Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Semp Toshiba - MLE 2251F - não liga

Avalie este tópico:


Bolafx

Posts em destaque

Ganhei um monitor da sti que modelo "Monitor led 21.5 POL. WIDE MLE 2251F", ele ligava, dava imagem e após alguns segundos desligava, as vezes ficava alguns minutos, mas sempre desligava, não ficando led de Power nem nada, eu li que podia ser os capacitores da fonte, (que é uma placa interna), abri, conferi, mas as sem querer fechei um curto... E essa fonte já era, queria saber se eu consigo adaptar alguma fonte atx de PC ou de notebook no lugar, eu retirei o conector da fonte, para tentar fazer a adaptação, liguei os pontos de 12v, GND, o PSON eu liguei o fio verde da fonte atx, tem as marcações nela, mas eu não sei o que são as saídas: "EN" "DIM", e se o PSON Tá correto ligando no verde da Fonte, ligando o GND, e 12v, o led ligou, e se eu aperto Power ele fica verde, como se ligasse, mas não dá imagem... Será que se conseguir as funções dos conectores que falta, vai dar certo? O PSON tá ligado corretamente? Ou tenho que chavear ele pra "startar" a placa inverter e a placa de sinal?

 

Resumindo... Tenho que adaptar uma fonte para substituir a original do monitor (kps+L030c1) para ligar as placas de sinal (35016245 rev-00) e inverter (Modelo: kdl+l013e04-01) para ligar o meu monitor (modelo: Monitor led 21.5 POL. WIDE MLE 2251F)

 

Fotos da fonte (a saída tá soldada junta pois fiz isso pra facilitar a retirada)

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

20200516_013223.jpg

20200516_013247.jpg

20200516_014038.jpg

 

 

Editado: por William_R
Mudança do Prefixo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, regisfatef disse:

O título do tópico deve seguir o padrão EBR : marca e modelo + defeito.

Utilize sua primeira mensagem, em editar, e faça a correção.

Desculpa, eu nunca participei de nenhum fórum, é a primeira vez que venho aqui pedir ajuda... Mas foi erro meu não ter ido atrás das regras e procurar saber como funciona as coisas por aqui... Mas agora está certo?

Editado: por Bolafx
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Dionatha Alves disse:
17 horas atrás, Dionatha Alves disse:

Já fez alguma medição na fonte original? Em que parte da fonte vc causou o curto? Acho que o reparo da fonte original seria mais viável.

 

Eu fiquei nisso ontem, após fechar esse curto no mosfet 7N60L (que fica perto da entrada), o fusível da entrada abriu, aí eu pensei na brilhante ideia de tirar o fusível e fazer um jumper pra ligar direto, nisso quando liguei deu ruim, em baixo desde mosfet que fechei curto, estourou um resistor, nisso abandonei a placa, mas ontem após vc dizer fui mexer nela, consegui com um amigo uma de outro monitor pra pegar peças, nisso desfiz o jumper e coloquei outro fusível, outro resistor no lugar do que estourou em baixo do mosfet, e testei... Não explodiu, mas não funcionou tmb, o mosfet 7N60L (o do curto) tá esquentando muito, ao ponto de sair fumaça  se deixar, tô tentando ver se tenho algum equivalente aqui pra tentar substituir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No link abaixo tem o esquema dessa fonte (pag.48) !  Mas antes passe na loja e compre o Download Gratuito para poder baixar o arquivo.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

 

 

Editado: por William_R
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, William_R disse:

No link abaixo tem o esquema dessa fonte (pag.48) !  Mas antes passe na loja e compre o Download Gratuito para poder baixar o arquivo.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Vou baixar e estudar bem ele e qualquer novidade eu mando aqui, eu não sabia como funcionava os downloads, obrigado!

 

Editado: por Bolafx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite @Bolafx ,

 

Antes de tudo, providencie uma "lâmpada série" para evitar mais danos ao testar sua fonte. 

 

 

Com a queima do mosfet provável que o controlador pwm (nb901) também tenha avariado. 

 

Confira ponte retificadora da entrada ac, pode ter entrado em curto algum  diodo por sobre corrente.

 

Passe o código do resistor que abriu.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa, mas nao

15 minutos atrás, ohm disse:

Boa noite @Bolafx ,

 

Antes de tudo, providencie uma "lâmpada série" para evitar mais danos ao testar sua fonte. 

 

 

Com a queima do mosfet provável que o controlador pwm (nb901) também tenha avariado. 

 

Confira ponte retificadora da entrada ac, pode ter entrado em curto algum  diodo por sobre corrente.

 

Passe o código do resistor que abriu.

 

Desculpa, mas não consegui achar o Nb 901 que você citou, nem sabia que essa placa tinha pwm... O resistor marca como R927 um de 10k, o que seria lâmpada série?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A lâmpada série limita a corrente em aparelhos que possivelmente exista um curto. O seu caso, serve como exemplo... a fonte queimou o fusível, ao troca-lo existe a possibilidade de ainda persistir o curto. A qual resultará em mais danos. Com o uso da lampada serie nao iria pegar fogo no 7n60 e sim acender a lâmpada.

Enfim, segue imagem ilustrativa. Em sua fonte, sem carga, pode usar uma lampada de 80w ou 100w:

 

 

Em relação ao circuito integrado responsável pelo comtrole de pwm, acabei passando o código errado. O correto é nw905 (oz531). Possível que o diodo zener d911 (5v6) esteja em curto.Confira também r919 (10r), r913 ( 51r), r915 (0,27r) e troque o foto acoplador n953 (devido o resistor r927 ter alterado e está no pino cs do nw905).

 

 

lampada serie.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...