Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Fonte de bancada com fonte de PC ATX. Regulável de 1,3 a 22V.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

 

Boa Tarde Amigos me desculpem se a algum erro no tópico.

Estou diante de um projeto copiado da internet (Fonte de Bancada com fonte ATX), segui a risca o esquema e deu tudo certo.

1 - OBS: Porém não consigo chegar no 1.3v no voltimetro e miliamperimetro digital ele apaga o visor quando reduzo no potênciometro e no multimetro  eu consigo chegar no 1.3v.

2 - OBS: Estou usando o fio azul da fonte -12v junto com amarelo 12v para obter os 24v. Mais no voltimetro chega até nos 10.6v e multimetro chega até no 24.6v. 

Preciso muito desse projeto .

Se alguém poder me ajudar agradeço muito.

Segue as fotos.

 

 

Projeto

u4cjfB.png

20200512_145907.jpg

1583773485_1SZ.jpg

Editado: por mucas
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mucas blz amigo 

Como você está ligando esse display? Oberserve o seguinte:

O voltimetro precisa um minimo de alimentação para funcionar, se alimentar apenas com 1v realmente ele vai desligar.

 

Acredito que com 5v é o suficiente para alimentação dele. 

Entao a minha dica é alimentar o circuito do display com uma alimentação diferente da alimentação de saída. Acredito que consome pouca corrente, portanto pode ser nos 5v stand by da ATX, pois sao 5v fixos

 

Para alimentar o display de uma forma separada são os fios vermelho fino (positivo) e preto fino (negativo). Deixe ligado em uma tensao que nao irá variar ok?

Dessa forma ele nao vai desligar ao medir baixas tensões. 

alimentação.PNG

 

 

 

No exemplo acima esta ligando em uma bateria. Mas é só vc achar um ponto de tensao dentro da fonte que nao varie. Pode ser alimentado com até 30v.

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, R2-D2 disse:

@mucas blz amigo 

Como você está ligando esse display? Oberserve o seguinte:

O voltimetro precisa um minimo de alimentação para funcionar, se alimentar apenas com 1v realmente ele vai desligar.

 

Acredito que com 5v é o suficiente para alimentação dele. 

Entao a minha dica é alimentar o circuito do display com uma alimentação diferente da alimentação de saída. Acredito que consome pouca corrente, portanto pode ser nos 5v stand by da ATX, pois sao 5v fixos

 

Para alimentar o display de uma forma separada são os fios vermelho fino (positivo) e preto fino (negativo). Deixe ligado em uma tensao que nao irá variar ok?

Dessa forma ele nao vai desligar ao medir baixas tensões. 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

 

No exemplo acima esta ligando em uma bateria. Mas é só vc achar um ponto de tensao dentro da fonte que nao varie. Pode ser alimentado com até 30v.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/05/2020 às 15:34, R2-D2 disse:

@mucas blz amigo 

Como você está ligando esse display? Oberserve o seguinte:

O voltimetro precisa um minimo de alimentação para funcionar, se alimentar apenas com 1v realmente ele vai desligar.

 

Acredito que com 5v é o suficiente para alimentação dele. 

Entao a minha dica é alimentar o circuito do display com uma alimentação diferente da alimentação de saída. Acredito que consome pouca corrente, portanto pode ser nos 5v stand by da ATX, pois sao 5v fixos

 

Para alimentar o display de uma forma separada são os fios vermelho fino (positivo) e preto fino (negativo). Deixe ligado em uma tensao que nao irá variar ok?

Dessa forma ele nao vai desligar ao medir baixas tensões. 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

 

No exemplo acima esta ligando em uma bateria. Mas é só vc achar um ponto de tensao dentro da fonte que nao varie. Pode ser alimentado com até 30v

Boa noite R2-D2 tudo bem , então fiz o procedimento que vc me passou usando o fio de stambay da fonte ele acende o visor mais na marca a voltagem .

O fio vermelho e amarelo (finos) do voltimetro tem ficar unidos para poder marcar a voltagem eles são a saida positiva do voltimetro..

 

Outra obs: no multimetro consigo os 1.3v e 24v .

No voltimetro consigo 3.6v e 10.6v .

 

Agora se eu unir o fio preto (fino ) do voltimetro com o fio azul da fonte -12v resolveria o problema de voltagem ?

 

Fico no aguardo 

 obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, mucas disse:

 

O fio vermelho e amarelo (finos) do voltimetro tem ficar unidos para poder marcar a voltagem eles são a saida positiva do voltimetro..

Isso não está correto amigo. Veja que o amarelo é a medição de tensao, então precisa ficar na saida que vc esta regulando. (Voce está medindo tensao ajustavel e nao uma tensao fixa OK). Caso fosse tensao fixa, entao poderia unir fios vermelho e amarelo finos sem problemas.

 

ligação.PNG

 

Fio preto grosso na referencia negativa da fonte (que pelo jeito é seu azul, ja que está utilizando os 22v.)

Ou seja, seu fio azul da ATX está sendo o negativo da fonte ajustável.

 

Fio amarelo na saida positiva regulada da fonte (no pino do meio do LM317). 

 

Fio vermelho grosso passa a ser o GND. Portanto quando vc ligar algum equipamento, esse fio vai ser o Negativo. (que antes era o fio azul).

 

Não medir cargas superirores a 10A, pois o resistor shunt nao suporta mais que isso.

 

Se ficou duvidas estou por aqui

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, R2-D2 disse:

Isso não está correto amigo. Veja que o amarelo é a medição de tensao, então precisa ficar na saida que vc esta regulando. (Voce está medindo tensao ajustavel e nao uma tensao fixa OK). Caso fosse tensao fixa, entao poderia unir fios vermelho e amarelo finos sem problemas.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Fio preto grosso na referencia negativa da fonte (que pelo jeito é seu azul, ja que está utilizando os 22v.)

Ou seja, seu fio azul da ATX está sendo o negativo da fonte ajustável.

 

Fio amarelo na saida positiva regulada da fonte (no pino do meio do LM317). 

 

Fio vermelho grosso passa a ser o GND. Portanto quando vc ligar algum equipamento, esse fio vai ser o Negativo. (que antes era o fio azul).

 

Não medir cargas superirores a 10A, pois o resistor shunt nao suporta mais que isso.

 

Se ficou duvidas estou por aqui

 

Boa tarde meu amigo R2-D2.

Apliquei as ligações do esquema que vc me passou , quase tudo deu certo .

Deu errado a marcação no voltimetro não saí do 10.6v , mais teve resultados ótimos também consegui regular de 0.0v até os 10.6v .

Então desisti da fonte atx. 

Como trabalho  aparelhos de canais  tv e tenho alguns, usei a fonte ( Lexuxbox f90 ). Onde tenho as seguintes voltagens: 5v , 14v , 22v , vf+ e vf-.

Usei 22v , 5v e gnd e apliquei o esquema do tópico ; suas orientações e algumas coisas a mais como: Interruptor , resistor 470 ohns e led. 

Ficou show. Mas gostaria de saber se posso adiconar 2 diodos IN4007 um na entrada junto com o resistor de 220 ohns e o outro diodo na saída junto com o capacitor 0.1 uf . Para proteção.

 

Amigo agradeço muito mesmo sua ajuda .

Muito obrigado.

 

 

 

20200514_154403.jpg

20200514_154245.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 A ESTE LINKS como modificar ali pc atx por 1v-22v /15a

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Boa tarde, estou fazendo essa fonte mas estou com uma duvida, ao ligar o display do voltímetro/amperímetro.

Os cabos finos (preto, vermelho e amarelo), estou ligando da seguinte maneira, cabo preto no terra da fonte, cabo vermelho no 12v estável da fonte e o cabo amarelo na saída regulada, até ai tudo bem, a duvida vem agora, os cabos grossos preto e vermelho se eu ligar no terra da fonte não funcionam se eu ligo no cabo azul (-12v) a fonte não liga (já queimei uma), mas se eu retiro o cabo azul da alimentação da parte que faz a regulagem da tensão e coloco um preto a fonte liga e tudo funciona.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 8 meses depois...
2 horas atrás, Junior Santos Gerry disse:

Afinal qual e o maximo de corrente que essa fonte da na saida com 12 volts e com 24 volts?

Abraco

Vai depender se esta usando ou nao todas as linhas de 12v. Montei uma , mas com tensão fixa para ter somente 3,3v, 5v e 12v e a corrente máxima da fonte somente obtive usando todos os fios com saida.
Lembrando que nessas ATX genéricas isso passa a ser uma incógnita porque nao se consegue a corrente maxima ao natual em cada linha de cabos molex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, argl disse:

Vai depender se esta usando ou nao todas as linhas de 12v. Montei uma , mas com tensão fixa para ter somente 3,3v, 5v e 12v e a corrente máxima da fonte somente obtive usando todos os fios com saida.
Lembrando que nessas ATX genéricas isso passa a ser uma incógnita porque nao se consegue a corrente maxima ao natual em cada linha de cabos molex.

Ola nao emtendias geralmemte a corrente maior nas genericas e na linha de 12 volts nesse caso seria juntar uns 3 ou 4 amarelos e e juntar uns 4 pretos e dai ttabalhar so nela cortando a trilha de 3.3 e 5.volts. 

 

Pelo que vi este LM317 limita em 1.5 Amperes a saida uma pena se fosse possivel uns 3 ou 4 amperes seria ideal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez o erro de leitura do voltímetro seja a referencia do terra,.

A fonte de -12v é de pequena corrente, ± 1a

Se houve espaço na  janela do  transformador enrole algumas espiras  com fio esmaltado( pode ser retirado de um trafo velho com cuidado para não raspar o verniz, não precisa desmontar o trafo da fonte , va costirando na janala)   ligando ao enrolamento de 12v , retificando e filtrando, depois regule com o LM , se precisar de maior corrente use o LM 317 regulando um transistor de potencia

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Junior Santos Gerry disse:

Ola nao emtendias geralmemte a corrente maior nas genericas e na linha de 12 volts nesse caso seria juntar uns 3 ou 4 amarelos e e juntar uns 4 pretos e dai ttabalhar so nela cortando a trilha de 3.3 e 5.volts. 

 

Pelo que vi este LM317 limita em 1.5 Amperes a saida uma pena se fosse possivel uns 3 ou 4 amperes seria ideal. 

As linhas de 3,3v e 5v em geral são as de maior corrente nas fontes ATX. A linha de -12v e 5v Stb são no máximo 1A. Isso deve limitar teu projeto.
AS fontes ATX precisam de uma carga constante para ir liberando tensão e corrente. Na minha fonte eu peguei e coloquei um resistor de 58R 5W (pode ser qualquer valor proximo) na linha de 5v. Peguei um fio da linha de 5v no resistor e conectei a um fio terra (preto). Pode ser por isso que você nao esteja conseguindo nada mais acima de 10v.

Já vi no youtube gente fazendo modificações em fontes ATX conseguindo tensões mais altas, mas tem que fazer pequenas alterações na placa. Dá uma olhada no canal amor a vida.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Em 12/05/2020 às 16:01, mucas disse:

Boa R2-D2 vou fazer isso não havia pensado .

Só vou ter que soldar o fio novamente na fonte pois eliminei .

Mais não é o problema 

posto resultado 

obrigado amigo

 

Boa noite. Gostaria de uma ajuda. Eu fiz um fonte de bancada com ajuste com uma fonte ATX e coloquei um display voltímetro. Quando ligo, ele dá a voltagem normalmente, porém, quando conector qualquer dispositivo, a tensão cai muito. O que pode estar ocorrendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...