Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Notebook Samsung RV415-CD1BR - SCALA2-14DI-VE Rev 1.0 BA41-01891A - Liga, mas sem imagem no monitor.

Avalie este tópico:


Raniere T.I.

Posts em destaque

Estou com este notebook para manutenção. O cliente relatou, que, enquanto o usava, ouviu um som semelhante a um estalo de arco voltaico, e, após isso, a imagem na tela ficou branca; ou seja, sem imagem ficando somente uma tela branca.

O recebi desta forma, como relatado pelo cliente.

Imaginei que poderia ser algum problema com a BIOS, então, a regravei, mas o problema não se resolveu.

Depois, com a placa ligada, acabei provocando um curto entre dois terminais do conector do cabo flat do monitor. A seta indica o local onde aconteceu o curto circuito. Apesar de eu não ter 100% de certeza se foram nestes dois terminais mesmo que toquei, mas digo que foi nesta região.
Neste momento do curto-circuito o monitor desligou e agora não liga mais. Ou seja, agora não tenho nem tela branca, como tinha antes.

 

Quando a fonte é conectada, a luz (verde na foto) que indica a conexão da fonte se acende. Quando o botão power é pressionado, as luzes da plaquinha de power e a luz de power na placa-mãe (azuis) se acendem, como se vê nas fotos. O cooler gira normalmente. A placa-mãe responde, desligando, quando o botão power é pressionado.

Tenho o seguinte esquema:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

que não é exatamente desta placa (não sei onde encontrar o exato), mas não estou certo se consigo (por minha incapacidade...) encontrar algo útil neste esquema.

Eu penso que devo descobrir o que aconteceu quando houve o curto circuito nos terminais, resolver isso, e, depois seguir com a solução do problema da tela branca, mas não sei por onde começo. Peço ajuda de quem puder ajudar. O que devo testar e como agir aqui?

Agradeço a ajuda.

20200512_006.jpg

20200512_007.jpg

20200512_009-2.jpg

20200512_011-2.jpg

Editado: por Raniere T.I.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@regisfatef

As tensões que tenho são como estão nesta foto (com, e sem o conector do cabo de vídeo do monitor). Amplie para ver.
Eu acredito que fiz do curto entre estes dois terminais dentro do retângulo amarelo. Se não, fiz entre estes dois que estão dentro do retângulo alaranjado.Conector-voltagens.jpg

Editado: por Raniere T.I.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

a

Em 12/05/2020 às 20:17, regisfatef disse:

Pinos 27 e 29 deveria ter 3 V, Tensão LCD_VDD3V.

Verifique o circuito abaixo :

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

RV 415 LVDS.png

 


Eu tentei mapear os componentes dessa área que você indicou e, junto, os componentes próximos. Não estou certo de ter feito isso de forma correta, já que esta placa não tem serigrafia e estou inseguro quanto a qual componente corresponde a cada um do esquema.
Segue duas imagens que preparei nas quais tento demonstrar o que identifiquei.
A primeira mostra o que me parece ser a posição do conector do cabo de vídeo do monitor (retângulo rosa). Os números em verde indicam as posições dos pinos do conector que acredito estarem corretas. Os números em amarelo indicam posições das quais não tenho certeza de estarem corretas.

A área "LCD Power", que você pediu para eu verificar, está marcada com o retângulo amarelo. E a região onde acredito ser a "Backlight On" está marcada com o retângulo vermelho.
Como os nomes dos componentes está pouco legível, estou enviando a segunda imagem na qual é possível ver melhor a serigrafia em cada componente.

Se eu tiver identificado os componentes de forma incocorreta, agradeço correções. Agora que acredito ter identificado os componentes, o que devo procurar nesta área "LCD Power"?

Mapeamento de circuito-2.jpg

Nome dos componentes.jpg

Editado: por Raniere T.I.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde, faça esse teste simples pra ver se a maquina esta respondendo, coloque o hd e ligue a maquina e veja se o led indicador do hd esta acendendo, se esse led estiver piscando, indica que a placa esta trabalhando legal, aí vc precisa verificar o circuito lvds, se não começar a piscar o led do hd, vc precisa trabalhar bios, sio ou ate os bgas como processador e pch.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/05/2020 às 18:35, Raniere T.I. disse:

Caso num Lock não respondesse, o que isso indicaria?

 

Geralmente significa que a maquina subiu vídeo, você colocou outro LCD para testar ?? Pode ter sido apena isso só isso... outra coisa, esse modelo se não me engano ele não dá vídeo no monitor externo na bios, somente quando entra no sistema, quanto ao curto que você deu tenta verifica os fusíveis, tanto da placa como do LCD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/05/2020 às 13:25, wondertecnologia disse:

boa tarde, faça esse teste simples pra ver se a maquina esta respondendo, coloque o hd e ligue a maquina e veja se o led indicador do hd esta acendendo, se esse led estiver piscando, indica que a placa esta trabalhando legal, aí vc precisa verificar o circuito lvds, se não começar a piscar o led do hd, vc precisa trabalhar bios, sio ou ate os bgas como processador e pch.

@wondertecnologia Fiz o teste como você indicou e posso ver que a luz do HD pisca normalmente. Aliás, posso ver agora, sem o cabo do monitor conectado à placa-mãe, que ela está funcionando, pelo menos em parte. O sistema carrega (ou pelos menos indica que carrega, pela imagem... veja a foto). E é possível entrar na BIOS normalmente. Eu ainda não tinha notado isso antes, pois, fiz o teste de vídeo externo com o cabo no monitor LCD ligado à placa.

Reconectei o cabo do monitor LCD para me certificar de que ainda continuaria dando ou não vídeo externo, e vejo que não dá. Presumo, então, que possa ter algum tipo de curto no monitor LCD ou no circuito responsável pelo monitor, seria isso?

@Ascent Tecnologia e info Ainda não conectei outro LCD. Não tenho um para isso. Vou ver se consigo algum. Se conseguir, volto a relatar o que acontece.

20200527_003.jpg

20200527_004.jpg

20200528_003.jpg

Editado: por Raniere T.I.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Raniere T.I. disse:

@wondertecnologia Fiz o teste como você indicou e posso ver que a luz do HD pisca normalmente. Aliás, posso ver agora, sem o cabo do monitor conectado à placa-mãe, que ela está funcionando, pelo menos em parte. O sistema carrega (ou pelos menos indica que carrega, pela imagem... veja a foto). E é possível entrar na BIOS normalmente. Eu ainda não tinha notado isso antes, pois, fiz o teste de vídeo externo com o cabo no monitor LCD ligado à placa.

Reconectei o cabo do monitor LCD para me certificar de que ainda continuaria dando ou não vídeo externo, e vejo que não dá. Presumo, então, que possa ter algum tipo de curto no monitor LCD ou no circuito responsável pelo monitor, seria isso?

@Ascent Tecnologia e info Ainda não conectei outro LCD. Não tenho um para isso. Vou ver se consigo algum. Se conseguir, volto a relatar o que acontece.

20200527_003.jpg

20200527_004.jpg

20200528_003.jpg

 

pronto, agora é só testar com outro lcd...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raniere T.I. Parabéns pelo nível de detalhes que você coloca em sua analise, isso facilita e muito aqui pra quem está desse lado. 

 

Mas sinceramente não entendi a sua lógica, o notebook virou o Thor e você acreditou que era uma gravação de BIOS para resolver? Acho que não era por ai não.

 

image.png

 

image.png

 

Seguindo essa imagem temos:

 

VDD_LED = ok

LCD_VDD3V = OK

LCD3_BKLTON = OK

LCD3_BRIT = 0V = erro

 

Apenas para ficar ainda mais correto seu post. Vamos falar de alguns termos

 

Monitor = Tela de tubo, ou lcd ligado ao conector VGA;

Circuito responsável pelo monitor = é o CRT Monitor;

Circuito responsável pela Tela do notebook = é o LVDS;

 

O CRT e o LVDS trabalham de forma independente um pode funcionar e outro não como pode ver ai no seus testes.

 

O curto circuito aconteceu no circuito LVDS que deve ser analisado. 

 

Em especial o LCD3_brit. Tente usar uma tela nova também veja que seu erro pode ser de "injetar" 19v numa linha de 3.3v ao fechar o curto onde você marcou.

 

Se isso aconteceu você injetou tensão dentro do pobre processador. 

 

image.png

 

Ai você já viu né?! lá se foi o controle LVDS do processador.

 

 

 

 

 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/05/2020 às 14:26, Ascent Tecnologia e info disse:

pronto, agora é só testar com outro lcd...

@Ascent Tecnologia e info
Eu fiz testes com telas com algum defeito (rachaduras, falha na imagem...), mas que ainda funcionam e nem uma delas ligou (estou tentando testar sem ter de comprar uma tela nova somente para fazer este teste...). Nestes testes, a placa-mãe parece estar com o mesmo comportamento que tem quando ligada à tela do notebook. Ou seja, não inicia.
Os testes que fiz foram com telas que têm o mesmo conector de 40 pinos, porém, com part numbers diferentes. Isso não seria um empecilho a este tipo de teste, seria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raniere T.I.  Não altera nada nos teste as telas com part number diferentes. Não nesse modelo. 

 

Mas veja que é sempre bom ter uma tela que tenha 100% de certeza que ela esteja funcionando esteja ela quebradda ou não. É sempre bom ter uma tela confiável de teste.

Em 02/06/2020 às 12:04, Raniere T.I. disse:

Seria este o arquivo?

Sim vai servir para analisar o circuito LVDS.

 

21 horas atrás, Raniere T.I. disse:

Nestes testes, a placa-mãe parece estar com o mesmo comportamento que tem quando ligada à tela do notebook. Ou seja, não inicia.

 

Seja mais especifico. Com as outras telas continua dando imagem no monitor? 

Em 01/06/2020 às 13:19, K0rTy disse:

LCD3_BRIT = 0V = erro

 

Você analisou essa parte porque não está chegando aqui 3v?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, K0rTy disse:

Seja mais especifico. Com as outras telas continua dando imagem no monitor? 

@K0rTy  Não. Não tem imagem na tela LCD. Toda vez que uma tela (não importando qual seja) é ligada ao cabo de dados ligado à placa-mãe, a placa não dá boot. Então, se uma tela é mantida ligada à placa-mãe, não tem imagem no monitor externo. Quando o cabo é desconectado da tela LCD, a placa-mãe inicia; como demonstrado acima.

 

36 minutos atrás, K0rTy disse:

Você analisou essa parte porque não está chegando aqui 3v?

Ainda não. Vou dar uma olhada mais tarde e retorno aqui.

 

Em 01/06/2020 às 14:19, K0rTy disse:

Mas sinceramente não entendi a sua lógica, o notebook virou o Thor e você acreditou que era uma gravação de BIOS para resolver? Acho que não era por ai não.

Respondendo ao seu comentário: é, de fato acho que não era por este caminho mesmo.
Mas este é o relato do cliente, que, na verdade, não pareceu muito preciso. E em uma análise visual preliminar não pareceu haver uma razão para o som que ele diz ter ouvido. O processador e o chipset esquentam, o cooler responde ao aquecimento de forma ativa. Eu li sobre um caso com sintomas parecidos, então, quis fazer o teste para descartar a possibilidade.

 

36 minutos atrás, K0rTy disse:

Mas veja que é sempre bom ter uma tela que tenha 100% de certeza que ela esteja funcionando esteja ela quebradda ou não. É sempre bom ter uma tela confiável de teste.

É, concordo. Eu tenho três aqui que funcionam, mesmo com algum defeito como descrito acima.

Editado: por Raniere T.I.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...