Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo G40-70-80GA Placa aclu1-aclu2 uma nm-a272 rev 1.0 liga e desliga

Avalie este tópico:


Zas Tras Informática

Posts em destaque

Olá pessoal estou com o Lenovo G40-70 que só funciona com a bateria, quando está só com a fonte ele liga e desliga em seguida, estou tentando analisar o circuito do charger mas estou tendo dificuldades, ah antes de desmontar percebi um comportamento esquisito quando conecto a fonte para tentar carregar a bateria, com ele desligado, dá umas piscadas, bem fracas, na tela e só carrega com a tampa fechada. Estou perdidinho, se alguém puder me dar uma força agradeço muito.

Editado: por Zas Tras Informática
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique se quando coloca para carregar a bateria, se a fonte de 19 V chega a desarmar.

Pode ter algum mosfet em curto na linha de tensão de entrada, ou de carregamento.

Nestes casos, se utiliza a forma de alimentar a placa, pelo dc jack, com a fonte assimétrica, e limita a corrente, pode aquecer algum componente como mosfet.

Como referencia, analise o circuito charger, que tem o mosfet comutador , e outros , como mosfets do pwm de carga da bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, regisfatef disse:

Verifique se quando coloca para carregar a bateria, se a fonte de 19 V chega a desarmar.

Pode ter algum mosfet em curto na linha de tensão de entrada, ou de carregamento.

Nestes casos, se utiliza a forma de alimentar a placa, pelo dc jack, com a fonte assimétrica, e limita a corrente, pode aquecer algum componente como mosfet.

Como referencia, analise o circuito charger, que tem o mosfet comutador , e outros , como mosfets do pwm de carga da bateria.

Não derruba a fonte e não está esquentando nada no circuito de charger.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique se não tem fuga ou curto nos mosfets de entrada PQ 301 e PQ 302, o comutador PQ 303, e o mosfet de alta de carga da bateria PQ 309.

 

Pode tambem injetar tensão pelo ponto B + ( 19 V ), comece com tensão e corrente baixa ,e  vai subindo, para verificar curto e aquecimento em componentes.

image.png

 

image.png

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, regisfatef disse:

Verifique se não tem fuga ou curto nos mosfets de entrada PQ 301 e PQ 302, o comutador PQ 303, e o mosfet de alta de carga da bateria PQ 309.

 

Pode tambem injetar tensão pelo ponto B + ( 19 V ), comece com tensão e corrente baixa ,e  vai subindo, para verificar curto e aquecimento em componentes.

 

 

 

Sem curto, e com tensão não esquenta nada. Coloquei a bateria, acende a LED de carregamento, aparentemente carrega e também não esquenta nenhum componente.

 

Editado: por Zas Tras Informática
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Zas Tras Informática disse:

que só funciona com a bateria, quando está só com a fonte ele liga e desliga em seguida,

Vamos analisar que não há curto.

Seria apenas o sinal do carregador conectado, que está impedindo da placa ficar ligada.

Uma vez que com a bateria conectada, a placa liga.

Portanto, tem de seguir o sinal de carregador conectado. PACIN.

Se for esta a lógica do defeito, verifique estes mosfets  2N 7002

 

image.png

 

 

image.png

Editado: por regisfatef
inserir texto.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, regisfatef disse:

Vamos analisar que não há curto.

Seria apenas o sinal do carregador conectado, que está impedindo da placa ficar ligada.

Uma vez que com a bateria conectada, a placa liga.

Portanto, tem de seguir o sinal de carregador conectado. PACIN.

Se for esta a lógica do defeito, verifique estes mosfets  2N 7002

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Os mosfets aparentemente estão ok, verifiquei na placa mesmo(sem alimentação) e todos estão apresentando medições semelhantes média 0,560, no entanto, com alimentação, não está chegando tensão no D do PQ307A e estou na dúvida de qual é a PR302. Por acaso essa placa tem boarview? Já apanho em análise sem identificação piora um pouco 😁.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, regisfatef disse:

Com a utilização de fonte assimétrica, na mensagem 6, foi solicitado injetar 19 V no ponto + B, de forma gradual, e ligar a placa. Foi feito ?

 

Achei que fosse uma opção (Pode tambem injetar tensão pelo ponto B + ( 19 V ), comece com tensão e corrente baixa ,e  vai subindo, para verificar curto e aquecimento em componentes.), pois com a fonte dele conectada já existe tensão (19V) nessa linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Zas Tras Informática disse:

pois com a fonte dele conectada já existe tensão (19V) nessa linha

Certo. Como disse que a placa liga e desliga em seguida, somente com o conector do carregador ligado.

Tem de seguir os sinais de start no sio, como tambem a sequencia de ativação das fontes secundárias.

E no momento que desliga, acompanhar a fonte que está desativando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, regisfatef disse:

Certo. Como disse que a placa liga e desliga em seguida, somente com o conector do carregador ligado.

Tem de seguir os sinais de start no sio, como tambem a sequencia de ativação das fontes secundárias.

E no momento que desliga, acompanhar a fonte que está desativando.

Certo, porém ainda não tenho experiência suficiente com esquemas para conseguir fazer isso, mas vou tentar.
Só me tire uma dúvida com o esquema do charger, a tensão na ponta 1 da  PR302 tem quer a de VIN e na 2 é reduzida ou zerada? Porque está zerada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Zas Tras Informática disse:

PR302 tem quer a de VIN e na 2 é reduzida ou zerada? Porque está zerada.

Na duvida, faça a medição no resistor, o valor é de 200 K ohm.

Para circular corrente neste circuito, depende do chaveamento de PQ 307a.

 

Tenho duvida na sua análise, se quando conecta o carregador, está sendo gerado o sinal, e se é mantido 19 V, após PQ 302, no momento que a placa desliga.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/04/2020 às 20:04, regisfatef disse:

Na duvida, faça a medição no resistor, o valor é de 200 K ohm.

Para circular corrente neste circuito, depende do chaveamento de PQ 307a.

 

Tenho duvida na sua análise, se quando conecta o carregador, está sendo gerado o sinal, e se é mantido 19 V, após PQ 302, no momento que a placa desliga.

 

O resistor PR302 está com 146 K ohm e sem tensão no pino 2, ou seja não está indo tensão pro PQ307A.
Quanto ao PQ302, a tensão permanece 20,7V com a placa desligada, quando aperto o power cai pra 19V e quando a placa desliga volta os 20,7V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/04/2020 às 20:04, regisfatef disse:

Na duvida, faça a medição no resistor, o valor é de 200 K ohm.

Para circular corrente neste circuito, depende do chaveamento de PQ 307a.

 

Tenho duvida na sua análise, se quando conecta o carregador, está sendo gerado o sinal, e se é mantido 19 V, após PQ 302, no momento que a placa desliga.

 

Quais as tensões são necessárias para que o PQ 307A chaveie, está desta forma:

 PQ307-A.png

Outra dúvida é com relação às resistências PR302 e PR303, ambas são 200K0402, porém a 302 tem um 5% e a 303 tem um1%, como a 303 tem 5V na saída, quanto deveria ter a 302, pra eu tentar injetar essa tensão e ver se o PQ307A chaveie ou está ruim também.
Qual resistência (equivalente) posso colocar no lugar da PR302, pois não achei nenhuma igual na minha sucata?

Desculpem minha ignorância, mas estou começando e tentando aprender.

Editado: por Zas Tras Informática
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...