Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Sony KDL 40EX725 – Listas na Tela

Avalie este tópico:


Goldman

Posts em destaque

Boa noite @Goldman ,

 

O primeiro a se verificar é possível falha de conexão dos conectores/flat da tcon. Em seguida alimentação na placa tcon a qual após conversores dc-dc se ramificam em diversos valores, inclusive tensão negativa. 

 

Presença dos sinais lvds. 

 

O defeito pode está na tcon, uplaca principal e ate mesmo na tela.

 

Passe mais detalhes do que ja foi feito.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado, Celson Damasceno e Ohm.

Agora já tenho por onde começar! 🙂

 

Esse televisor é de um amigo, ele comentou o defeito e eu pedi uma foto que postei acima. Ele ficou de trazer a TV na minha casa, mas como eu peguei o Covid-19 ele deve esperar um pouco para trazer a TV. Falo isto para que os colegas não pensem que resolvi o problema e sumi, quando tiver a TV em mãos volto para comentar.

 

Evidentemente se alguém tiver mais alguma dica; por favor, sinta-se a vontade para comentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Goldman disse:

Muito obrigado, Celson Damasceno e Ohm.

Agora já tenho por onde começar! 🙂

 

Esse televisor é de um amigo, ele comentou o defeito e eu pedi uma foto que postei acima. Ele ficou de trazer a TV na minha casa, mas como eu peguei o Covid-19 ele deve esperar um pouco para trazer a TV. Falo isto para que os colegas não pensem que resolvi o problema e sumi, quando tiver a TV em mãos volto para comentar.

 

Evidentemente se alguém tiver mais alguma dica; por favor, sinta-se a vontade para comentar.

 

Melhoras amigo!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Desculpe-me a demora em responder é que em razão da pandemia só tive acesso ao televisor à semana passada.

 

Pelos testes a tela/t-con esta com defeito, então isolei uma trilha do cabo flat que sai da placa T-Con para tela e a imagem voltou ao normal com um pequeno efeito veneziana do lado defeituoso (lado esquerdo da tela); mas pouco perceptível.

 

Abraço a todos!

Editado: por Goldman
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

O defeito voltou! 🤕

 

Por favor, vocês que são expert em manutenção de televisores me tirem uma dúvida.

 

Em televisor com um defeito como esse, listas na tela, o defeito (entre outros) pode ser na tela ou na placa T-Con (pelo que li é 50% para cada uma)

 

Se eu pegar uma placa T-Con funcionando e colocar nesta TV e o defeito for na tela a placa T-Con (boa) pode ser danificada, neste teste, pela tela defeituosa?

 

Agradeço os comentários.

Editado: por Goldman
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, ohm disse:

@Goldman , normalmente ocorre sobre consumo devido à tela defeituosa, entretanto o controlador pwm dos conversores dc dc protege derrubando as tensões.  Pode testar a outra tcon.

 

Obrigado pela resposta. Como disse acima isolei uma trilha e a imagem voltou ao normal com um pequeno efeito veneziana. A minha dúvida é se essa trilha da tela estiver em curto isso pode danificar a placa T-Con?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ohm disse:

Se foi a trilha que isolou 

Desculpe-me, não entendi sua resposta!

 

A minha dúvida é: se trilha da tela estiver em curto isso pode danificar a placa T-Con ok que vou colocar para teste?

 

Nota: Talvez você não tenha lido, isolei a trilha mas o defeito voltou (durou uns 20 dias).

.

Editado: por Goldman
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa, a resposta foi incompleta! 

Como voce isolou a trilha que consumia/curto, acaba que nao vai influenciar na tcon, pois, não ha ligação. Ou seja, não danifica a tcon.

 

Entretanto é imprevisível a durabilidade do display.  A tendência é piorar.

 

A tcon que estava na tv apresentou qual defeito? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ohm disse:

Como voce isolou a trilha que consumia/curto, acaba que nao vai influenciar na tcon, pois, não ha ligação. Ou seja, não danifica a tcon.

Acho que não estou me fazendo claro... 🙁

Com a trilha com defeito isolada eu sei que mal não causara em uma t-con ok.

 

A minha dúvida é: Se a tela estiver com uma trilha em curto (sem a trilha isolada) isso pode danificar uma placa t-con ok?

 

Nota: Não sei se o defeito esta na tela ou na placa t-con.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Goldman disse:

A minha dúvida é: Se a tela estiver com uma trilha em curto (sem a trilha isolada) isso pode danificar uma placa t-con 

Entendo que muito difícil dar defeito na tcon devido sobre consumo do display. As fontes que mantem o funcionamento dos circuitos da tcon monitoram o consumo,  caso exceda o consumo  normal é desligada por proteção existente nos conversores dc dc.

 

Monitore também se existe calor excessivo em algum componente na tcon.

Editado: por ohm
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Goldman disse:

Acho que não estou me fazendo claro... 🙁

Com a trilha com defeito isolada eu sei que mal não causara em uma t-con ok.

 

A minha dúvida é: Se a tela estiver com uma trilha em curto (sem a trilha isolada) isso pode danificar uma placa t-con ok?

 

Nota: Não sei se o defeito esta na tela ou na placa t-con.

 

 

 

 

Não amigo.

 

Pode romper o fusível da T-CON, no máximo, ao ligar, verifique a temperatura do IC. Normalmente tela em curto esquenta bastante os conversores DC-DC da T-CON.

 

Duas dúvidas:

 

Não é mais fácil testar se existe algum curto na V-CON antes de ligar a t-con?

A T-CON original do Televisor, ligada sem a trilha isolada, apresenta alguma tensão errada?

 

E o terceiro e mais importante:

 

Se você está isolando algum sinal LVDS proveniente da tela, para t-con, com certeza o defeito está no display.

Você está isolando o sinal justamente no conector TELA-TCON.

Provável defeito de COF.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...