Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise TV H-Buster HBTV-42D05FD Voltagem de 1.8V

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Saudações!

 Estou com este Televisor H-Buster HBTV-42D05FD, que está com defeito intermitente, ao ligar na tomada, tem vezes que o led azul não acende,
têm vezes que acende normal, mas se você desligar tanto pelo painel como pelo controle e televisor apaga completamente.
Basicamente quase todos as voltagens estão normais, menos a de 1.8V_DDR2, mas calma que não são os diodos D110 e D111 já fiz a troca deles.
A voltagem está com 1.89V, sim isso mesmo 0.09V a mais alta que consta no esquema e essa é a minha duvida, se essa pequena
diferença pode tornar o funcionamento do televisor intermitente. 
 Já estou neste aparelho a alguns dias, de cara já troquei todos os capacitores eletrolíticos da placa principal, fiz isso ao tentar várias dicas na internet que mandava trocar determinados capacitores, uns após os outros.
 Talvez a memória flash, mas neste caso o defeito não se apresenta de forma intermitente, ou estou errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Chagas Moura , têm dois integrados iguais na placa  e já troquei um pelo outro e o defeito continua, suspeito dos resistores que fazem o ajuste da voltagem de saída podem estar alterados, o problema é que são de precisão.
 Na hora que liga o televisor a voltagem permanece a mesma +1.89V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carlosbs se acredita que seu multimetro não está com precisão na escala de resistência voce pode fazer um divisor de tensão para testar esse resistor com queda de tensão. 

 

Normalmente os multimetros tradicionais tem precisão de 0.5% na escala de 2v dc, ou superior.

 

Então faça o seguinte: providencie um resistor de 1k de precisão 1%  (novo) e retire o resistor suspeito (no seu caso um de 1.1k e outro  de 2.43k). ligue o resistor novo em serie com um resistor suspeito. Um terminal do resistor novo no positivo de uma fonte de 2v dc e o negativo da fonte no terminal do resistor suspeito. Na escala 2v dc do seu multimetro veja a queda de tensão no resistor suspeito.  

 

faça o seguinte cálculo; 1.1k÷(1k+1.1k). O resultado vezes a tensão da fonte 2v. Ou seja, queda de tensão de 1.047v para o de 1.1k e 1.416v para a de 2.34k. Segue foto ilustrativa.

divisor tensao.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

boa tarde @ohm , demorei um bocado para responder pois as coisas complicaram aqui, só aparelhos rabo de foguete.
 Estou testando o televisor agora, seguindo sua dica no R99 coloquei um resistor de 1K 1% (01B) a fonte de +1.89V ficou com +1.839V o televisor ligou e agora obedece o teclado e controle, vou testar por mais um tempo e te dou um retorno.
 E outra, o televisor já é bem antigo, o resistor de 1.1k está lá original, será que a placa está dando alguma fulga o que fez a voltagem subir?
 Ou o resistor de 2.43K pode estar alterado para baixo?
 Até procurei um regulador fixo de +1.8V mas não consegui encontrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Novamente apresentou defeito, mas agora consegui fazer mais alguns testes:
Ao usar o teclado ou controle remoto o televisor desliga, mesmo soltando o cabo que faz a ligação a placa remoto e teclado o televisor não liga mais.
 No mesmo momento que o televisor liga ou desliga consigo escutar um pequeno estralo no alto falante, soltar os alto falantes não resolve o problema.
 Já raspei a cola em baixo do R98,  a voltagem em U4 não muda com defeito ou funcionando.
 Já pensei em ser problema com a Solda BGA, mas se levar em consideração o momento que acontece o defeito ao acionar o remoto não tem lógica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos eu tava refazendo os calcúlos e encontrei tensões diferentes sobre r99 de 1k1 a tensão sobre ele é de 0,6v que vai para o pino 1 fb do ic.... primeiro vamos encontrar a relação entre os 2 resistores   vejamos r98 é duas vezes maior que r99  ok ....então   R98 equivale a 2R e R99 equivale 1R  somando 2R + 1R  =  3R  então 1.8V/3=0.6v sobre R99 que é a tensão do pino 1 do ic feedback.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...