Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo IdeaPad 310 - NM-A752 r1.0 - Não liga

Avalie este tópico:


Rogerio Nascimento

Posts em destaque

Prezados, neste Lenovo a tensão de 19V morria nesse mosfet PQ311. Retirei pra testar e pareceu bom, mas eu fiz um junper entre o dreno e source e apareceu as tensões de 3V no power e BIOS, fui pro teste e a maquina ligou. Pois bem, mesmo assim substitui por outro fet pensado em ter resolvido, mas nada. Esse mosfet é canal N, o gate habilita o source, mas sobe tensão no gate com o componente no lugar. Alguma direção a seguir?

Agradeço desde já as ajudas prestadas.

 

 

310.png

Editado: por Rogerio Nascimento
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rogerio Nascimento disse:

@alejeff , entendido. a tensão morre no lado 1 do pc301, esse capacitor só conseguir enxergar com um microscópio de bancada, com  minha lupa só via um ponto de solda. :)

Essa tensão é do sinal VIN, aí não há problemas.

 

Provavelmente vc não tem o sinal ACDRV (pino 4 do charger), ele é o responsável por enviar + ou - uns 24v para o gate do PQ311 e PQ312.

Quando vc fez o jumper no PQ311 a bateria carregou ?

Verifique as tensões nos pinos do PU301.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rogerio Nascimento acrescentando um pouco, como o pino 5 está sem tensão, vc deve posta as tensões do 6 e do pino 24. Se o pino 6 não estiver com uma tensão acima de 2.4V, vc deve verificar o divisor resistivo formado por PR313 e PR315 porque algum deles deve está alterado. Se vc tiver mais que 2,4V no pino 6 e no pino 24 não tiver 6V, deve verificar PC316 e constatado que ele está bom, vc deve trocar o PU301.

Localização de PR316:

image.png

 

 

Localização PR313 e PR315:

image.png

Editado: por master7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/04/2020 às 12:06, Rogerio Nascimento disse:

Esse mosfet é canal N, o gate habilita o source, mas sobe tensão no gate com o componente no lugar.

@Rogerio Nascimento remove o pq312 veja se a tensão vai subir no pino 4! Tem as tensões necessário para o pino 4 subir tensão! como você fez um jemper e a maquina ligou, isso indica que o ci ta funcionando parcialmente! 

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GBS_Info@Leonildo , dando um apanhado geral:

Com o jumper no pq311 e removido o pu301, consigo ter tensão na BIOS e no power e com isso a maquina liga. Se recoloco o pq311 no lugar  e o pu301 removido essas tensões somem e tambem se recoloco o pu301 não aparece essas tensões.

O pino 108 do SIO só tem tensão com o jumper e sem o pu301.

Isso me diz que o pu301 é o vilão da parada?

 

Uma pergunta: Eu poderia desprezar o pu301, com isso eu não teria a carga da bateria, mas poderia usar a maquina sem mais nenhum prejuizo da placa?

Editado: por Rogerio Nascimento
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Rogerio Nascimento disse:

Com o jumper no pq311 e removido o pu301, consigo ter tensão na BIOS e no power e com isso a maquina liga. Se recoloco o pq311 no lugar  e o pu301 removido essas tensões somem e tambem se recoloco o pu301 não aparece essas tensões.

O problema é que o CI de charger está matando o sinal acdrv, por esse motivo o gate do pq311 não é acionado.

Óbvio que se vc jumpear o pq311 a placa vai ligar, pois vc forçou a passagem da tensão descartando a funcionalidade do mosfet, que é a saturação em um determinado momento.

 

Citar

Isso me diz que o pu301 é o vilão da parada?

Pode até ser ele o problemático, porém algum componente ao seu redor tbm pode está danificado.

Seria interessante verificar se não há presença de curto em um dos pinos do PU301.

 

Citar

Uma pergunta: Eu poderia desprezar o pu301, com isso eu não teria a carga da bateria, mas poderia usar a maquina sem mais nenhum prejuizo da placa?

Nesse caso é só deixar o pq311 com jumper.

 

@Rogerio Nascimento essa placa tem o pr324 ?

 

Editado: por GBS_Info
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...