Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida sistema tipo Strob

Avalie este tópico:


Posts em destaque

ola 

presiso de uma ajuda para fazer um sistema tipo strob

 

num strob de discoteca voçe tem um knob onde ajusta a variação de piscar a luz

eu nao presiso de uma luz a ligar e desligar

eu presiso de  fazer a funcao de ligar e desligar um fio com uma variação em tempo

ou seja 

tem que ter um knob para ajustar o tempo de varição entre on e off que me varie entre os 2 , 3 ou mesmo 5 segundos e 1 decima de segundo ou menos ,rodando esse knob

 

esses 2 fios que presisam de ligar e desligar tem muito pouca corrente

neste momentto uso um microswitch para fazer manualmente o ligar e desligar

os esquemas mais parecidos que encontro são esses esquemas de strob que tem no youtube

 

o que eu presiso é muiito parecido com esse video so que nao presiso de led a piscar, so da função de ligar e desligar 1 fio

 

o sisteemma poderia ser alimentado por 12v

 

se existe um aparelho que faça essa função como se chama ?

 

Eu não sou electronico

sou simples curioso com umas luzes de electrnica muito fracas  :)

 

obrigado 

 

 

Editado: por Peter Stev
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Peter Stev Bom dia amigo. 

 

Iria recomendar justamente o versátil NE555 para seu projeto. É relativamente facil de fazer. Os esquemas tem todos na internet.

Vc deve utilizar o 555 em configuração astável. Basicamente utiliza um resistor, um potenciometro e um capacitor. Facilmente acha em sucatas. E o 555 qualquer eletronica. 

 

No video foi utilizado alguns Leds . Mas saiba que adicionando um transistor e um rele ao circuito, você facilmente acende uma lampada de 220v, bem como outra carga.  

 

Agora, Peter Stev disse:

o que eu presiso é muiito parecido com esse video so que nao presiso de led a piscar, so da função de ligar e desligar 1 fio

É justamente o que o 555 faz, no pino 3 ele pulsa um sinal. No caso deixa em nível alto e nivel baixo. Em outra palavras, liga e desliga um fio.

Ele tem uma corrente bem baixa no pino 3, suficiente para acionar um LED. Mas se for algo que consome mais corrente, utilize um transistor. 

Alimentação pode ser de 5 a 12v. 

 

Aqui abaixo um esquema para você. Sabe interpretar esquema? Identifica os componentes, bem como as ligações? 

 

555.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola

eu ate percebi alguma coisa do seu esquema mas esta um pouco fora da minha àrea de conhecimentos pois eu sou mecanico motos

 

este projecto é para implantar na moto de um amigo clinte

é possivel comprar esta placa ja feita?

como a encontro na internet uma vez que so me aparecem esquemas para a construir, ou a placa mas sem o potenciometro

Mais um vez obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Peter Stev disse:

este projecto é para implantar na moto de um amigo clinte

Que legal amigo! Poderia dizer exatamente para qual função vai servir? 

 

35 minutos atrás, Peter Stev disse:

como a encontro na internet uma vez que so me aparecem esquemas para a construir, ou a placa mas sem o potenciometro

Poxa, nao saberia dizer amigo. Me diz, você consegue esses componentes eletronicos, tem uma eletronica ai por perto? Tem um ferro de solda?

 

Eu estou disposto a ajudar, posso montar aqui circuito e mostro foto em detalhes dos componentes para você as posições que devem ser soldados. Aí basta replicar. Precisa soldar os componentes. Vc consegue tentaria? posso tbm procurar um sistema pronto p vc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...