Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell 14r 5420 Placa Mãe: DA0R08MB6E2 Não liga

Avalie este tópico:


James Walker

Posts em destaque

Boa noite Eletrônica BR!

 

Estou com a placa mãe DA0R08MB6E2 REV: E2 que não ligando.

 

Inicialmente ao ligar na fonte assimétrica ela apresentava um consumo de 0,15A e aquecia levemente o RTCD1 e, ao pressionar o botão power, o consumo aumentava para 0,89 e ficava oscilando como se a placa estivesse ligada normalmente e o componente aquecia em demasiado ao ponto de queimar o dedo.

 

Ao retirar o componente o consumo vai a 0, mas não existe curto no componente ao testar fora da placa. Ao liga-lo a um detector de componentes o mesmo o identifica como um ''diodo duplo''.  A placa continua sem ligar. 

 

 

 

Deixo anexado as imagens do componente e do local que fora retirado.

 

 

 

 

 

Componente Notebook Thais.GIF

Local de retirada do componente.GIF

Editado: por James Walker
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James Walker em adição ao que o @Gilson Macedo falou, pelo sentido da tensão e corrente neste componente citado, o culpado pode ser o SIO ou algum capacitor na linha do pino do pino 3 do RTCD1.

Além do capacitor C558, tem esses aí abaixo ligados ao PCH. Seria importante postar a resistência do pino 3 do RTCD1.

image.png

Editado: por master7
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, James Walker disse:

@Gilson Macedo  Deixe me ver se entendi direito. Você quer que eu meça a continuidade de cada um desses terminais desses componentes em relação ao terra?

Como suspeitamos que exista algum componente em curto, deve-se aferir continuidade ou resistência sempre em relação ao terra.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, James Walker disse:

@master7 A resistência é 0,17 ohms. A mesma do pino 3 super I/O em relação ao terra e do capacitor 558 e 569! 

 

 

@James Walker esse valor está muito baixo. Sugiro vc ir removendo os capacitores porque são poucos e verificando quando a resistência sobe para identificar o culpado, deixando por último o SIO.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@master7 Boa noite!

 

Retirei os capacitores 558, 569, 406,407, com exceção do 408 porque não existe nessa placa. 

 

A resistência continua a mesma em todos pontos até agora 0,17 ohms.

 

@Gilson Macedo  A continuidade dos terminais 14 e 8 do PU1 em relação ao terra é nula.

 

@master7  Me recomenda mais alguma medição ou até mesmo a retirada do Super I/O para mais um teste?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, James Walker disse:

A resistência continua a mesma em todos pontos até agora 0,17 ohms.

Em qual escala de resistência vc está fazendo essa leitura?

4 horas atrás, James Walker disse:

Me recomenda mais alguma medição ou até mesmo a retirada do Super I/O para mais um teste?

Sim, vc deve retirar o SIO e observar se a resistência sobe. Se for lá pra cima, tudo indica problema nos SIO e vc deve providenciar outro.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, James Walker disse:

Acabei de retirar o super I/O e o resultado ainda é o mesmo.

@James Walker infelizmente isso indica que o PCH pode ser o originador do problema. Como teste vc poderia voltar os componentes aos seus respectivos lugares e fazer um ME ou Reflow no PCH para vê se o comportamento da placa altera ou não.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, James Walker disse:

mas se o PCH é o ocasionador, ele não estaria em curto? Ainda nesse caso um reflow resolveria?

Sim, o PCH parece está em curto. O ME ou o reflow seria só para termos a certeza disso. Se confirmar o problema no PCH, o correto é o reball ou troca do mesmo.

 

45 minutos atrás, James Walker disse:

Ou essa resistência de 0,17 vindo do PCH se tratava de  uma leitura normal o tempo todo?

Como essa tensão da bateria RTC se trata de uma alimentação que entra no PCH no pino A22, não pode ter uma resistência baixa. Se vc colocar o componente RTCD1 no lugar e medir a tensão do pino 3 dele, que leva 3v para o PCH, provavelmente ela não existirá ou estará muito baixa devido ao curto no PCH.

Editado: por master7
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra acrescentar. Não faça reflow. Veja se a peça está em curto supostastamente não adiante fazer reflow. Para ter certeza se está em curto os teste já são suficiente.

 

O certo mesmo é a troca do PCH, antes de colocar você pode verificar se há curto nessa linha.

 

Eu vou falar sem me orgulhar muito disso. Certa vez estava com um problema parecido um curto na linha RTC, mas sem tempo para sacar o PCH e queria ter uma posição antes de fazer todo esse trabalho para passar para o cliente. Então eu injetei tensão na linha de do RTC depois do diodo minha intensão era saber se o PCH esquentar significava que ele estava em curto. Para minha surpresa saiu fumaça. Saco! Queimei a placa toda pensei. Não achei o que tinha queimado visualmente de jeito nenhum. Falei que estava sem tempo né! Pois bem vamos ligar essa maquina pra ver e adivinha. Tudo bem, na graça de Deus! Algo estava em curto e não era o PCH. Segue o jogo!

 

Depois dessa historia ai. Faça por sua conta em risco.

 

Mas pessoal reflow não

 

#reflownão #churrascosim #reflownao

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@K0rTy Sim, depois da confirmação do curto eu injetei tensão no ponto.

 

Nada sai fumaça, mas a PCH aquece bem. O estranho que, ao contrario como costuma ser na maioria dos curtos,  dos dois amperes de corrente que aplico consome por volta de 1,5A e a tensão nem chega a cair.

 

Bem então não preciso extrair a PCH, já temos a certeza que ela que é a ocasionadora do problema.

 

 

Muito obrigado @K0rTy pelo esclarecimento e o relato de sua experiência. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Eletrônica BR!

 

Conversando com a cliente ela me informou o que aconteceu. Em um acesso de fúria ela deu um soco muito forte no teclado e desde então ele apresentou o comportamento de não ligar, rsrs. Achei por bem informar a vocês a causa mortis desse laptop 😛 

 

 

Informei ao cliente que não vale a pena a troca do chip devido aos altos custos.

 

Um agradecimento especial aos amigos: @GameMax @Gilson Macedo @master7 @K0rTy por terem disposto tempo e a mais boa vontade em me ajudar com esse problema. 

 

Até mais amigos. E qualquer coisa em que eu puder ajudar, será um prazer faze-lo :)

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...