Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Imac 1311 ano 2009 - MB 820-2494a - Não Consigo Remover Componentes

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa tarde galera, estou tentando reparar essa placa e agora começando a trocar alguns componentes, o problema é que o mesmo nao sai, tenho uma placa de sucata tentei retirar um mosfet e não sai, coloquei 400º na estação com fluxo pastoso e nada.

Alguém poderia me dar algumas dicas, nunca passei por isso tem algum macete ^^. desde já muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Patrickrb 

 

seu tópico foi movido para a área correta.

 

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrickrb alterou o título para Imac 1311 ano 2009 - MB 820-2494a - Não Consigo Remover Componentes

Mosfet é um pouco complicado de remover, eu lembro que no começo também não conseguia. Treine bastante em sucatas, cada estação é diferente mas no caso da minha eu deixo em 370ºC e vazão de ar no 6 (ela vai até o 7), aplico fluxo (não sei qual você tem mas não use aqueles fluxos de R$5, até um amtech chinês é mil vezes melhor) e vou fazendo movimentos circulares até ele se soltar. Você também pode estanhar os terminais do componente com o ferro de solda porque assim ela vai entrar em fusão mais rápido e não estressa tanto o componente e nem a pcb, depois que aprendi a técnica não preciso mais disso mas era o que eu fazia.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior que na placa de sucata q tenho eu esquentei por baixo, as soldas laterais entraram em fusão mas ele não saiu, parece que tá colado. Não sei se é o tipo de solda ou porque a placa é antiga, eu tenho placas aqui do meu primeiro Pc fiz aqui um teste e saiu de boa.

Só pra complementar uso fluxo líquido e em pasta da implastec.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Patrickrb 

Existem componentes que são colados sim.

Se a solda fundiu, tem que forçar um pouco e sem exagerar com alguma ferramenta, por baixo do componente.

Não exagere na temperatura. Nesse caso de componente colado, seria bom usar solda com chumbo nos terminais, fazendo uma bolha. Assim você mistura a solda ROHS da placa com a normal, baixando do ponto de fusão. Isso dá margem de segurança pra você descolar o componente sem ter que aquecer demais.

Boa sorte!

 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...