Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer A315-41G LA-G021P Não liga por não carregar a bateria

Avalie este tópico:


ljainfor

Posts em destaque

Olá!

O notebook acer sofreu um "banho" de cerveja em cima do teclado mas permaneceu ligado e ao descarregar a bateria não ligou mais.

Quando me trouxeram desmontei e limpei o que parecia oxidação, usei a fonte assimétrica para ver se existia algum curto, não havia.

Montei, liguei e pegou carregou a bateria seus donos usaram ontem, mas me trouxeram pois não liga mais, mesmo com a fonte e sem bateria,

com a bateria conectada a placa liga aparece na tela uma mensagem dizendo que a bateria está em estado crítico.

Por que sem a bateria não liga?

Deixei por uma hora para ver se carregava a bateria e nada...

Tenho as seguintes tensões nos pinos da bateria.

Preciso da ajuda de vocês para dá uma resposta conclusiva ao cliente ou solucionar o problema

 

 

WhatsApp Image 2020-05-04 at 16.41.37.jpeg

WhatsApp Image 2020-05-04 at 16.41.17.jpeg

WhatsApp Image 2020-05-05 at 16.34.44.jpeg

Editado: por ljainfor
Novas informações
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Leonildo disse:

@ljainfor seria bom testar com outra bateria, caso não tenha afeito positivo sugiro remover esses ci"s para uma avaliação dos pads e reposição da solda! 

@Leonildo Refazendo a análise encontrei o CI SMD 88739A com um pad que queimou, ver imagem.

Fui ver o datasheet do mesmo o que encontrei,  aponta para o que eu suspeitava, porém me deixou confuso, já que não tenho conhecimento, vamos dizer aceitável de eletrônica me viro em alguns casos.

Esperava que o datasheet indicasse a função de cada pino, e não é assim suas informações. (ver imagem)

O que devo fazer agora?

Creio que só ligou porque a bateria  tinha carga. Esse ci é responsável direto para que ele ligue só com o carregador conectado?

Tem como carregar a bateria com a fonte assimétrica?

 

 

88739a.jpg

WhatsApp Image 2020-05-06 at 09.29.57.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ljainfor , estive com um caso semelhante em um Lenovo, tu podes fazer assim: pelo darasheet do  88739A, note que a tensão VIN chega nele, o que eu percebo é que ele está com defeito, pois se coloca uma bateria carregada o sistema liga e se pluga apenas o carregador não liga e nem carrega bateria. Então a partir da bateria está tudo certo. Remove ele e coloca outro. Depois posta os resultados, caso não resolva a gente tenta ajudar. NO meu caso como o cliente estava com pressa ele aceitou ignorar a carga da bateria e ligar o note pelo carregador apenas, fiz um jumper ignorando o CI do charge e entreguei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Rogerio Nascimento disse:

@ljainfor , estive com um caso semelhante em um Lenovo, tu podes fazer assim: pelo darasheet do  88739A, note que a tensão VIN chega nele, o que eu percebo é que ele está com defeito, pois se coloca uma bateria carregada o sistema liga e se pluga apenas o carregador não liga e nem carrega bateria. Então a partir da bateria está tudo certo. Remove ele e coloca outro. Depois posta os resultados, caso não resolva a gente tenta ajudar. NO meu caso como o cliente estava com pressa ele aceitou ignorar a carga da bateria e ligar o note pelo carregador apenas, fiz um jumper ignorando o CI do charge e entreguei.

@Rogerio Nascimento , infelizmente esse ci não tenho aqui, teria que comprar. Apenas para ter certeza que o notebook ligaria com a bateria precisaria carregá-la. E quanto a solução co jumper falaria com o cliente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ljainfor , amigo. Note que a bateria fica depois do CI, pelo seu relato disse que ele funcionou com a bateria e sem o carregador, e eu acredito. Então faz assim: identifica essa linha apos a bateria que e injeta tensão lá e tenta ligar o note.

..."com a bateria conectada a placa liga aparece na tela uma mensagem dizendo que a bateria está em estado crítico."

Editado: por Rogerio Nascimento
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Rogerio Nascimento disse:

@ljainfor , amigo. Note que a bateria fica depois do CI, pelo seu relato disse que ele funcionou com a bateria e sem o carregador, e eu acredito. Então faz assim: identifica essa linha apos a bateria que e injeta tensão lá e tenta ligar o note.

..."com a bateria conectada a placa liga aparece na tela uma mensagem dizendo que a bateria está em estado crítico."

@Rogerio Nascimento  a bateria está completamente descarregada, tem como carregar a mesma com a fonte assimétrica?

Assim teria certeza que o problema é só esse do ci.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, ljainfor disse:

Creio que só ligou porque a bateria  tinha carga. Esse ci é responsável direto para que ele ligue só com o carregador conectado?

@Rogerio Nascimento sim amigo o notebook tem que ligar somente com carregador. O ci charge é quem gerencia o carregamento da bateria e o reconhecimento do carregador no sistema, sem essa funcionalidade entre charge e carregador, o notebook não liga! O charge também tem pinos de monitoramento tanto na linha de BAT++ como na linha de alta VIN. Se essas linhas tiver sobre cargar ou um mau funcionamento o ci não deixa o notebook liga entrado em modo de proteção. 

Então pode ser que o notebook não ligue por  esse motivo (não reconhecer o carregador), pode ser o próprio ci danificado também! 

52 minutos atrás, ljainfor disse:

Tem como carregar a bateria com a fonte assimétrica?

A fonte assimétrica faz a mesma função do carregador convenciona, é a melhor para teste na bancada. Respondendo sua pergunta!

Como o notebook ligou com a bateria e não ligou com o carregador, afira os pinos de reconhecimento do carregador (fonte de bancada)!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Leonildo disse:

@ljainfor sim amigo, exatamente isso! No pino 114 do I/O também pode ver se a tensão zera e pode fazer o mesmo procedimento. Um breve curto para teste!

@Leonildo , agora a situação piorou, não tenho mais tensão chegando nos PADs,   o pino 18 do PU301 tem 18v. (pino que mostra ter sido removido)

Não achou tensão na bobinas, não tem tensão no BIOS.

Agora estou perdido.

Ajude a mim encontrar, por favor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/05/2020 às 11:31, Leonildo disse:

@ljainfor isso não é de se estranhar mano! Pelas fotos que você postou essa placa tem muita coisa pra fazer!

Sem tensão no pino 8 aferi o diodo PD301 e pr324!

@Leonildo , Existe coisas que são providências divina. Chegou um outro Acer em que a bateria é da mesma deste que está em análise, coloquei a bateria como estava carregada o notebook ligou.

Mesmo assim como vc falou na resposta #11 que a alimentação passa pelo charge, ele terá que ser substituído ou existe outra alternativa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ljainfor como foi derramado liquido nele! O melhor á fazer é remover ele, refazer os pds, limpar bem com álcool isopropílico e aferir se tem curto e por fim colocar outro, ou o mesmo se tiver 100%! Depois veja a questão do reconhecimento do carregador para ligar pelo carregador! E trocar a bateria também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/05/2020 às 19:28, Leonildo disse:

@ljainfor como foi derramado liquido nele! O melhor á fazer é remover ele, refazer os pds, limpar bem com álcool isopropílico e aferir se tem curto e por fim colocar outro, ou o mesmo se tiver 100%! Depois veja a questão do reconhecimento do carregador para ligar pelo carregador! E trocar a bateria também...

@Leonildo Como o notebook ligou com a bateria de outro semelhante e não liga com carregador então achei por bem medir se os 19v estava alimentando toda a placa, segundo o esquema para chegar no PU301 é preciso passar pelos Fets PQ10 e PQ11, só que no PQ10 só tem tensão de um lado.  Não tenho um conhecimento avançado de leitura de esquema ... etc

Como agir nesse caso?

 

image.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...