Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo ideapad 320 - 14ikb dg421 dg521 dg721 nm-b241 - Liga e desliga em 5 segundos

Avalie este tópico:


rimfsp

Posts em destaque

Sou Técnico em eletrônica e tenho pouca experiencia em manutenção de placa de notebook.Apareceu este notebook para trocar a tela, desconectei a bateria e fiz o procedimento como de costume, ao ligar o notebook ele não quis ligar só acende o led fica uns 3 segundos e apaga, medindo as tensões no Pl402 e pl 401 notei que não tinha as voltagens de 5v e 3,3v, na bios tambem não tenho tensão alguma, ao remover o jumper PJ402 as voltagens no pl402 e pl401 voltaram ao normal indicando algum curto depois do jumper, como não tenho o esquema esta dificil identificar o que esta causando este curto, pergunto aos amigos do forum se tem alguma dica para me auxiliar? 

Editado: por rimfsp
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica  mas creio que não porque eu cheguei a tirar ela da placa e mesmo assim as tensões não voltaram, tem um capacitor próximo a bios, não sei se é de filtragem desconfie dele  também, cheguei a tirar mas também não obtive resultado. Estou tentando descobrir para onde vai está linha de 3,3 v, além da bios, mas está complicado sem esquema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

geralmente para identificar curto aqui na minha bancada eu uso fonte assimétrica começo injetando uma tensao 5 volts com amperagem baixa para que ja acusar curto na entrada da placa nao estoure  e assim regulo a fonte na parte de amper 0,50 por ai e começo a verificar a placa se algum componente esquenta , mas ai para injetar tensao teria que ver os ponto certo quanto iria de voltagem para nao queimar os intregrado ou outros componente . lembrando que se voce injetar tensao por trilha que passa por mosfest eles podem esquentar para tu ter uma precisão melhor temq ue removelos e injetar tensao onde eles alimentam  contudo injetando tensao certa para ponto que esta acusando curto .  

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas, amanhã vou colocar elas em prática, eu infelizmente não tenho uma fonte assimétrica para fazer o teste, sera que posso usar uma fonte de atx de  Pc pegando a tensão de 3,3v e limitando a corrente dela com um resistor para poder fazer o teste, sem correr o risco de danificar algum outro componente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o teste com a fonte atx, mas não obtive resultados concretos, a lâmpada acendeu indicando o curto mas nenhum componente aqueceu. Eu aumentei a corrente  colocando outra lâmpada  em paralelo  com a que eu já estava usando e obtive um aquecimento quase que imperceptível  do processador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, rimfsp disse:

Fiz o teste com a fonte atx, mas não obtive resultados concretos, a lâmpada acendeu indicando o curto mas nenhum componente aqueceu. Eu aumentei a corrente  colocando outra lâmpada  em paralelo  com a que eu já estava usando e obtive um aquecimento quase que imperceptível  do processador. 

Qual linha injetou tensão e o processador aqueceu? Se for na linha de 3 e/ou 5 volts, muitas chances do hashwell estar danificado mesmo.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, rimfsp disse:

Isso mesmo fonte de PC.Injetei na linha de 3v, o processador aqueceu pouquíssimo, só em uma região dele.

O que seria hashwell?

É o processador dele, quando ele está com defeito na parte do vídeo geralmente o núcleo menor esquenta quando injeta tensão na linha dos 3v, e quando tem problema na parte de processamento o núcleo maior esquenta quando injeta tensão na linha de 5v, isso é o que aconteceu nos casos que peguei. Sobre o termo fonte atx, você está se referindo de maneira mais correta possível.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...