Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell Inspiron 14 Cedar Intel 13269-1 FX3MC REV. A00 - Matando fonte

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Estou com essa placa em minha bancada, matando a fonte sempre que conecto. Usei a fonte de bancada em 3V e os componentes PU4701, PU4201, PC 4701 e PC 4703 esquentam no mesmo momento. Não tenho o esquema e estou sem crédito pra baixar. Alguém me ajuda, por favor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Leonildo disse:

@softwaredata soluções para informatica remover o pu4201 e meça os peds em relação ao terra na escala de bip (diodo)! 

Removi. O curto sumiu. Vou ver se encontro um similar pra substituir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Leonildo disse:

@softwaredata soluções para informatica você aferiu e não bipou nenhum dos peds em relação ao terra? O source e o dreno não tem curto? Esse mosfet é Channel-P 30-V blz!

Isso, nenhum ped bipou. Conectei a fonte e não desarmou. Sò que não estou encontrando em nenhuma sucata um componente similar. Tenho 7406, 7410, 7702, mas todos são diferentes.

Editado: por softwaredata soluções para informatica
Acrescentar informação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, softwaredata soluções para informatica disse:

Isso, nenhum ped bipou. Conectei a fonte e não desarmou.

@softwaredata soluções para informatica só uma coisa! A fonte não desamou pelo motivo que o pu4201 não tava no lugar. Só que se ainda tive curto na linha de AD+ pode ser que quando você colocar outro msofet ele pode vim a queimar de novo... Então seria melhor você injetar uma tensão no dreno do pu4201 só para tirar essa duvida! Se tiver algum consumo na fonte ainda tem curto. Se não tiver consumo e você conseguir injetar os 19v nessa linha e as tensões aparecer tudo normal pra frente, foi tirado o desencargo...o que você me diz? Assim, eu faço tudo para ter 100% de certeza que não tem mais curto antes de colocar outro no lugar. Para não agravar ainda mais o problema!

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Leonildo disse:

@softwaredata soluções para informatica só uma coisa! A fonte não desamou pelo motivo que o pu4201 não tava no lugar. Só que se ainda tive curto na linha de AD+ pode ser que quando você colocar outro msofet ele pode vim a queimar de novo... Então seria melhor você injetar uma tensão no dreno do pu4201 só para tirar essa duvida! Se tiver algum consumo na fonte ainda tem curto. Se não tiver consumo e você conseguir injetar os 19v nessa linha e as tensões aparecer tudo normal pra frente, foi tirar o descargo...o que você me diz?

Realmente. Injetei 3,3V no dreno e teve consumo. Componentes esquentando também

Editado: por softwaredata soluções para informatica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Leonildo disse:

@softwaredata soluções para informatica qual foi os componentes que esquentou? Aproveita que o pu4201 ta fora e testa ele, pode ser que ele esteja bom e não vai precisar tocar ele!

 

PU4601, PC4701 PC4703, PU4701, PU4702 esquentando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores desculpe a intromissão rsrsrs. @softwaredata soluções para informatica você testou o PU4201 fora da placa se está em curto? Vejam que esse mosfet controla tão somente o fluxo de tensão para a placa, é um interruptor (liga/desliga), por esse motivo TODA a energia que vai ser consumida na placa passará por ele primeiro então qualquer curto em qualquer lugar da placa vai aumentar o fluxo de energia nele e ele vai esquentar, mesmo que não esteja em curto, por isso a importância de testá-lo fora.

Mais preocupante é o PU4701. Ele é um mosfet duplo, o que me diz que tanto a tensão de alimentação quanto o terra entram nele o que aumenta a chance de dar curto. Além disso tinha mais dois capacitores esquentando, e os dois são da linha de alimentação do PU4701. 

Recomendo verificar os componentes citados acima pois com certeza deve ter um curto aí. Meça os dois lados dos capacitores com a escala mais baixa de resistência e veja o valor que dá, se tiver próximo de 0 Ohm nos dois lados então está em curto. 

Depois remova o PU4701 e meça novamente nos capacitores.

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Carlos Porto disse:

Vejam que esse mosfet controla tão somente o fluxo de tensão para a placa, é um interruptor (liga/desliga), por esse motivo TODA a energia que vai ser consumida na placa passará por ele primeiro então qualquer curto em qualquer lugar da placa vai aumentar o fluxo de energia nele e ele vai esquentar, mesmo que não esteja em curto, por isso a importância de testá-lo fora.

@Carlos Porto pois é! Por isso fiquei em duvida em relação a aferição do colega e pedi pra ele injetar tensão! Poderia ser ele, ou um curto mais na frente, pois ele disse que tinha mais coisas esquentando na frente...Obrigado pelo orientação! Fique a vontade!

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Carlos Porto disse:

Senhores desculpe a intromissão rsrsrs. @softwaredata soluções para informatica você testou o PU4201 fora da placa se está em curto? Vejam que esse mosfet controla tão somente o fluxo de tensão para a placa, é um interruptor (liga/desliga), por esse motivo TODA a energia que vai ser consumida na placa passará por ele primeiro então qualquer curto em qualquer lugar da placa vai aumentar o fluxo de energia nele e ele vai esquentar, mesmo que não esteja em curto, por isso a importância de testá-lo fora.

Mais preocupante é o PU4701. Ele é um mosfet duplo, o que me diz que tanto a tensão de alimentação quanto o terra entram nele o que aumenta a chance de dar curto. Além disso tinha mais dois capacitores esquentando, e os dois são da linha de alimentação do PU4701. 

Recomendo verificar os componentes citados acima pois com certeza deve ter um curto aí. Meça os dois lados dos capacitores com a escala mais baixa de resistência e veja o valor que dá, se tiver próximo de 0 Ohm nos dois lados então está em curto. 

Depois remova o PU4701 e meça novamente nos capacitores.

Valeu pela diga também amigo. Vou verificar sim e já te digo resultado. Também suspeitei do PU4701 depois de ter feito todos esses testes. 

22 minutos atrás, Leonildo disse:

@softwaredata soluções para informatica qual foi os componentes que esquentou? Aproveita que o pu4201 ta fora e testa ele, pode ser que ele esteja bom e não vai precisar tocar ele!

 

Vou testar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o teste que Carlos recomendou. Testei os 3 fets fora (PU4401, PU4402, PU4403), estão bons. Com eles fora, injetei 2V no ped 2 do PR4402 e o PU4701 e os capacitores esquentaram. Removi o PU4701 e medi com o multímetro em escala de diodo do terra até os pads do PU4701 e está bipando em ambos os lados. A partir daqui reconheço que estou meio perdido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...