Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Inspiron N5010 MB DG15 Liga e desliga

Avalie este tópico:


Querosergrande

Posts em destaque

Boa tarde, pessoal. Tudo bom?

Estou com esse notebook Dell mencionado no título, que chegou com a reclamação do cliente de estar usando e após aproximadamente 30 minutos ele desligava.

Chegou e eu de imediato desmontei e fiz a preventiva, com limpeza de sistema de exaustão de ar que estava com poeira, seguido da troca de pasta térmica.

Coloquei o equipamento para teste e o ocorrido voltou a se apresentar.

O mais estranho, é que mesmo com o notebook desligado após o surto, a ventoinha continua girando forte. Desmontei rapidamente, e verifiquei que o processador não possui temperatura para o cooler permanecer acionado por alguma questão de sensores de temperatura.

Reparei também, que ao desligar, o mesmo às vezes não religa simplesmente pressionando o botão de Power, mas eu preciso remover a fonte do DC Jack e reconectar para que ele religue.

Achei diversos casos desse equipamento na internet, entretanto, todos sem desfecho.

Alguém com experiência nesse exato equipamento ou com algo semelhante poderia me auxiliar?

Não gostaria de onerar o custo de um novo cooler, sem ter a certeza de que pode ser isso. Também não quero sacar a BIOS de forma desnecessária.

OBS: A versão da BIOS é a A09.

Aguardando posicionamento dos amigos.

Forte abraço,

JB

Editado: por Querosergrande
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não possa ser o tecipador de calor??

ou a bateria??...

Quando ele desliga ele dar protect?, tipo não da comando no bottão power.. só dar comando de botão power quando vc retira o DC Jack e reconecta eeh??

me diz ai pq tenho um com mesmo problema, e me derão dicas pra este problema no outro fórum,

me fala ai que eu lhe responderei  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@patrick cibernético 

Limpei o sistema de refrigeração, troquei pasta térmica e bateria CR2032, conforme início da postagem.

E sim, algumas vezes eu preciso remover o conector da fonte e reconectar para que ele volte a ligar. E assim que eu conector a fonte no notebook, o cooler arma com o notebook desligado (até com a fonte assimétrica - de bancada).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Querosergrande creio que esse MB DG15 não é todo o modelo da placa! Eu peguei esse modelo como exemplo. Se na sua placa tem mais informações é melhor colocar, assim fica melhor procurar um aquivo correto para o modelo. Coloca revisão também! No primeiro post coloca processador, chip de vídeo e o que puder ajudar na identificação do arquivo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, desmontei o equipamento inteiro e comecei a fazer testes mais precisos, dentro daquilo que disponho e com as ideias de vocês.

Conforme imagem, com o equipamento desmontado e com o conjunto de cooler virado para cima, pude sentir que a temperatura está sendo conduzida normalmente de uma extremidade até outra do heat pipe (cano oco de cobre), e quando o mesmo atinge uma temperatura mais elevada (sentindo com os dedos) a ventoinha arma jogando o ar quente para fora. Acredito que o cooler esteja fazendo o papel corretamente, e com a placa fora da carcaça, o equipamento não está desligando tão rápido, mas ainda desliga.

Entretanto, o que mais me causa estranheza, é o fato de que IMEDIATAMENTE após conectar a fonte de alimentação no equipamento, a ventoinha já arma em velocidade máxima, e diminui a rotação quando ligo através do botão de power, ocorrendo o que o @patrick cibernético havia mencionado, inclusive ele apenas religar quando desliga, tendo que remover e reconectar a fonte, senão a proteção não deixa ligar.

Respondendo ao @Leonildo o modelo completo da placa é sim, a DG15 48.4HH01.011 da HannStar.

IMG_20200514_153333.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...