Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Notebook Positivo Master N170I placa mãe 71r- a14hv6-t840 acende led vermelho só com a bateria

Avalie este tópico:


Nilsinho Chagas

Posts em destaque

24 minutos atrás, Nilsinho Chagas disse:

será que o problema era esses dois diodos?

@Nilsinho Chagas Não tem consumo por quer você isolou esses linhas! Pode ser eles ou não. Injetar uma tensão nos pads desses diodos no lado (C) e veja se chega até os 19v sem consumo! Se isso acontecer nas duas linhas, um desses diodos ta com problema. O melhor é trocar os dois!

Obs: Se caso você for trocar algum desses diodos, lembra o posição correta que ele fica na placa, o sentido correto!

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Como faço para injetar tensão nos pads? Ponta preta no terra e vermelha em qual pad do diodo?No caso se for pra trocar os diodos tem que ser idênticos ou não?

Eu removi o D4 ai o D3 aqueceu ai removi o D3 e o consumo saiu e não aqueceu mais nenhum.

Editado: por Nilsinho Chagas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nilsinho Chagas veja na imagem abaixo marcado com a seta o pad que você pode soldar um fio para injetar tensão quando você remover esse resistor R262! Sempre injeta tensão para o lado onde o curto ta presente. Mais para saber qual pad estar em curto, tens que aferir os dois pads onde um componente estava fixado! Nesse caso, nós já sabemos o lado que o curto estar. Nesse setor da placa você pode aferir na escala de diodo, mais se quer uma melhor precisão na aferição, você pode aferir na escala de resistência de 200ohm! Se a resistência for muito baixa 0ohm ou perto disso, esse linha vai ta em curto. Então é nesse ped que você deve injetar tensão para ver se algum componente vai aquecer assim facilitando a busca do culpado. 

Não sou muito bom com as palavras e nem no ensinamento, em vista que também estou aprendendo! Mas espero estar lhe ajudando! Pode sempre contar comigo, o pouco que eu aprender aqui eu vou compartilho com os colegas que estão chegando no ramo...

 

Capturar.PNG

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo @Leonildovou verificar sim. Veja se esse procedimento que fiz também indica a causa desse problema também. Eu removi esse mosfet que destaquei ai na foto embaixo e fiz o teste de continuidade, ele só tem tensão no pino 8. nem na grafia da placa e nem no esquema identifiquei ele não mas eu removi ele e fiz o teste deu assim: pinos de 1a7 não tem tensão nem do carregador nem da fonte só tem tensão no pino 8. Ele também não bipa nem invertendo as ponteiras do multimetro na escala de bip.

 

com a ponteira preta coloquei no dreno e com a vermelha no source e no gate pra ver se ele bip ou arma e não fez nada disso, nem bipou nem armou.

mosfet.jpg

Editado: por Nilsinho Chagas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nilsinho Chagas ao meu ver, o problema da sua placa não estar muito difícil não! Só que você não ta fazendo o que é pedido nos post's. Quando você disse que o diodo D3 tava esquentando, já era o caminha mas curto a ser seguida, era a parti dele, desenrolar o reparo da placa e o tópico não fica tão extenso, e você já partir para outra.

Mas vamos lá... Quando a placa não tem espaço para colocar a numeração do mosfet do lado dele. Os brothers coloca a numeração um pouco afastado dele, é só olhar bem que você vai ver.

Como tem outros componentes perto do q41, como capacitores e resistores, veja se por eles você encontra o q41, pois esses componentes vai estar bem perto dele! Tem curto na placa, certo? Então é melhor injetar a tensão de 2v e vai subindo devagar e aferindo se algum componente vai aquecer a ponto de queimar o dedo!  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Nilsinho Chagas disse:

Veja se esse procedimento que fiz também indica a causa desse problema também. Eu removi esse mosfet que destaquei ai na foto embaixo e fiz o teste de continuidade, ele só tem tensão no pino 8.

@Nilsinho Chagas como eu não sei qual é esse componente e nem como os pinos estão na placa, não posso lhe afirmar que essa aferição que você fez na placa vai ta correto. Pois você pode ta aferindo os pinos que vai estar no gnd e vai bipar sim acusando curto. Só que vai ta errado! Vamos seguir o esquema e o que ele diz é lei! 

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Leonildo disse:

@Nilsinho Chagas ao meu ver, o problema da sua placa não estar muito difícil não! Só que você não ta fazendo o que é pedido nos post's. Quando você disse que o diodo D3 tava esquentando, já era o caminha mas curto a ser seguida, era a parti dele, desenrolar o reparo da placa e o tópico não fica tão extenso, e você já partir para outra.

Mas vamos lá... Quando a placa não tem espaço para colocar a numeração do mosfet do lado dele. Os brothers coloca a numeração um pouco afastado dele, é só olhar bem que você vai ver.

Como tem outros componentes perto do q41, como capacitores e resistores, veja se por eles você encontra o q41, pois esses componentes vai estar bem perto dele! Tem curto na placa, certo? Então é melhor injetar a tensão de 2v e vai subindo devagar e aferindo se algum componente vai aquecer a ponto de queimar o dedo!  

Certo, vou fazer sim. Depois eu posto aqui como ficou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite guerreiros de bancada! voltei com um resultado aqui desse notebook, não sei se é positivo mas vamos lá...

Eu removi os diodos D3 e D4, removi a bobina L5, removi o comutador U8 e removi dois mosfets, refiz a solda nos pads, descarreguei os outros transistors, fiz limpeza no local dos pads e ressoldei todos novamente, depois que ressoldei o notebook ligou, agora não apresenta consumo na fonte e nem esquenta nenhum componente. Não entendi essa!!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Nilsinho Chagas disse:

na fonte ele liga junto com a bateria conectada ou com o carregador

@Nilsinho Chagas então ele liga normal com o carregador? Mas só com a bateria ele não liga? OK! Verificou se os pinos do U8 ficou bem fixados? Testa com uma bateria que você tenha 100% de certeza que estar boa!  Passe as tensões dos pinos da bateria e do mosfet comutador Q41!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso! só com a bateria ele não liga, é preciso conectar o carregador e ele não ta carregando a bateria. No U8 nos pinos de 1a 8 alguns tem 0,24v outros 0,23 o pino 9 tem 11,17 o 10 tem 0,44v o 11 tem 0,45v o 12 tem 0,0v o 13 o 14 e o 15 e o 16 tem 11,17V.  O q41 não encontrei nesse lado da placa acho que ele esta do outro lado mas não consigo tirar a placa porque espanou um parafuno com a buxinha que prende ele na carcaça. Não sei se o U8 ficou bem soldado, estou com o computador aqui desligando e não tou podendo usar o microscópio pra ver as soldas mas posso refazer as soldas. O pior é que tenho umas baterias aqui que não tenho certeza se estão 100% funcionando, pelo menos de 3 notebook que estou aqui estavam a muito tempo parados e sem a bateria ser carregada.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz só consegui ver depois que utilizei o microscópio pra ver a solda nos pads, antes disso não tinha percebido isso ainda porque não notei aquecimento nele, só aquecia os diodos e o mosfet perto da bateria e um pouco a bobina que fica perto da bateria. 

Editado: por Nilsinho Chagas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não estava conseguindo ver no microscópio porque o computadador que ele está instalado está desligando, ontem consegui ligar e ele permaneceu ligado foi ai que consegui ver no microscópio. Esquentei a cabeça procurando esse tempo todo e talvez o problema passando despercebido. No microscópio eu percebi aquela pequena mancha que pensei que fosse sujeira ai peguei a ponta da pinça exploradora e comecei a ver o que era... ai começou a sair pedaços em pó carbonizado e atingiu até os circuitos internos do CI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Irmãos, eu agradeço demais pela ajuda de vocês aqui no fórum. Esse tópico eu vou encerrar porque comuniquei a situação ao dono do notebook ele preferiu que fechasse e entregasse a ele porque outra hora ele vai decidir o que fazer, se vai continuar com o reparo ou comprar outro. Já dando os respectivos joinhas. Obrigado a todos que me ajudaram.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...