Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dell Inspiron N5010 MB DG15 48.4HH01.011 Apaga tela

Avalie este tópico:


Querosergrande

Posts em destaque

Boa tarde, pessoal. Tudo bom?

Estou com esse notebook Dell mencionado no título, que chegou com a reclamação do cliente de estar usando e após aproximadamente 30 minutos ele apagava a tela (desligava, mas o LED permanecia aceso).

Chegou e eu de imediato desmontei e fiz a preventiva, com limpeza de sistema de exaustão de ar que estava com poeira, seguido da troca de pasta térmica.

Coloquei o equipamento para teste e o ocorrido voltou a se apresentar.

 

Com o equipamento desmontado e com o conjunto de cooler virado para cima, pude sentir que a temperatura está sendo conduzida normalmente de uma extremidade até outra do heat pipe (cano oco de cobre), e quando o mesmo atinge uma temperatura mais elevada (sentindo com os dedos) a ventoinha arma jogando o ar quente para fora. Acredito que o cooler esteja fazendo o papel corretamente, e com a placa fora da carcaça, o equipamento não está desligando tão rápido, mas ainda desliga a tela depois de um tempo.

 

O mais estranho é que imediatamente após conectar a fonte (carregador) a ventoinha dispara, mesmo com o equipamento desligado, diminuindo a rotação quando eu ligo. E também, mesmo com o notebook apagado após o surto, a ventoinha continua girando forte. Desmontei rapidamente, e verifiquei que o processador não possui temperatura para o cooler permanecer acionado por alguma questão de sensores de temperatura.

Reparei também, que ao desligar, o mesmo às vezes não religa simplesmente pressionando o botão de Power, mas eu preciso remover a fonte do DC Jack e reconectar para que ele religue.

 

Achei diversos casos desse equipamento na internet, entretanto, todos sem desfecho.

Alguém com experiência nesse exato equipamento ou com algo semelhante poderia me auxiliar?

 

Não quero sacar a BIOS de forma desnecessária e ainda preciso do arquivo para a mesma.

Baixei a versão mais recente no site da Dell, mas o equipamento só atualiza se a bateria tiver uma carga mínima de 10% e a mesma está viciada.

 

OBS: A versão da BIOS é a A09 e placa mãe DG15 48.4HH01.011 da HannStar

 

Aguardando posicionamento dos amigos.

Forte abraço,

JB

IMG_20200514_153333.thumb.jpg.07c11e48c16ce1b403e9a4777ee98e55.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou citar o que já aconteceu comigo , peguei uma vez um Dell com o mesmo problema , fiz todas as aferição e as mesmas estavam ok! 

Depois de um tempo parado aqui , chego uma sucata que compro de amigos por fora , então vi que tinha uma parecida , então resolvi testar todos os fet do circuito V-core , quando me deparei com o 1 deles apresentando erro , foi batata , troquei o mesmo voltou , como não tinha achado o esquema não sei te explicar o que foi , mas resolveu comigo , foi mais empírico do que métodos cartesiano , então segue a dica !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Querosergrande disse:

Não quero sacar a BIOS de forma desnecessária e ainda preciso do arquivo para a mesma

Caso não encontre outro defeito, tem de testar regravando a bios.

Se decidir fazer, não esqueça de salvar o arquivo original.

Tem o arquivo da bios aqui no EBR.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Querosergrande 

Segue os processadores i5 compatíveis com o Chipset Intel® HM57.

 

ata1.jpg

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

ata2.jpg

 

Tenta um processador i5 compatível ou um i3 , Pentium ou celeron

Editado: por GBS_Info
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, GBS_Info disse:

@Querosergrande 

Segue os processadores i5 compatíveis com o Chipset Intel® HM57.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

 

Tenta um processador i5 compatível ou um i3 , Pentium ou celeron

@GBS_Info você poderia me dizer como consigo a lista completa de processadores compatíveis com o Chipset HM57? Talvez achar aqui um Pentium ou Celeron, no máximo i3. Estou sem muitas opções 😕

O atual é um i5 460M.

Grato desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, K0rTy disse:

Também atualizaria a BIOS e acredito que seja facil forçar a BIOS pra gravar mesmo com bateria viciada.

@K0rTy eu baixei aquele arquivo executável que faz através do sistema operacional, com o aplicativo da ROM baixada.

Conhece algum truque para burlar o aviso que o programa dá de haver a necessidade de estar com o carregador e bateria com no mínimo 10% conectados?

Grato desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, K0rTy disse:

@Querosergrande 

 

Uma primeira opção é extrair a bios do executável e gravar a BIOS por um gravador externo.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

@K0rTy tenho o gravador, mas não tenho muita experiência. Vou tentar aqui.

Sabe me dizer se consigo o esquema elétrico para achar a BIOS na MOBO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, K0rTy disse:

@Querosergrande Você não precisa do esquema para achar a BIOS não. Ela é um componente facil de achar. Tem sempre a mesma aparência.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

 

Essa que fica próximo ao slot do processador.

 

 

@K0rTy havia localizado aqui.

Muito obrigado pela ajuda 

IMG_20200515_115628.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Querosergrande disse:

Só esqueci de mencionar, galera, que a tela meio que não APAGA. Ela fica clara, quando ocorre o surto.

Por isso estou suspeitando do processador, como o @GBS_Info também mencionou.

Só não estou conseguindo outro processador para testar.

Nesse caso eu tbm suspeito da bios ou SIO.

Somente na bateria acontece o mesmo problema ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, GBS_Info disse:

Nesse caso eu tbm suspeito da bios ou SIO.

Somente na bateria acontece o mesmo problema ?

@GBS_Info acabei de atualizar a BIOS como você, @K0rTy,  @afaraujo79, @allisonleandro11 e  @regisfatef aconselharam, mas o problema persistiu. A versão era antiga e atualizei para a A15. Até porque eu peguei hoje um outro Dell que ao iniciar o Windows 10 a tela ficava preta, mas esse com a atualização da BIOS ficou beleza.

Continua o problema de após alguns minutos, a tela fica escura, porém com o backlight bem aceso conforme a foto da postagem #21 que coloquei mais cedo, e com o LED de power aceso. Após o ocorrido, começa o problema de após conectar o carregador a ventoinha disparar. Reparei que só ocorre depois que esquenta.

Informo que a bateria do equipamento está viciada. Mesmo desligando removendo o carregador, em algumas vezes a máquina liga com a mesma tela do travamento, às vezes aparece normal a logo da Dell. O mais estranho é que em algumas vezes aparece uma linha colorida no meio da tela, como um indicativo de vídeo com problema. E como o vídeo é integrado nesse processador, acho que pode ser ele, mas não estou encontrando outro para testar. Vou tentar conseguir emprestado.

Mas no meio tempo, se tiverem alguma ideia, estou aceitando XD Esse equipamento está tirando meu sono há dias :)

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...