Jump to content
eliasgirardi

notícia Vida em rocha abaixo do fundo do mar reacende esperança de vida em Marte

Rate this topic

Recommended Posts

010125200403-vida-rochas-abaixo-fundo-do-mar-2.jpg

Testemunhos de sondagem recolhidos 122 metros abaixo do fundo do mar (5,7 km de profundidade) revelam uma grande população de bactérias aeróbicas. A rocha de basalto aparece em cinza, os minerais da argila em alaranjado e as células bacterianas são as esferas verdes. [Imagem: Suzuki et al. 2020, DOI: 10.1038/s42003-020-0860-1, CC BY 4.0]

 

Bactérias abaixo do fundo do mar

 

A vida está impregnada na Terra de uma forma que parecia impensável há poucos anos.

 

É bom não esquecer que, há poucas décadas, os cientistas defendiam que não haveria vida nos oceanos apenas algumas centenas de metros abaixo da superfície porque, teorizavam eles, nenhum ser vivo suportaria as pressões e nem poderia viver na ausência de luz.

 

Mal sabiam eles que nem mesmo o fundo sólido do mar representaria um limite para a vida.

 

Biólogos e geólogos japoneses encontraram colônias enormes e prósperas de bactérias vivendo não no fundo do mar, mas no interior de rochas recolhidas 122 metros abaixo do solo oceânico.

 

Eles usaram um navio de pesquisa que ancorou acima de três locais no Pacífico Sul e usou um tubo de metal com 5,7 quilômetros de comprimento para alcançar o fundo do oceano. Uma broca perfurou 125 metros abaixo do fundo do mar e retirou amostras, cada uma com cerca de 6,2 centímetros de diâmetro. Os primeiros 75 metros abaixo do fundo do mar são sedimentos e lama, mas os pesquisadores conseguiram coletar outros 40 metros de rocha sólida.

 

As bactérias foram descobertas vivendo em pequenas rachaduras nessas rochas depois que os pesquisadores aperfeiçoaram um novo método de cortar rochas em fatias ultrafinas para estudar sob o microscópio.

 

A equipe estima que as rachaduras nas rochas abrigam uma comunidade de bactérias tão densa quanto a do intestino humano - cerca de 10 bilhões de células bacterianas por centímetro cúbico. Para comparação, a densidade média de bactérias que vivem em sedimentos de lama no fundo do mar é estimada em 100 células por centímetro cúbico.

 

010125200403-vida-rochas-abaixo-fundo-do-mar-3.jpg

A comprovação das bactérias nessas rochas profundas consumiu 10 anos de aprimoramento das técnicas de análise das rochas. [Imagem: Caitlin Devor/University of Tokyo]

 

Vida em Marte

 

E, tão logo comprovaram a existência de vida nas profundezas rochosas da Terra, a equipe imediatamente voltou seus olhos para o céu - mais especificamente, para Marte.

 

Ocorre que os minerais de argila, ou silicatos, que preenchem as rachaduras nas rochas profundas do oceano têm semelhanças com os minerais encontrados nas rochas de Marte.

 

"Essa descoberta da vida onde ninguém esperava, em rochas sólidas abaixo do fundo do mar, pode mudar o jogo para a busca pela vida no espaço," afirmou o professor Yohey Suzuki, da Universidade de Tóquio.

 

"Os minerais são como uma impressão digital de quais condições estavam presentes quando a argila se formou. Níveis neutros a ligeiramente alcalinos, baixa temperatura, salinidade moderada, ambiente rico em ferro, rocha de basalto - todas essas condições são compartilhadas entre o oceano profundo e a argila da superfície de Marte," completou ele.

 

Os resultados já chamaram a atenção NASA. A equipe anunciou que está discutindo uma colaboração com o Centro Espacial Johnson para projetar equipamentos e técnicas para examinar rochas coletadas da superfície de Marte pelos robôs marcianos.

 

"Eu estou com uma super-expectativa para encontrar vida em Marte. Se não encontrarmos, então pode ser que a vida dependa de algum outro processo que Marte não possui, como placas tectônicas," ponderou Suzuki.

 

Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=descoberta-vida-rocha-abaixo-fundo-mar-reacende-esperanca-vida-marte&id=010125200403#.XotbjUBKjIU

  • Like 4

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By James Walker
      Bom dia a todos da Eletrônica BR!
       
      Estou analisando um monitor Samsung SyncMaster 510N que apresenta o seguinte comportamento. Quando pluga o cabo de energia, ora ele liga normalmente, mas sem luz de fundo e ora não liga nada.
       
      Quando ele liga pode-se ouvir um ruído da bobina do inverter. A mesma situação ocorre com os cabos do display e lâmpadas desligados.
       
      Já foi trocado todos os capacitores e inspecionado as soldas.
       
      Agradeço desde já pela atenção prestada e espero que possam me ajudar a resolver esse problema
       
       
       
       
       
    • By Ketlen Menezes
      Olá, gente! Boa noite!
      Meu aparelho não está saindo o som na caixa, somente através do fone de ouvido. O que pode ser? 
       
    • By Mack1930
      Boa atarde companheiros, Mack chegando!
      Sou entusiasta na área eletronica... gosto de excelentes ideias e principalmente sistemas e softwares,  faço  trabalhos pessoais de informatica e gosto muito de fazer manutenção  em celulares, sempre por tutorias e foruns. Aprendo bastante e sempre passo para o maximo de pessoas o que eu aprendo. 
      Estou satisfeito em poder fazer parte desse fórum, pretendo compartilhar o que eu puder.
    • By CoronelStifler
      Como coloquei no título, o BIOS e I/O desta mobo  ficam com umas tensão de aproximadamente 2.45V antes do start. Detalhe, eu já havia trocado o BIOS esta placa antes, pois o mesmo não apresentava tensão alguma, porém no terminal dele sim, troquei por um BIOS novo e já gravado, a placa voltou a ligar normalmente, instalei o windows 8.1. Mas quase sempre que eu ligava a maquina eu tinha que ir no setup do BIOS e refazer toda a configuração, desabilitar o secure boot, selecionar no sistema de destino e talz... A bateria do RTC tem 2V, eu não tenho uma nova para trocar e também não achei necessário troca-lá. Queria saber se posso fazer um jumper de algum ponto do circuito do RTC direto para o pino 1 de alimentação do BIOS. Desde já, agradeço. 
    • By wandersonrocha
      Olá, sou o Wanderson Rocha de Niterói-rj, 32 anos,  já faz tempo que não visitava o fórum, pois não estava atuando na area mais.
      Sou formado em T.I pela universidade federal fluminense do RJ, Pós graduado pela universidade Cândido Mendes.
      Pai de um menino de 10 anos, estou retomando uma paixão como hobby que é a eletrônica,
      pretendo retomar os estudos e esse é o principal motivo por estar aqui.
       
      abraço a todos.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...