Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer E5-571 - Placa Z5WAH LA-B161P REV:1.0- Não liga

Avalie este tópico:


equevedo

Posts em destaque

Pessoal primeiramente peço desculpas por qualquer nubada aqui porque é meu primeiro post.

Não sou profissional na área mas estou tentando colocar pra funcionar o notebook modelo do título.

Tenho o esquema mas de um site gringo, não foi aqui que eu peguei.

Já fiz os testes no circuito da entrada da energia, VIN, 3v e 5v aparecem. Quando ligo ele na fonte tenho um consumo de 1ma e depois de pressionar botão power vai pra 5ma e retorna pra 1ma.

Visualmente PC921 está meio feio mas não sei se o sinal CPU CORE deveria estar presente em qual momento pois não chega tensão nela.

Alguém pode me ajudar qual caminho seguir pra localizar o problema? Sei que neste tipo de arquitetura que é integrada costuma dar problema na CPU.

Mais uma vez desculpe qualquer besteira e me avisem. Obrigado!

Editado: por equevedo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@equevedo , pelo seu relato e consumo indicado na sua analise a rotina de start da Placa esta sendo interrompida , sai de estado 5 mas nao chega em estado 0, afira as PLS ( Bobinas ) todas elas antes e depois de pressionar o power, ja deixa a ponteira  positiva no ponto em teste antes de pressionar o power pra voce poder ver se gera alguma tensao mesmo que seja por um breve momento, afira tambem os mosfets transferidores , (Entradas , Habilitaçoes e Saidas.) , poste os resultados a partir dai nos poderemos te ajudar com a analise detalhada do Esquema.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo Galtarossa Fiz as medições das PLs com tensão de 19,5 na fonte:

 

PL101 - 19,4 e 19,4 (botão power não altera)

PL301 - 19,4 e 19,4 (tbm não altera)

PL302 - 3 e 3 (power não altera)

PL401 - 19,4 e 19,4 (não altera)

PL402 - 3,3 e Zero (não altera)

Será que é por aí?

 

PL501 - 19,4 e 19,4 (não altera)

PL601 - idem

PL602 - Zero e Zero (não altera)

PL801 - 19,4 e 19,4 (não altera)

PL802 - Zero e Zero (não altera)

 

Esqueci de comentar que o Led acende com o botão Power por uns cinco segundos.

 

Como localizo os mosfets transferidores?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@equevedo ,ok, ja conseguimos ter uma ideia do que esta acontecendo pelas afericoes que fez, uma PL importante que voce nao aferiu e a PL404 (+5VALWP ) e PL502 ( +1.35VP ) afira e poste o resultado.

Editado: por Marcelo Galtarossa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, afira a PL 502 .

10 minutos atrás, equevedo disse:

@Marcelo Galtarossa Rapaz, ontem já tava tarde e pulei a área dos 5v desculpe hehe

PL403 - 19,5 e 19,5

PL404 - 5 e 5

 

Ambas sem alteração com o Power pressionado....

 

Editado: por Marcelo Galtarossa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@equevedo ,otimo, ja temos um caminho a seguir, pelas suas afericoes as tensoes em estado5 estao todas OK

(+19.0V    +5.0V   +3.0V   ) conforme folha 3 do esquema (Voltage Rails), ao pressionar o power deveria surgir as tensoes : ( +0.675VS      +1.05VS_VTT    +1.35V   +1.5VS    +3VS    +5VS    +CPU_CORE ) .

Acima voce relata nao encontrar +1,35V, vamos tentar ver a causa dessa ausencia de +1.35V esse e um dos motivos por interromnper a sequencia de start da Placa, veja se ha curto nessa linha de +1.35V . poste resultado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo Galtarossa Não localizei nenhum curto a princípio. Notei uma coisa que está estranha, me corrija se minha teoria estiver errada.

 

O PQ502 deveria receber 5V no 4, valor este que sai do pino 15 do PU501. Ocorre que tenho 5V neste pino 15 mas não aparece tensão lá no PQ502.

Como eu não tenho muita prática em eletrônica mas bastante em esquemas elétricos, fico na dúvida se o problema seria no componente em si ou um mal contato com a placa?

 

Edit: Pensando agora, este componente poderia também estar em curto com GND?

Editado: por equevedo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@equevedo o colega ta off! Vou dizer o que pode ser feito em teste. Testa em escala de diodo (bip) entre o pino do pq502 e o pino 15 do ci pra saber se essa trilha ta rompida, pois se aparece tensão no pino 15 e não aparece no pino 4 do mosfet, o mais certo deve ser trilha rompida e não curto na linha!

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@equevedo ,  se voce tem tensao no terminal 15 de PU501 e nao chega no terminal 4 do mosfet voce tem uma interrpçao nessa trilha como diz o colega @Leonildo , resolde todos os terminais de PU501 e dos Mosfets verifique tambem a continuidade da trilha que interliga o terminal4 do mosfet ao 15 do PU501.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...