Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Notebook Acer E5-473 A4WAB LA-C341P REV1.0 Não Liga

Avalie este tópico:


luiztessadri

Posts em destaque

Estou com uma dúvida com esta placa que não liga pois está faltando a tensão +3VALWP.

Já verifiquei a alimentação do CI(PU401) responsável por gerar +3VALWP e está chegando +19VB.

+3VLP está normal. ENLDO_3V5V(pino 11 de ambos os CI) que habilita os LDO tanto de PU401 quanto PU402 também está normal pois o CI responsável pela tensão +5VALWP está presente.

Ao medir o pino 12 do PU401 encontra-se uma tensão de 70mV e olhando pelo esquema elétrico está tensão está surgindo do Super I/O no pino 107, que passa por um divisor resistivo e vai para o pino 12 de habilitação de PU401. Medindo o catodo de D2016 tem 3,3V e no anodo tem os mesmos 70mV pois está ligado no mesmo divisor resistivo que sai do Super I/O. Agora eu não sei se o Super I/O está com defeito ou seria o PU401.Estava pensando se não dava para isolar o pino 107 do Super I/O e injetar a tensão necessária para habilitar a tensão primária com um jumper.

IMG_20200511_173329.jpg

IMG_20200511_173255.jpg

Screenshot_2020-05-11-19-13-51-376_com.google.android.apps.docs.jpg

Screenshot_2020-05-11-19-14-16-488_com.google.android.apps.docs.jpg

Screenshot_2020-05-11-19-15-23-226_com.google.android.apps.docs.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Leonildo disse:

@luiztessadri remove esse diodo e veja se a tensão normaliza! 

Vou remover ele amanhã pra ver o resultado. Saberia me dizer qual a tensão que deve ter no pino 107 do SIO, não encontrei datasheet disponível? Eu fiz uma comparação numa outra placa que tem o mesmo SIO e nesse pino a tensão fica oscilando entre 1,6V a 2,7V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luiztessadri nesse caso teria que saber a tesão de saída do pino 107 que é de 3.3v, então no divisor é para ter 3.3 se não estou enganado! Seria bom você remover o pr2626 e ver se no pino 107 a tensão aparece normal!

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Leonildo disse:

@luiztessadri nesse caso teria que saber a tesão de saída do pino 107 que geralmente é de 3.3v, então no divisor é para ter 3.3 se não estou enganado! Seria bom você remover o pr2626 e ver se no pino 107 a tensão aparece normal!

Vou remover primeiro o PR2626 e ver se normaliza e depois eu removo o D2016 então.

Valeu @Leonildo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo fiz os testes após remover pr2626 e d2016 e simplesmente não mudou nada. Acredito que o SIO esteja com algum defeito. Não tenho como trocar pois não tenho a ROM do SIO e se tivesse gravaria usando ch341a via SPI. Agora quem sabe seria fazer um jumper pra habilitar o pino 12 do CI e isolar o pino 107 do SIO.

IMG_20200512_154928.png

IMG_20200512_154900.png

Editado: por luiztessadri
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@K0rTy fui ver pra comprar outro já gravado e deixei parado pois o custo de frete tá o mesmo do EC. Queria ver se tem como fazer dump da ROM original via SPI. Agora que você mencionou, cheguei a pensar que a ROM pode estar corrompida. Após isolar o pino 107 do EC tem 400mV nele. E no diodo D2016 tem 3.3V no catodo e no anodo apresenta 70mV. Não sei se seria alguma fuga do diodo mas por dúvida removi ele do circuito e agora não tem mais os 70mV no divisor resistivo e vou por outro de mesma referência.

O que você sugere?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luiztessadri Chegou a fazer isto?

 

"O EC da máquina que estou mexendo tem problema logo no início da memória, parece que como consequência disso perdi a habilitação do pino 107 "3V_EN_R" contornei com um jumper entre o pino "12" e o "17" do "PU401".

 

A que eu fiz foi embora com esse jumper, nunca voltou. ;D Não tinha na ocasião esse kb9022  em estoque se tivesse teria preferido trocar, mas não tem problema pois o acionamento da fonte ldo é praticamente simultâneo com o EN1.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luiztessadri Detalhe, acho que não isolei o pino do kbc não, se bem recordo só puxei a alimentação do 12 pro 17, mas verdade seja dita já faz tanto tempo que é praticamente um milagre eu ainda lembrar mais ou menos do caso uheUheauhAuhAEuh ;D

Faça esse teste e nos diga o que aconteceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Gostaria de agradecer @Leonildo, @K0rTy e ao @Jack O'Neo pela ajuda de vcs. Após fazer o jumper o notebook voltou a funcionar. Porém um outro problema surgiu na placa. Quando liga e desliga 2x ou mais consecutivamente, ele apresenta um problema de não dar imagem, percebe-se que o backlight não liga mas aparentemente dá pra ver que alguma coisa muda no LCD. Detalhe, apesar do backlight não ligar, aparentemente ele liga e não fica reiniciando. Deixando em repouso por uns 2min ou mais ele inicia normalmente. Já encomendei o Super IO pra deixar ele original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...