Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Sony SVT131A11M S1206-1 Z30UL Não liga

Avalie este tópico:


Anderson Vinco

Posts em destaque

Trata-se de um Sony SVT131A11M que por algum motivo parou de carregar a bateria e não consegue funcionar só com a tomada. Quando abri ele, coloquei 11,1V nos terminais da bateria (simulando uma) e apertei o botão ligar, funcionou. Provavelmente existe algum componente queimado que faz parte do gerenciamento da energia a partir do slot da fonte.

 

Alguém tem ideia de como posso proceder?

 

Muito obrigado pela ajuda e parabéns pelo fórum, muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson Vinco segue esse link para mais detalhe do seu equipamento! Só não comenta nada lá pois a placa já foi devolvida! 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelos links pessoal, esta me ajudando.

 

@Ricardonote Entendi o vídeo mas eu não consegui descobrir com certeza qual é o componente na minha placa. Tentei procurar o nome desses 3 componentes para procurar o datasheet na internet, mas nos códigos escritos no CI nao batem com um datasheet valido. As vezes o nome gravado no CI não necessariamente é o part-number do componente... 

 

@Leonildo Pelo o que entendi do outro link o problema não foi resolvido né?

 

Eu peguei o osciloscópio e tirei alguns prints de alguns pontos, e gostaria de compartilhar com vcs.

 

Quando a placa está só na fonte, ela não fica totalmente morta, sem tensão. Existem alguns pulsos de quase 1 segundo em 18V, quase 1 segundo em 0V. Na imagem da placa, o componente marcado como "1" é um MDU2657, que é um mosfet canal-n. Do lado direito tem a tensão da fonte nos 4 terminais (dreno) e do lado esquerdo, os três primeiros são source e o último o gate. A imagem "osciloscopio1" é a forma de onda nos terminais da esquerda, sendo o azul o sinal do source e o amarelo o gate.

 

O componente 2 na foto da placa é idêntico ao 1. O pino 4 (gate), tem o mesmo sinal que a imagem "osciloscopio1" e os drenos a curva é segundo a imagem "osciloscopio2", um pouco suavizada, ou seja, não chega a zero.

 

Detalhe que não fez sentido pra mim: Tudo isso foi sem a bateria do RTC conectada. Quando eu conectei a mesma, todas essas "ondas quadradas" somem e a tensão se estabiliza em poucos volts, tipo 0.3-0.4V.

 

Alguém tem mais algum palpite? 

 

placa.jpg

osciloscopio1.jpg

osciloscopio2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Anderson Vinco disse:

Pelo o que entendi do outro link o problema não foi resolvido né?

@Anderson Vinco pois é, não foi resolvido! O ci que gerencia os 3v e 5v sempre vai ter os pinos de as LDO vreg! O ci de charge sempre vai ter os pinos que corresponde ACIN e ACPN. Seria bom você encontra esses ci's pela descrição no corpo do ci pesquisando no google através da folha de dados... Outra coisa, você pode ta seguindo as malhas e sinais na escala de diodo para achar o ci de charge, pode procurar perto do conector da bateria, pois quase sempre fica nessa área!

Veja também se você encontra o mosfet que faz a comutação de tensão da bateria e carregador, vai seguindo as tensão e malhas que assim podemos obter exito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o esquema uma dica que pode ajudar é você procurar esquemas da sony que utilizam o mesmo charger dai. Em geral os fabricantes tem preguiça ou economizam nisso, então se sua placa usa um ci charger a possibilidade de outra placa totalmente diferente que usar o mesmo circuito charger ter o setor parecido é muito grande. Então procure por esquemas da sony que utilizam o mesmo ci charger dai.

 

Vai saber se o charger está ativo (enable). Se está recebendo sinal da bateria. etc.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...