Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido SIM+92071R-J14iM6-T811curto no 5v - vou explicar abaixo+

Avalie este tópico:


jadeilson123

Posts em destaque

Depois de sumido... estou de volta aos estudos de conserto de placa de notebook.

 

seguinte:

 

esta placa que menciono no título, apresenta o seguinte problema:

 

quando coloca o carregador no jack, sai faísca, mas não mata a fonte.

 

quando aperto o botão de power, só pisca o led do power e a placa não aceita ligar de novo, tem q tirar o carregador e colocar de novo pra poder tentar ligar.

 

tem as tensões de 19v, 5v e 3.3v.

 

nada esquenta na placa, mas, achei um curto na tensão de 5v. mas não a 5vsb e a 5va... 

 

abaixo eu coloquei uma foto do esquema, e circulei a tensão em questão... TODOS os locais onde essa tensão aparece, apresenta curto com o terra. não dá resistencia baixa, é curto mesmo... 

 

tenho uma fonte assimétrica, mas a mesma está com defeito no display, sai as tensões nos bornes dela, mas o display não acende. aí estou vendo se consigo adaptar um voltimetro com amperímetro digital nela e anular a placa do display da fonte assimétrica...

 

quem puder me ajudar, ficarei grato!!!

 

Abraço à Todos!!!

amostra 5v.jpg

Editado: por GBS_Info
finalizei o tópico. caso haja algo errado, me notifiquem ou façam a correção!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

O que testou na placa? Testou o q39? Testou os 2 capacitores c324 e c327? 

eu tirei o q39, ele está ok. ao retirar ele, o curto persiste. os capacitores eu não achei ainda na placa... minha visão é péssima :(  mas estou procurando aqui kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

O c324 pode ser não que não tenha nessa placa. Veja o sinal @. 

achei o c327... está ok

 

não é só nessa área q postei a foto q tá o curto. onde tem essa tensão no esquema, eu vou na placa e meço e tá em curto... essa tensão aparece em vários lugares no esquema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o q39, medindo o pino 1, 2 e 3 que era pra ter os 5v, dá curto em relação ao terra (ponteira preta em algum ponto de gnd da placa e a vermelha nos pinos 1, 2 e 3) 

mas quando coloco a ponteira preta nos pinos 5, 6, 7 e 8 e a vermelha no 1, 2, 3 e 4, não apresenta curto (não sei se está correto medir assim)

 

obs.: todas as medições, são feitas com os componentes na placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Jesiel disse:

@jadeilson123  tensões ramificadas assim dificilmente vc vai achar no "chutometro".

   O mais simples é injetar corrente...

Talves possa usar um fonte atx pra começar na linha com 3v!

   Tem o link do esquema fácil??

 

eu tenho o esquema aqui no meu pc.

 

eu já pensei em retirar esse q39 e injetar a tensão (baixa à principio. com a própria fonte assimétrica que tenho, não vejo o consumo, mas antes de injetar a tensão, eu meço com multimetro e deixo já setado a tensão que eu quero). será que dá certo??

 

a parte de injeção de tensão, só farei amanhã mesmo. agora estou só fazendo as medições mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz essas medições por onde achei essa tensão de 5v no esquema

 

D22= ponteira preta na faixa e a vermelha no lado sem faixa =472

invertendo, ele tá dando 281 (não sei se na placa tem q dar esses valores)

r404= tá dando 012 (o multimetro bipa, mas tá com resistencia baixa)

c9 e c10= tá dando 001 (curto)

c2, c3 e c4= tá dando 001 (curto)

d18= numa posição conduz e da outra não conduz (medindo direto no componente) 

U18= dando curto do pino 2 pro terra... retirei o u18 e o mesmo não apresentou curto em nenhum terminal.

c479= os 2 pads do capacitor estão em curto. eu retirei o capacitor mais cedo e ele estava ok.

d8= sem curto. conduz com as ponteiras numa posição, e na outra não conduz.

c279= apresenta curto (com o componente na placa) com as ponteiras direto nele e colocando uma ponteira no gnd e a outra nos 2 lados do capacitor, dá o mesmo valor (002)

d14= normal. com as ponteiras direto nele, numa posição conduz, e na outra não.

 

Editado: por jadeilson123
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jesiel @Gilson Macedo 

 

fiz o seguinte:

injetei a tensão com a fonte atx. achei um componente que esquentou muito. 

c843, c844 e c845 que não estão no esquema, estavam em curto. retirei os 3 e o curto permanecia (os componentes estavam bons)

após tirar os capacitores, continuou o curto. aí retirei o b38 (que não está no esquema, assim como os capacitores)

aí injetei tensão novamente no q39 e começou algo a cheirar a queimado. mas não achei onde foi (desliguei antes que desse uma merda maior kkkk)

depois de injetar a tensão de 3.3v, e depois de algo cheirar a queimado, eu fui procurar se tinha algum curto além do local onde estava os capacitores...

 

e não tinha mais o curto kkkkkkk 

 

aí fui colocando os componentes que havia retirado e sempre olhando se o curto aparecia à cada componente colocado. recoloquei todos os componentes que tinha retirado e não tinha mais curto... 

 

aí coloquei o carregador no jack e startei a placa... ela ligou!!! 

 

ai desliguei, coloquei processador e memória ram... liguei em um monitor externo e a placa ligou normal e deu vídeo...

 

está aqui instalando o windows 7 x64. estava com o windows 10, mas devido ela reiniciar várias vezes, ficou dando tela azul com a mensagem de não reconhecia o boot (estava em inglês, aí estou falando do jeito q eu entendi)

 

após instalar o windows 7, vou instalar os drivers e vou colocar o aida64 pra rodar o stress test que ele tem... pra ver como a placa se comportará!!!!

 

depois posto o resultado!!!

 

OBS.: fiz a injeção da tensão com a minha fonte assimétrica. mas o transistor não aguentou a pressão. era um 2n3055... vou consertar ela depois... 

aí coloquei uma fonte atx mesmo... e com ela deu certo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo tá aqui rodando o aida64 no teste de stress... vou deixar 10min testando com a placa fora do notebook. e depois vou deixar 30min ou mais com ele montado...  para me assegurar que está tudo ok...

 

esse notebook eu vendi pra um cara aqui na cidade q eu moro. aí ele usou nem 7 dias, a placa deu esse b.o aí... 

pra não ficar com o cara no meu cangote me apressando pra entregar, devolvi o dinheiro do notebook...

aí vai ficar em teste aqui por no minimo 1 mês antes de eu colocar ele de novo à venda... pra não ter esse problema de novo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo  um fet armado ao gnd no caso..

Uma dúvida Gilson...

 Depois de armado, Quanto tempo um fet pode ficar conduzindo do D ao S ou vise versa?  ???

 

  Levando em conta que o Gate(porta) é tbm um diodo que tem a carga atraída pela força oposta! Se não tem força oposta não tem atração... aí seria defeito no fat e vai acabar dando problema mais pra frente...

    A não ser que fosse uma trilha interna nas camadas que tava em curto e queimou.

Editado: por Jesiel
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jesiel @Gilson Macedo 

 

eu instalei todos os drivers do notebook...

funciona tudo. menos o audio... o windows reconhece, vc põe algo pra tocar, no controle de volume mostra q tá tocando. mas o som não sai nos alto falantes do notebook

no fone de ouvido o som sai...

 

e pelo que eu me lembre eu encaixei o conector q vai pros alto falantes...

Editado: por jadeilson123
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Leonildo disse:

@jadeilson123 revisa de novo colega se realmente os conectores do alto-falante estão no lugar! Se tudo tiver certinho, pode até fechar o tópico caso tenha 100% de certeza que a maquina ficou legal.:)

certeza eu ainda não tenho.. ela agora está rodando o stress test do aida64. botei pra estressar até os parafusos kkkkk pra ver se ela dá algum travamento ou tela azul... mas até agora nada... estou usando o stress test e fazendo outras coisas nela. ouvindo musica, abrindo jogos do windows e outras coisas q tem no sistema... 

 

acho q amanhã ou segunda eu dou o veredicto sobre esse notebook...

 

vai ficar em teste até amanhã... pra ver se ela apresentas algum problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Jesiel disse:

@jadeilson123  tem pesquisador se audio? (Ferramenta)

   Se não tiver o certo é testar com um alto falante que tenha certeza que está funcionando!

vou pegar outro alto falante pra ver se sai som... mais tarde vou fazer isso (já passa da meia noite kkkk)

 

esse pesquisador de audio eu não tenho... vou pesquisar pra montar um aqui pra fazer esse tipo de diagnóstico

 

eu achei uns vídeos no youtube ensinando a fazer um com caixa de som de computador... tenho umas 2 aqui. já vou procurar mais tarde pra fazer... 

Editado: por jadeilson123
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de muito tempo procurando... finalmente achei a caixa de som de PC!!😁😁😁

 

Como ela era 110v, tive que modificar ela pra trabalhar com outra fonte. Aí achei uma fonte de 9v DC nas bagunça aqui.. Aí retirei o transformador de 110v,  e montei essa fonte dentro da caixa... eu fiz uma ressolda na placa da caixinha q estava cheia de solda fria. 

Só faltou mesmo a garra jacaré pra usar no gnd da caixa. Mas depois eu compro e coloco. A ponta de prova eu coloquei preta pq era a q eu tinha aqui disponivel no momento... 

 

Já tá funcionando filé!!!

 

Só falta agora colocar o notebook na bancada e fazer os testes... 

 

@Jesiel  obg pela dica do pesquisador de sinal... não sabia dessa ferramenta e a sua utilidade em eletrônica.. 

20200427_212916.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...