Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Revertendo amarelado de eletronicos games e outros

Avalie este tópico:


HIDROXIDO

Posts em destaque

Pessoal sabe aquelas impressoras matriciais, monitores, video-games cpus e eletronicos em geral, aqueles que eram brancos?  E que ainda vem fazer visitas em nossas oficinas e laboratorios? Amarelados hoje pelo tempo! Passeando pela internet essa semana encontrei um tócipo com uma formula para recuperar o brilho desses equipamentos muitissimo interessante, e resolvi compartilhar com vocês!

Explicação teórica

 

O que acontece basicamente é o seguinte, por regulamentação e segurança, os fabricantes incluíam no plástico dos eletronicos uma substância denominada retardante de chamas. O nome dessa substância é bromina. Ela impede que os consoles ou equipamentos eletrônicos peguem fogo, pois o plástico ABS (mais usado em consoles dos anos 80 e 90) é um combustível por natureza, podendo propagar chamas com muita facilidade. Tudo seria lindo e maravilhoso se não fosse um pequeno efeito colateral: a bromina reage com a luz ultravioleta. Para quem lembra das aulas de química, o que ocorre resumidamente é o seguinte: a luz UV enfraquece as ligações moleculares entre a bromina e os polímeros (plásticos), criando radicais livres de bromina. Essas moléculas reagem com o oxigênio do ar para que fiquem estáveis do ponto de vista atômico (xiii... que que ele tá falando aqui?). Bom, novas moléculas são formadas e são elas que dão a coloração amarelada (e até marrom em casos mais graves) para os plásticos antigos.

 

 

Existe alguma forma de reverter isso?

 

 

Felizmente sim. O pessoal desse site desenvolveu uma fórmula caseira que retira o átomo de oxigênio das brominas e no lugar coloca átomos de hidrogênio. Confuso? Basta saber que o hidrogênio é mais estável que o oxigênio e que o amarelado vai embora nesse processo.

 

O que preciso fazer para branquear meu console?

 

A fórmula é a seguinte:

 

- 500ml de Peróxido de Hidrogênio (água oxigenada), de 10 à 15% (40 vol);

- 2 colheres de sopa de Goma Xantana (disponível em lojas de comidas saudáveis);

- 1 colher de chá de Glicerina (encontrada em farmácias);

- 1/4 de colher de chá de "Oxy" (Vanish).

 

Fórmula alternativa mais simples e barata.

 

 

- Água Oxigenada 40 vol em gel para descolorir cabelos (Tubo de 90g);

- 1/4 de colher de sopa de Vanish dissolvido em 25-30ml de água morna (não fervente).

 

Dissolver o Vanish em água morna. Espere esfriar. Coloque a água oxigenada num recipiente (tenha sempre o cuidado de usar luvas) e adicione o Vanish. Misture bem e está pronto para ser aplicado. Fique sempre atento para não deixar secar a mistura no plástico a ser tratado, pois pode provocar manchas no mesmo.

 

 

ATENÇÃO: Muito cuidado ao manipular o peróxido de hidrogênio! Crianças, não façam isso sem a presença de um adulto! Deve-se usar luvas de borracha e ter cuidado com o contato com a pele e olhos. Isso pode até cegar! Não me responsabilizo por acidentes causados por esse procedimento. Faça por sua conta e risco!

 

IMPORTANTE: Algumas experiências não foram bem sucedidas, principalmente com equipamentos na cor cinza. Podem ter sido causadas por ressecamento ou qualquer outro fator ainda não identificado. Tenha em mente que os resultados podem não ficar como o esperado e mais uma vez: FAÇA POR SUA CONTA E RISCO.

 

O preparo é simples: misture bem o peróxido com a goma xantana até formar uma pasta, adicione a glicerina e misture novamente. Essa pasta pode ser guardada para uso posterior em um recipiente com tampa e protegido da luz. ATENÇÂO: Só adicione o Vanish quando estiver pronto para aplicar a mistura no plástico que vai ser tratado. Antes, este deve ser bem lavado com detergente neutro para tirar qualquer sujeira que possa atrapalhar o processo. Depois de limpo e seco, é só aplicar o Retr0bright em toda a superfície a ser tratada e colocar a peça numa fonte de luz UV (sim, a mesma que amarelou o console também vai clareá-lo. O pessoal recomenda usar lâmpada UV, pois a luz solar direta pode ressecar o Retr0bright e causar manchas. Também é possível deixar à sombra, sem contato direto ao sol, mas neste caso é importante acompanhar o processo de perto, para não deixar o Retr0bright secar.

 

Agora é ter paciência. O processo é demorado e pode levar várias horas e até dias até chegar à um resultado satisfatório. Depois disso é só lavar a peça com muita água para retirar qualquer resíduo de Retr0bright.

 

PS: Existem outras formas de preparo e receitas na fonte recomendo!

 

 

2009-01-01-rx8800-case-before-and-after.jpg

 

image.php?di=X0EJ

 

Proof_of_Concept.jpg

 

Não vamos esquecer de dar uma força com um joinha ae gente por favor!

 

 

 

Fonts:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...