Jump to content
Sign in to follow this  
Oraculorafa

em análise PS3 Super Slim 4211A Blackout - Circuito WiFi já testado, medição normal

Rate this topic

Recommended Posts

Olá galera, agradeço a oportunidade de participar da comunidade. Sou novato por aqui, mas já trabalho consertando eletrônicos há cerca de 7 anos, comecei trocando componentes "off-board" e mexendo em softwares, mas como hoje tem a tendência de integrar tudo na placa, preciso me aprofundar em circuitos e componentes soldados, espero poder contar com a ajuda de vocês. Vamos então ao que interessa:

Estou com um PS3 Super Slim CECH 4211A que liga, fica com a luz verde por 1 segundo, e desliga inclusive apagando a luz vermelha do standby. (pelo que vi, é o blackout)

O histórico resumido do aparelho:
1 - O PS3 estava com o sistema original, rodando jogos de mídia física. O cliente queria um emulador de jogos de SNES. Eu instalei com sucesso o HEN (Homebrew Enabler) pra ele, funcionou. (só mexi no software)
2 - A carcaça não era aberta nem limpa há vários anos, cliente pediu limpeza e troca de pasta térmica. Carcaça limpa, placa mãe limpa com álcool isopropílico e limpa-contato, toda a pasta térmica removida, nova pasta térmica aplicada sem excesso.
3 - Como estava rodando HEN, ele mostra as temperaturas internas nos programas que instalei. Após remontagem, mostrava CPU na faixa de 50°, GPU na faixa de 80°, e aparentemente desligava sozinho por superaquecimento, após uns 2 minutos.
4 - Desmontei e remontei algumas vezes, sem sucesso. Nesse modelo, a superfície de dissipação de calor da GPU é bem pequena, não é o mesmo encaixe parafusado da CPU, e talvez precise de um thermal pad, vou testar futuramente. Creio que eu também passei álcool isopropílico e limpa contato debaixo da GPU, pensando que poderia ter algo causando curto lá.

5 - Numa dessas remontagens, começou a desligar em cerca de 1 segundo. Seria possível ter danificado algum dos cabos flat que são sensíveis? Mal contato na conexão de algo como o leitor Blu-ray pode causar isso? Os produtos que passei debaixo da GPU talvez? Não tentei reflow nem nada de aquecimento.

6 - Comecei a fazer os testes que vi em outros tópicos por aqui, suspeitando do circuito WiFi. Fiz os testes da imagem com multímetro, com a alimentação do cabo de 5v na placa, todas as medições foram normais.
7 - Eu não tenho um resistor de 1k pra testar os 12V da fonte. Tentei fazer ligação direta do 1º e do 3º fio de 5V que sai da fonte, como vi em um vídeo no YouTube, mas não deu medição.
8 - Fiz a adaptação para ligar o PS3 com uma fonte ATX de computador (de 500W), como vi em uns 2 vídeos do YouTube, mesmo resultado, desliga em 1 segundo.

O que tentar a seguir? Quais outras medições eu posso fazer na placa?

Desde já agradeço

Circuito WiFi PS3 4K.jpg

Edited by Oraculorafa

Você não tem outra fonte pra testar aí correto?  Considerando que não tenha, precisará primeiro descobrir se o defeito não está na sua fonte. Se você encaixa apenas a cabinho branco com os 4 fios, aí está o 5v que é responsável pelo standby. Somente ele, faz inclusive acender o led vermelho do Power. Esse 5v alimentam vários setores da placa, entre eles o módulo wifi bluetooth. O 5v entra no regulador e sai 1.8v como bem diz sua ilustração. Se o módulo estiver em curto, esse 1.8v não vai sair nessa bobina aí. A voltagem vai zerar, causando o curto. Ou o regulador está alterado para quase 5v que também é um problema e dificilmente o módulo suporta essa voltagem. Ou pode-se medir os capacitores ao lado do Ci Marvel na escala de continuidade, se der baixa impedância é o módulo em curto. Se o módulo estiver OK. Recomendo abrir a sua fonte e acionar ela e fazer um jumper entre o 5v e o stand by ao fazer isso, vc irá simular o Power e irá liberar os 12v.  Se os 12v permanecer, sua fonte está boa. Se sua fonte estiver boa, pode considerar um rebaling por aí causando esse blackout. Mas antes análise bem a placa a procura de oxidações e curtos próximos ao RSX e ao Cell os 12v alimentam eles, por Isso o blackout, que nada mais é do que o 12v matando toda a placa. Não sei qual produto usou , mas da uma lavada boa com tiner automotivo e deixa inclusive escorrer, escova bem a placa e testa. Boa sorte!!

• Like 1

8 horas atrás, Will Pereira disse:

Você não tem outra fonte pra testar aí correto?  Considerando que não tenha, precisará primeiro descobrir se o defeito não está na sua fonte. Se você encaixa apenas a cabinho branco com os 4 fios, aí está o 5v que é responsável pelo standby. Somente ele, faz inclusive acender o led vermelho do Power. Esse 5v alimentam vários setores da placa, entre eles o módulo wifi bluetooth. O 5v entra no regulador e sai 1.8v como bem diz sua ilustração. Se o módulo estiver em curto, esse 1.8v não vai sair nessa bobina aí. A voltagem vai zerar, causando o curto. Ou o regulador está alterado para quase 5v que também é um problema e dificilmente o módulo suporta essa voltagem. Ou pode-se medir os capacitores ao lado do Ci Marvel na escala de continuidade, se der baixa impedância é o módulo em curto. Se o módulo estiver OK. Recomendo abrir a sua fonte e acionar ela e fazer um jumper entre o 5v e o stand by ao fazer isso, vc irá simular o Power e irá liberar os 12v.  Se os 12v permanecer, sua fonte está boa. Se sua fonte estiver boa, pode considerar um rebaling por aí causando esse blackout. Mas antes análise bem a placa a procura de oxidações e curtos próximos ao RSX e ao Cell os 12v alimentam eles, por Isso o blackout, que nada mais é do que o 12v matando toda a placa. Não sei qual produto usou , mas da uma lavada boa com tiner automotivo e deixa inclusive escorrer, escova bem a placa e testa. Boa sorte!!

@Will Pereira primeiramente agradeço. Tenho uma fonte de PS3 Slim 2511, vou pesquisar se é compatível. Mas se o problema fosse a fonte deveria ter resolvido quando eu testei com uma fonte ATX de computador, como citei no item 8. 

Confesso que é a primeira vez que eu estou usando um multímetro pra testar componentes de um PS3, o que eu aprendi até agora foi olhando aqui no fórum e em vídeos do YouTube. Sei o que é um capacitor, mas não sei o que é uma bobina por exemplo. Só pra eu entender, peguei a imagem em outro tópico, a bobina que vc se refere é essa do quadrado amarelo né? Pra testar ela, é do mesmo jeito que testei os outros pontos da imagem anterior? Colocando o multímetro em DC escala 2v, uma ponta de prova no ground da placa, a outra ponta de prova deve testar os dois lados da bobina, e deve dar 1,8v nos dois?

Sobre os capacitores, farei o teste de continuidade e posto os resultados aqui. 

Sobre a fonte, o vídeo desse link diz que precisa usar um resistor de 1k para testar. Não tenho o resistor, e o autor do vídeo disse que não seria aconselhável fazer curto ali. https://www.youtube.com/watch?v=jE8HZsU6OjY

Porém, nesse outro vídeo, o cara faz um curto nos fios 1 e 3 do cabo branco, e dá 12V. Eu tentei fazer isso e a princípio não deu 12v na minha. Vou tentar de novo. https://www.youtube.com/watch?v=PRXEAF6YAA0

Reforço que adaptando uma fonte ATX 500W de PC no PS3 ele dá o mesmo problema. 

A princípio penso que eu tenha causado esse problema por algum descuido meu, porque o cliente me entregou o aparelho funcionando. Começou a dar blackout depois de eu desmontar e remontar várias vezes. Tentei ligar o console fazendo pressão em cima da CPU e GPU, nada muda. 

Eu limpei a placa usando limpa contato spray MP80, e também álcool isopropílico. Tenho experiências positivas com esses 2 produtos, já resolveram em outras placas que limpei anteriormente. Mas seguirei a sugestão do thinner automotivo e deixarei escorrer, obrigado. É o Thinner PU, sem corrosivos né?

Bobina.jpg

Te recomendo deixar uma fonte já preparada para esse teste. De preferência essa do próprio PS3 que citou. O cabo de 5v vc vai usar o mesmo. Coloca um jacaré na saída dos 12v com suas respectivas cores para não confundir e pronto. Só não inverta a polaridade no teste. Um dos lados do 12v é aterrado com a lata do PS3, só medir a continuidade aí com o multímetro e não vai ter dúvidas.

Quanto a bobina, é essa cinza. Você mede a continuidade dela na escala de diodo (beep). A bobina deste setor eu nunca vi abrir.  Quando a voltagem de 1.8v sai de regulador passa por ela. A grosso modo a função da bobina é deixar a voltagem mais limpa do outro lado, mas , por exemplo, quando eu faço o fix do regulador original e coloco o regulador de 1.8v maior (encapsulamento 1117), eu não mantenho a bobina e funciona normalmente.

Quanto a fonte, tem razão de usar um resistor de 1k, isso seria para preservar o standby da fonte, e não "forçar" o circuito dela. É o correto.  Mas sinceramente, sempre fiz jumper direto e nunca tive problemas, pois são testes rápidos somente para descobrir se a fonte esta ok fora do game. Se tudo estiver ok com a fonte e liberando os 12v certinho , dificilmente seu problema será de fonte. Retira o jumper e testa no game. Observa também se ao passar o produto a placa já não tinha alguma oxidação e o produto fez com que abrisse a trilha. Tem uns pontos aí no super slim próximo ao processador gráfico que costuma abrir a trilha. Mede a continuidade por aí. Essa trilha que citei esta ligando um lado ao outro da placa e costuma abrir por oxidação neste setor. Defeitinho bem comum nos super slim oxidados. Boa sorte!!

@Oraculorafa essa última imagem que postou não é do regulador do módulo wi-fi/bluetooth do PS3 super slim (4k). O regulador do módulo deste modelo fica ao lado do módulo. Só avisando para que não se confunda. 

Edited by Will Pereira

o meu ps3 esta assim ,não liga so da led vermelho e liga sozinho vai para o verde e depois um minuto desliga,precisa tirar da tomada pra ligar novamente ,esquenta muito esse 244 463A e o outro maior que fica perto dele.o que pode ser?tem jeito?

quem pode me dizer,deixe um comentario.