Jump to content
Sign in to follow this  
rimfsp

devolvido Lenovo ideapad 320 - 14ikb dg421 dg521 dg721 nm-b241 - Liga e desliga em 5 segundos

Rate this topic

Recommended Posts

Sou Técnico em eletrônica e tenho pouca experiencia em manutenção de placa de notebook.Apareceu este notebook para trocar a tela, desconectei a bateria e fiz o procedimento como de costume, ao ligar o notebook ele não quis ligar só acende o led fica uns 3 segundos e apaga, medindo as tensões no Pl402 e pl 401 notei que não tinha as voltagens de 5v e 3,3v, na bios tambem não tenho tensão alguma, ao remover o jumper PJ402 as voltagens no pl402 e pl401 voltaram ao normal indicando algum curto depois do jumper, como não tenho o esquema esta dificil identificar o que esta causando este curto, pergunto aos amigos do forum se tem alguma dica para me auxiliar? 

Edited by rimfsp

Obrigado pela dica  mas creio que não porque eu cheguei a tirar ela da placa e mesmo assim as tensões não voltaram, tem um capacitor próximo a bios, não sei se é de filtragem desconfie dele  também, cheguei a tirar mas também não obtive resultado. Estou tentando descobrir para onde vai está linha de 3,3 v, além da bios, mas está complicado sem esquema.

geralmente para identificar curto aqui na minha bancada eu uso fonte assimétrica começo injetando uma tensao 5 volts com amperagem baixa para que ja acusar curto na entrada da placa nao estoure  e assim regulo a fonte na parte de amper 0,50 por ai e começo a verificar a placa se algum componente esquenta , mas ai para injetar tensao teria que ver os ponto certo quanto iria de voltagem para nao queimar os intregrado ou outros componente . lembrando que se voce injetar tensao por trilha que passa por mosfest eles podem esquentar para tu ter uma precisão melhor temq ue removelos e injetar tensao onde eles alimentam  contudo injetando tensao certa para ponto que esta acusando curto .  

• Like 1

Amigo, essa placa dá muito problema nos fets de baixa, reparei um semana passada com problema no PQ 312 (o que mais dá problema), recomendo testar ele e todos os demais fets, geralmente eles acabam fechando curto do dreno para o source.

• Like 1

@rimfsp lembrando que precisa de créditos para baixar o arquivo! Melhor injetar tensão no pad que ta em curto! 

• Like 1

Valeu pelas dicas, amanhã vou colocar elas em prática, eu infelizmente não tenho uma fonte assimétrica para fazer o teste, sera que posso usar uma fonte de atx de  Pc pegando a tensão de 3,3v e limitando a corrente dela com um resistor para poder fazer o teste, sem correr o risco de danificar algum outro componente?

@rimfsp pode sim! Mais leia bem esse tópico antes de qual quer coisa!

Edited by Leonildo
  • Like 1

Obrigado, vou fazer o esquema com a fonte atx, amanhã postos os resultados obtidos.

Fiz o teste com a fonte atx, mas não obtive resultados concretos, a lâmpada acendeu indicando o curto mas nenhum componente aqueceu. Eu aumentei a corrente  colocando outra lâmpada  em paralelo  com a que eu já estava usando e obtive um aquecimento quase que imperceptível  do processador. 

4 horas atrás, rimfsp disse:

Fiz o teste com a fonte atx, mas não obtive resultados concretos, a lâmpada acendeu indicando o curto mas nenhum componente aqueceu. Eu aumentei a corrente  colocando outra lâmpada  em paralelo  com a que eu já estava usando e obtive um aquecimento quase que imperceptível  do processador. 

Qual linha injetou tensão e o processador aqueceu? Se for na linha de 3 e/ou 5 volts, muitas chances do hashwell estar danificado mesmo.

• Like 1

Isso mesmo fonte de PC.Injetei na linha de 3v, o processador aqueceu pouquíssimo, só em uma região dele.

O que seria hashwell?

Não tenho, porque não tenho o costume de fazer manutenção em placas de Notebook, para o meu serviço normalmente uso uma fonte regulada dessas feitas em casa mesmo ou  fonte de Pc quando preciso de uma corrente mais elevada

16 horas atrás, rimfsp disse:

Isso mesmo fonte de PC.Injetei na linha de 3v, o processador aqueceu pouquíssimo, só em uma região dele.

O que seria hashwell?

É o processador dele, quando ele está com defeito na parte do vídeo geralmente o núcleo menor esquenta quando injeta tensão na linha dos 3v, e quando tem problema na parte de processamento o núcleo maior esquenta quando injeta tensão na linha de 5v, isso é o que aconteceu nos casos que peguei. Sobre o termo fonte atx, você está se referindo de maneira mais correta possível.

• Like 1

É exatamente no núcleo menor que ele aquece um pouco, neste caso vou ter que desistir dele então porque não tenho equipamento para trocar o processador e nem sei se compensa trocar, vou devolver o notebook para a dona. Obrigado a todos que postaram dicas para me ajudar.