 225V

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...