Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido CCE WIN Ultra Thin T345 MB CL341 C Não liga depois de limpeza superficial

Avalie este tópico:


Thiago kbca

Posts em destaque

Fala galera, blz? 

 

Então, dei uma olhada no forum como um todo para entender como funciona e agora quero dividir com vocês um problema com esse notebook CCE WIN Ultra Thin T345.

Peguei ele funcionando com a tela de "falta sistema operacional", ou seja, formataram o HD e não souberam instalar um SO novo.

Daí, percebi que o note estava muito sujo, muito mesmo, como não tenho alcool isopropilico ainda, usei um pincel e retirei o excesso de poeira de toda a placa e também da ventoinha e disspador de calor.

Pronto, foi o suficiente para o note não ligar mais! 

 

Antes até acendia o led de carga na cor laranja, mas após a limpeza ele acendeu na cor branca quase apagada e apagou de vez. 

 

Sou amador para essa parte de eletrônica, mas tenho um bom conhecimento de informática, então, testei HD, Memória RAM, Placa Wifi, Drive DVD e funcionam normalmente em outro dispositivo.

A bateria já está viciada, não suporta carga. 

 

Acabei pesquisando sobre esse problema e achei o forum, sem saber, expliquei a situação em outro post e fui orientado a abrir um novo com toda a situação.

O usuário @master7 pediu para informar as tensões nos pinos da PU3 e seguem abaixo bem como a foto da placa e do local da PU3.

 

Os testes que reaizei até agora foram: 19v no jack normal e no Pq82 de um lado os 4 pinos dão 19v, do outro 3 dão 19v e um só que deve ser o Source (não entendo bem ainda) está dando 2.86v.

E fiz os testes também na PU3 com os resutlados dos pinos abaixo:

 

1- 0,01v

3- 2v

6- 1,7v

8- 3,3v

11- 0v

14- 4,99v

16- 19v

17- 5v

20- 0v

23 - 0,10v

 

Baixei o esquema elétrico dessa placa, mas, como não tenho muito conhecimento em eletrônica ainda, to apanhando um bocado para decifrar aquelas informações.

Se alguem puder me ajudar a consertar essa placa e me orientar melhor, agradeço demais desde já. Peguei gosto pela área e pretendo investir mais nisso para quem sabe abrir minha própria assistência. :)

 

IMG_20200512_142505.jpg

IMG_20200512_142437.jpg

 

Editado: por GBS_Info
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago kbca 
 

Citar

 

Daí, percebi que o note estava muito sujo, muito mesmo, como não tenho alcool isopropilico ainda, usei um pincel e retirei o excesso de poeira de toda a placa e também da ventoinha e disspador de calor.

Pronto, foi o suficiente para o note não ligar mais! 

 

Sempre que manusear uma placa eletrônica é bom ter cuidado com a "descarga eletrostática".

As vezes um componente é danificado por um descuido simples (não sei se foi o seu caso).

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Citar

O usuário @master7 pediu para informar as tensões nos pinos da PU3 e seguem abaixo bem como a foto da placa e do local da PU3.

Na verdade ele não pediu pra vc, ele solicitou para o autor do tópico.

 

 

Citar

no Pq82 de um lado os 4 pinos dão 19v, do outro 3 dão 19v e um só que deve ser o Source (não entendo bem ainda) está dando 2.86v.

Tá correto !

ata1.jpg

 

 

Passe as tensões nas bobinas PL1 e PL3.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago kbca muito bem, vamos lá! Verifique qual a tensão da bateria RTC, qual a tensão do pino 15 do SIO (U27). Afira a resistência da PL3 em relação ao GND, na escala de 2K (2000 ohm), coloque a ponteira preta do multímetro no terra da placa e a ponteira vermelha na PL3 e nos diga o valor encontrado.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/05/2020 às 17:59, master7 disse:

@Thiago kbca muito bem, vamos lá! Verifique qual a tensão da bateria RTC, qual a tensão do pino 15 do SIO (U27). Afira a resistência da PL3 em relação ao GND, na escala de 2K (2000 ohm), coloque a ponteira preta do multímetro no terra da placa e a ponteira vermelha na PL3 e nos diga o valor encontrado.

Desculpe, só consegui realizar os testes agora.. vamos lá: 

Bateria RTC - 3.3v

Tensão no pino 15 do U27 - 3.3v

resistência da PL3 - 048 nos dois lados. (houve uma variação entre 048 e 052 nos primeiros 15 segundos, depois estabilizou em 048.

 

É isso até aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, master7 disse:

@Thiago kbca Levantar a PL3 e medir novamente nos pads dela o valor da resistência. Passe também as tensões dos pinos de PQ7 e PQ25.

Então, quanto ao procedimento "levantar a PL3 e medir nos pads" não sei como fazer. Como seria? Remover com ar quente?

Já as tensões dos pinos Pq7 e Pq25 são conforme imagem abaixo. Os outros pinos não informados não tem tensão (0v).

 

IMG_20200513_235513.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguem registros dos testes nas imagens abaixo:

Os pinos do PD14 são 3.3v, 3.5v e 0.09v oscilando pra zero.

O teste de continuidade comecei do pino com 0.09v com a ponteira preta e a vermelha conforme seta azul dando 970.

Depois deu continuidade na seta amarela e na laranja normal sem variações.

 

Era nesse sentido mesmo? Ficou claro?

 

 

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Thiago kbca disse:

Era nesse sentido mesmo? Ficou claro?

Sim, era isso mesmo. Podemos concluir que a tensão da PL3 só vai aparecer depois que vc pressionar o botão power. O próximo passo é verificar se no botão power vc tem por volta de 19v e no Q31, no pino 3, os 3.3V presente nesse pino vai a zero ao pressionar o botão power.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não fiz a ressolda por não ter recebido ainda o fluxo de solda (comprei no mercado livre) junto com 1l de Isopropilico. Mas, fiz os testes antes e depois de apertar o botão power e ficaram assim:

 

Antes / depois:

16 - 0v / 0v

18 - 3.3v / 3.3v

68 - 0v / 0v

95 - 0.10v / 0.11v

100 - 3.3v / 3.3v

 

Deve mudar de tensão antes e depois algum deles?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago kbca conforme mostra o pino 95 do SIO, tem algum problema nas fontes primárias. Como já analisado só temos a ENTRIP2 habilitada e cheguei a conclusão que a ENTRIP1 deve está habilitada também para que o PU3 possa deixar de aterrar o sinal ALW_PWROK, que por sua vez, vai dá sinal verde para que o SIO prossiga com a sequencia de start. Quem habilita a ENTRIP1 é o sinal PM_SLP_SUS#  que vem do PCH (U12), mas ele não está fazendo isso. Portanto, para efeito de teste sugiro que vc faça um ME no PCH e após isso veja se a placa liga. Se ela ligar, vc vai ter que fazer o Reballing do PCH, caso contrário, vai ter que substituir o PCH.

Editado: por master7
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, master7 disse:

@Thiago kbca conforme mostra o pino 68 do SIO, tem algum problema nas fontes primárias. Como já analisado só temos a ENTRIP2 habilitada e cheguei a conclusão que a ENTRIP1 deve está habilitada também para que o PU3 possa deixar de aterrar o sinal ALW_PWROK, que por sua vez, vai dá sinal verde para que o SIO prossiga com a sequencia de start. Quem habilita a ENTRIP1 é o sinal PM_SLP_SUS#  que vem do PCH (U12), mas ele não está fazendo isso. Portanto, para efeito de teste sugiro que vc faça um ME no PCH e após isso veja se a placa liga. Se ela ligar, vc vai ter que fazer o Reballing do PCH, caso contrário, vai ter que substituir o PCH.

Ok @master7vou verificar isso agora e já dou uma resposta. 👍🏼

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/05/2020 às 16:53, Thiago kbca disse:

Não fiz a ressolda por não ter recebido ainda o fluxo de solda (comprei no mercado livre) junto com 1l de Isopropilico. Mas, fiz os testes antes e depois de apertar o botão power e ficaram assim:

 

Antes / depois:

16 - 0v / 0v

18 - 3.3v / 3.3v

68 - 0v / 0v

95 - 0.10v / 0.11v

100 - 3.3v / 3.3v

 

Deve mudar de tensão antes e depois algum deles?

 

 

@master7 blz? Acabei me ocupando com meu trabalho e não pude fazer o procedimento de ME como você falou. Mas, até para relembrar, refiz os testes nos pinos da SIO e tem uma correção:

 

16 - 0v / 0v

18 - 3.3v / 0v

68 - 0.05 / 0.10v

95 - 0v / 0v

100 - 3.3v / 3.3v

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Thiago kbca disse:

Percebi o SIO muito quente quando conectei a fonte, testei continuidade no pino 111 e 11 e deu continuidade. É curto?

Se houver mesmo continuidade entre o pino 111 e o pino 11, sim, é curto. O pino 111 é uma alimentação do SIO e o pino 11 é um GND. Qual a tensão do pino 111?

Editado: por master7
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, master7 disse:

Se houver mesmo continuidade entre o pino 111 e o pino 11, sim, é curto. O pino 111 é uma alimentação do SIO e o pino 11 é um GND. Qual a tensão do pino 111?

Pino 111 deu 3.25v na SIO. Dei um tempo pra esfriar e novamente ao conectar a fonte tá queimando o dedo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago kbca remove o SIO e meça novamente nos pads dos pinos 11 e 111 na placa pra vê se ainda há continuidade entre eles. De qualquer forma, como ele está esquentando muito, muito provavelmente vc vai ter que trocá-lo. Pode ser que vc ao fazer as medidas tenha fechado curto nos pinos e o SIO foi pro saco ou ele já estava esquentando e vc não tenha percebido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...