Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quais cursos devo fazer ???

Avalie este tópico:


amiltonchu

Posts em destaque

Meus caros colegas, eu ja fiz alguns cursos de manutenção em placa, curso de manutenção em notebooks, mas ainda tenho algumas dificuldades quando o assunto é placa, gostaria de algumas indicações de curso, alguem tem um direcionamento??? Uma ultima dúvida, um curso técnico de eletrônica seria importante?? ja fiz curso básico de eletronica aplicada em placas. Se puder me direcionar ficarei muito agradecido!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é o tipo da pergunta difícil de se responder porque ninguém poderia dizer o conteúdo que foi abordado nos cursos que fez e o aproveitamento que você teve nesses cursos mas o que posso dizer com certeza é que um bom curso de eletrônica básica é muito importante para conhecer o funcionamento e as características de cada componente tanto isolado quanto no circuito, além de como eles interferem no funcionamento dos outros circuitos ao redor.

O importante mesmo é estudar um pouco todos os dias, tenho 22 anos que trabalho com informática e uns longos anos com eletrônica mas todos os dias tenho algo novo que não sei e preciso estudar para aprender.

Uma dica bacana é dar uma olhada aqui em treinamento que tem algumas apostilas com conteúdo muito bom e outra coisa seria ir acompanhando os novos tópicos que temos no fórum porque muitos deles são uma aula excelente sobre eletrônica aplicada a notebooks e a outros aparelhos, se você seguir a linha de raciocínio de quem resolve os problemas vai ver a forma que acontecem as coisas é bem bacana.

Boa sorte na sua jornada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião (e reitero que é a minha opinião), para qualquer pessoa reparar uma placa, tem de saber fazer 3 coisas:

 

- Análise de Esquema electrico

 

- Análise de Circuitos

  - lei de OHM

  - Lei de Kisrchhoff (Nós e Malhas)

  - Thevenin (simplificação dos circuitos)

  - Norton

  - Etc...

 

- Análise dos sinais de dados

 

A análise dos sinais de dados é facultativa e serve para aprimorar, mas os outros dois são obrigatórios para quem quer reparar seja o que for a nível electronico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A nivel de analise de Circuitos, procure um livro que ensine electronica analogica e estude, se for possivel faça um curso presencial  de eletronica e exponha as suas duvidas ao professor (não tenha vergonha de demonstrar que não sabe).

 

Não há caminho curto para o sucesso, é pegar o livro e meter a cara nele até aprender.

Sentar no seu cantinho com umas latinhas de redbull rsrsrsrsrs, e perder noites estudando até compreender, esta é a receita para o sucesso.

Acredito que com o estudo e a dedicação, qualquer pessoa consegue consertar sistemas electronicos.

 

Em relação a Analise de esquemas, as regras do forum proibem qualquer tipo de publicidade a cursos pagos, mas se mandares uma mensagem para os moderadores talvez te encaminhem para o que acharem ser adequado para as suas necessidades

 

Lembre-se que não existe atalhos para o sucesso, ele vem com estudo e muito trabalho.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Caro amiltomchu

 

Me formei em 2006 como técnico de eletrônica com direito a CREA e tudo mais porém o conteúdo do curso técnico é muito evasivo, aprendi muitas coisas é claro, mas o que eu realmente queria aprender não aprendi, que era o reparo e compreensão de circuitos eletrônicos. Acredito que a metodologia do curso técnico é sem sentido e quase não tem prática em laboratório,

 

Para vc ter uma idéia as vezes a gente ficava praticamente o periodo todo para calcular qual a resistência que ia no circuito tal para o transistor tal e gastava 5 folhas de caderno com essa conta. Parecia mais um curso de engenharia em que o aluno é preparado para o projeto de sistemas eletrônicos

 

O que aprendi até agora foi por aqui e na internet e estudando por minha conta, e nem em cursos especificos intensivos como já fiz não se aprende muito, o conteudo é muito grande e não tem cabeça que assimile e armazene tudo em 5 aulas o dia inteiro

 

De qualquer forma fazer o curso técnico te garante o CREA e o ingresso no mercado de trabalho

 

Não quero criar polêmica sobre isso, pode até ser que existam cursos técnicos que tenham um enfoque melhor na eletrônica de bancada, mas para mim e outros que cursaram comigo foi decepcionante

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião (e reitero que é a minha opinião), para qualquer pessoa reparar uma placa, tem de saber fazer 3 coisas:

 

- Análise de Esquema electrico

 

- Análise de Circuitos

  - lei de OHM

  - Lei de Kisrchhoff (Nós e Malhas)

  - Thevenin (simplificação dos circuitos)

  - Norton

  - Etc...

 

- Análise dos sinais de dados

 

A análise dos sinais de dados é facultativa e serve para aprimorar, mas os outros dois são obrigatórios para quem quer reparar seja o que for a nível electronico.

 

Cara, gostei do seu comentário. Boa parte da materia ja vi no curso de eletronica. Porem esse de analise de sinais é bom estou procurando um curso presencial ou material a respeito para estudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claudio SIlva, isso mesmo, vc disse tudo

 

olha man amiltonchu,

 

olha man eu lhe digo q não adianta você rodear pra lugar algum, vai aprender muita coisa mais como me diz os meus professores e hj tenho visto que é verdade, a base é a teoria e por mais que a eletrônica se aperfeiçoe e mude a base não muda e com ela vc se vira sempre, o principio é a fisica 3 to fazendo curso técnico em eletronica no IFS (instituto federal) aqui no meu estado mais em muito lugares chama-se CEFET, procure um curso grátis e federal de preferência, uma vez li essa dica de um membro aqui do forum, procure um curso grátis pois os profs tem prazer e tempo de ensinar e não na correria como é esses cursos meia boca q só querem dinheiro e lhe ensinam atalhos q não da pra chegar longe.

 

hoje aprendendo a teoria entendo que muitos atalhos que eu usava na realidade eram atalhos de bobo kkkk parece atalho mais é caminho longo,  lei de OHM, Lei de Kisrchhoff, Thevenin vai te ensinar muito, se vc estudar um livro que to estudando vc vai começar pelo caminho correto chama-se circuitos elétricos Otávio Markus

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

é chato mais é FUNDAMENTAL ou como queira FUNDAMENTO física rsss tem muita coisa no youtube, pegue um caderno, calculadora, lapis e borracha mais não se esqueça da prática pois ela é onde vc vai aplicar toda a física

 

lembrando que essa é minha visão e experiencia pessoal, tenho uma loja que só trabalha com manutençao em notebooks e percebi que pra melhorar minha incidencia de acerto em consertos precisei dar o braço a torcer e estudar o correto sem atalhos

 

vlw e boa sorte na sua caminhada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...