Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Acer e5-571 a5wah la-b991p Não liga

Avalie este tópico:


Elizeu Silva Bandeira

Posts em destaque

Boa tarde, estou iniciando em manutenção de notebooks, e estou com um notebook da Acer modelo E5-571 que acende o led azul mas não inicia. Desmontei para verificar as medidas e verifiquei que um mosfet de endereço PQ304 está estranho, quando faço a medida dele sem ligar a fonte pego o multímetro coloco na posição de diodo e coloco o positivo no source e o negativo no dreno ele me dá um valor de 512 em qualquer um dos source ou dreno, até ai tudo bem, mas quando  jogo o positivo no gate para ele armar ele zera estes valores, ok, mas se eu seguro por alguns segundos o valor começa a subir, mesmo eu não tendo colocado o negativo no gate para ele desarmar... Será que este mosfet está com defeito? Se alguém puder me ajudar, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elizeu Silva Bandeira segundo o esquema que estou usando, esse mosfet é o comutador e chaveia a tensão de carregamento da bateria! Como o colega mencionou, você pode testar ele fora para uma aferição mas consistente em relação ao funcionamento do mesmo. No caso de duvida sobre o funcionamento do mosfet, substitui ele por outro. Aferi os pinos 1,2,3,4,5,6 e 20 do pu301 e post!

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara muito provavelmente este Fet é um comutador, substitui ele por outro caso tenha sucata para verificar.

Fet comutador tem a função de liberar a tensão da bateria para o circuito quando o charger detecta que vc desconectou o carregador do circuito.

 

Acredito que ele não esteja danificado, realmente não e para este fet ter os 19 do outro lado não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/04/2020 às 09:32, Leonildo disse:

@Elizeu Silva Bandeira segundo o esquema que estou usando, esse mosfet é o comutador e chaveia a tensão de carregamento da bateria! Como o colega mencionou, você pode testar ele fora para uma aferição mas consistente em relação ao funcionamento do mesmo. No caso de duvida sobre o funcionamento do mosfet, substitui ele por outro. Aferi os pinos 1,2,3,4,5,6 e 20 do pu301 e post!

Boa tarde @Leonildo fiz a medição no pu301 e fica assim: dos pinos 1 ao 4 o multimetro na posição de diodo fica no 1, no pino 5 ele tem uma variação, vai aumentando e volta para o 1, dos pinos 6 ao 13 fica no 1, no pino 14 fica 000, no pino 15 da 965, nos pinos 16 e 17 fica em 1765 e do 18 ao 20 fica em 1... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja porque é importante trabalhar com o esquema e o quanto antes ir se acostumando a trabalhar nele.

 

image.png

 

Note que PQ304  é o mosfet comutador como foi dito por nosso colega @Leonildo . Porque está focado nele agora se a placa não está ligando.

 

Com a placa desligada, sem bateria apenas com o carregador conectado veja as tensões desta tabela:

 

image.png

 

Veja todas as tensões na placa que estão na coluna S5 sinalizadas como ON (indicando que deve aparecer).

 

No aguardo...

image.png

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudação @Elizeu Silva Bandeira. Seja bem vindo.

 

Explique melhor seu problema, pelo que entendi a placa está ligando mas sem imagem, é isso? Vc disse que até processador aquece. Então o cooler gira? Tem as tensoes 3 e 5vs?

 

Em 06/04/2020 às 09:05, Elizeu Silva Bandeira disse:

Na entrada deste mosfet chega 19,45 v e sai 3v, dai pra frente eu encontro sempre 3v. 

Para que fique claro: PQ304 é comutador da bateria, se no dreno vc tem 19v e no source apenas 3v significa que vc está sem a bateria na placa. Caso a bateria estiver na placa, então a tensão do source passará a ter a tensão da bateria.  

Não é nesse setor seu problema.

 

Um defeito típico nesses modelos de placa é corrompimento de BIOS, vc dispoe de um gravador de eprom, caso necessário?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@R2-D2, muito obrigado pela explicação sobre o PQ304, era isto mesmo a bateria não estava conectado então saia 3v.

Não tenho gravador eprom mas posso arrumar uma. Consigo baixar o arquivo de BIOS no site do fabricante?

Sim encontro os 3 e 5v normalmente,

O cooler gira quando ligo e depois de uns 3 segundos ela desliga e não sobe o logo da BIOS e nem o sistema operacional

Editado: por Elizeu Silva Bandeira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/04/2020 às 10:53, K0rTy disse:

Antes de gravar a BIOS verifique as tensões a seguir:
 

PL1002: +1.5VSDGPUP
PL802: +CPU_CORE
PL602: +1.05VSP

PL502: +1.35VP

 

Desculpa a demora em responder, não encontro tensão em nenhum destes componentes... É pra chegar tensão neles? Pela tabela voltagem rails é pra estar off... Então está ok?

Editado: por Elizeu Silva Bandeira
Complemento
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...