Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo Ideapad 330-15IGM - EG431EG532FG5N2 NM-B661 Rev: 1.0 - Não liga

Avalie este tópico:


Querosergrande

Posts em destaque

Dia linda, semana maravilhosa queridos colegas de trabalho!

 

Equipamento: Notebook Lenovo Ideapad 330-15IGM 

Placa: EG431/EG532/FG5N2 NM-B661 Rev: 1.0 

Fabricação: 28 de Fevereiro de 2018

 

Chegou na semana passada para mim, um notebook Lenovo que o cliente disse ter parado de ligar após o seu cachorro ter mordido o fio do carregador. Entretanto, o fio do carregador não apresenta mordida aparente, mas apresentava um adaptador de DC Jack conectado ao macho do carregador PA-1450-55LB que EU ACREDITO ser original, mas a ponta não era igual a conexão do DC Jack do equipamento.

 

ANÁLISE DA PLACA

O equipamento trabalha com 20V de tensão e corrente máxima de 2.25A.

Utilizando minha fonte assimétrica, injetei os 20V e uma corrente baixa e tentei aumentar até 1A. O comportamento é o consumo zero de corrente.

Não consegui o esquema elétrico da placa e tentei ir fazendo as medições com a tensão de 20V injetada no DC jack e o segui até um MOSFET na entrada. Esse cara é um 6414A. Na entrada ele recebe os 20V e em seguida essa tensão desaparece. Acredito que seja por alguma questão de sinal do power, pois o botão de ligar desse equipamento fica no teclado e o sinal é conduzido através do cabo do mesmo, e fiz o teste isolado, sem remover o teclado da carcaça. Pelo fato de precisar estourar diversas travas de plástico na carcaça para remover o teclado, não gostaria de remover sem que os colegas aqui presentes julguem necessário.

Fiz algumas medições no componente MOSFET 6414A, mas como estava bem perdido, procurei um equivalente e encontrei na minha sucata um 1516 e substituí. Mesmo sintoma de placa e sem êxito.

Resumindo: Continuo perdido em como proceder!

Alguém teria sugestões e poderia acompanhar o caso?

 

Forte abraço,

Jefferson Batista

Editado: por Querosergrande
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Jakers Binder alterou o título para Lenovo Ideapad 330-15IGM - EG431EG532FG5N2 NM-B661 Rev: 1.0 - Não liga

@Querosergrande se atente sempre fazer os teste básicos como testar com outra memoria, limpar a mesma se necessário, fazer aferições nos pinos do conector da bateria pra ver se tem 3v presente, pino 8 do bios também pode ser analisado se o mesmo for de fácil acesso. Já que o equipamento não apresenta consumo em stand_by, creio que o motivo do mesmo não ligar, pode não ser curto, mais sim um mau funcionamento do botão power ou mesmo bios corrompido! 

Não vir motivo para a troca do mosfet! Se não encontrar as tensões de S5 stand_by, é bom remover a placa do gabinete para um analise mais detalhada! Procurando o esquema dessa placa...

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Querosergrande disse:

Dia linda, semana maravilhosa queridos colegas de trabalho!

 

Equipamento: Notebook Lenovo Ideapad 330-15IGM 

Placa: EG431/EG532/FG5N2 NM-B661 Rev: 1.0 

Fabricação: 28 de Fevereiro de 2018

 

Chegou na semana passada para mim, um notebook Lenovo que o cliente disse ter parado de ligar após o seu cachorro ter mordido o fio do carregador. Entretanto, o fio do carregador não apresenta mordida aparente, mas apresentava um adaptador de DC Jack conectado ao macho do carregador PA-1450-55LB que EU ACREDITO ser original, mas a ponta não era igual a conexão do DC Jack do equipamento.

 

ANÁLISE DA PLACA

O equipamento trabalha com 20V de tensão e corrente máxima de 2.25A.

Utilizando minha fonte assimétrica, injetei os 20V e uma corrente baixa e tentei aumentar até 1A. O comportamento é o consumo zero de corrente.

Não consegui o esquema elétrico da placa e tentei ir fazendo as medições com a tensão de 20V injetada no DC jack e o segui até um MOSFET na entrada. Esse cara é um 6414A. Na entrada ele recebe os 20V e em seguida essa tensão desaparece. Acredito que seja por alguma questão de sinal do power, pois o botão de ligar desse equipamento fica no teclado e o sinal é conduzido através do cabo do mesmo, e fiz o teste isolado, sem remover o teclado da carcaça. Pelo fato de precisar estourar diversas travas de plástico na carcaça para remover o teclado, não gostaria de remover sem que os colegas aqui presentes julguem necessário.

Fiz algumas medições no componente MOSFET 6414A, mas como estava bem perdido, procurei um equivalente e encontrei na minha sucata um 1516 e substituí. Mesmo sintoma de placa e sem êxito.

Resumindo: Continuo perdido em como proceder!

Alguém teria sugestões e poderia acompanhar o caso?

 

Forte abraço,

Jefferson Batista

Boa tarde, se eu não estou esganado, esta máquina se tiver problemas no teclado ela não deixa ligar, necessitando a troca do teclado.

Quanto ao mosfet acho eu que não haveria necessidade da troca, mas verifique o funcionamento e continuidade do teclado e botão power dele pois são uma única peça, depois caso este problema perdure, ai sim retire a placa do gabinete e faça uma análise mais detalhado e ao fazer utilize um seguidor de sinal, pois ajuda muito neste teste, ou se tiver um osciloscópio ficaria muito mais fácil.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, @Leonildo e @Maru

Obrigado pelas respostas!

Estou testando a placa isoladamente, já fora do gabinete.

Conforme informado, a tensão da MOBO desaparece a partir do MOSFET e mesmo em stand by, eu acredito ser impossível a placa ter CONSUMO ZERO de corrente, através da fonte assimétrica. A tensão em alguns terminais da BIOS é de 0.1 ou 0.2 V. 

Não possuo osciloscópio.

 

Faz sentido para vocês?

 

Abraço

Editado: por Querosergrande
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Querosergrande disse:

Boa tarde, @Leonildo e @Maru

Obrigado pelas respostas!

Estou testando a placa isoladamente, já fora do gabinete.

Conforme informado, a tensão da MOBO desaparece a partir do MOSFET e mesmo em stand by, eu acredito ser impossível a placa ter CONSUMO ZERO de corrente, através da fonte assimétrica. A tensão em alguns terminais da BIOS é de 0.1 ou 0.2 V. 

Não possuo osciloscópio.

 

Faz sentido para vocês?

 

Abraço

pelo que vejo é que realmente tem problemas nesta placa, nas bobinas tem alguma tensão??? retirou a bateria da BIOS??? não execute qualquer intervenção na máquina com a bateria conectada pois poderá acarretar em mais avarias na placa, tente verificar na linha +B dela se tem tensão nesta linha e veja até onde ela esta chegando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 04/05/2020 às 10:36, Querosergrande disse:

Dia linda, semana maravilhosa queridos colegas de trabalho!

 

Equipamento: Notebook Lenovo Ideapad 330-15IGM 

Placa: EG431/EG532/FG5N2 NM-B661 Rev: 1.0 

Fabricação: 28 de Fevereiro de 2018

 

Chegou na semana passada para mim, um notebook Lenovo que o cliente disse ter parado de ligar após o seu cachorro ter mordido o fio do carregador. Entretanto, o fio do carregador não apresenta mordida aparente, mas apresentava um adaptador de DC Jack conectado ao macho do carregador PA-1450-55LB que EU ACREDITO ser original, mas a ponta não era igual a conexão do DC Jack do equipamento.

 

ANÁLISE DA PLACA

O equipamento trabalha com 20V de tensão e corrente máxima de 2.25A.

Utilizando minha fonte assimétrica, injetei os 20V e uma corrente baixa e tentei aumentar até 1A. O comportamento é o consumo zero de corrente.

Não consegui o esquema elétrico da placa e tentei ir fazendo as medições com a tensão de 20V injetada no DC jack e o segui até um MOSFET na entrada. Esse cara é um 6414A. Na entrada ele recebe os 20V e em seguida essa tensão desaparece. Acredito que seja por alguma questão de sinal do power, pois o botão de ligar desse equipamento fica no teclado e o sinal é conduzido através do cabo do mesmo, e fiz o teste isolado, sem remover o teclado da carcaça. Pelo fato de precisar estourar diversas travas de plástico na carcaça para remover o teclado, não gostaria de remover sem que os colegas aqui presentes julguem necessário.

Fiz algumas medições no componente MOSFET 6414A, mas como estava bem perdido, procurei um equivalente e encontrei na minha sucata um 1516 e substituí. Mesmo sintoma de placa e sem êxito.

Resumindo: Continuo perdido em como proceder!

Alguém teria sugestões e poderia acompanhar o caso?

 

Forte abraço,

Jefferson Batista

conseguiu resolver o problema?

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...