Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Fonte TV lk32g CCE com defeito. [Help pra um iniciante]

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá, fiquem todos com os meu cumprimentos.

 

No dia 28/01/2020, não estava em casa e choveu e o televisor CEE LK32G estava conectado a rede elétrica, e segundo os vizinhos caiu uma raio próximo a minha residencia, contudo minha TV não ligava mais, somente acendia o LED vermelho de STAND BY, e segundo minha mãe, quando a mesma tentou ligar ela assim que chegou em casa, ouviu um estouro. Quando desmontei ela recentemente encontrei um resistor  estourado conforme em anexo, creio eu que seja de 33,8 ohms e como não encontrei pra comprar coloquei um que encontrei numa fonte no ferro-velho aqui da minha cidade de 33 ohms, e ontem ele estourou bonito levando consigo o pico fusível T3.15AL.

 

Então gostaria de saber como consertar essa fonte, saber a resistência desse resistor em ohms, onde aquirir esses componentes ou até mesmo fazer uma gabiarra para a fonte funcionar.

 

No aguardo, Und viel Dank mein kameradz

WhatsApp Image 2020-05-19 at 9.41.12 PM.jpeg

Edit #1: Essa TV em questão possui uma fonte interna, sendo o modelo da fonte: K-75L1 com o n° de série 4701-2K75L1-A4135D01, segue abaixo a foto da mesma. Comprei o resistor, e segundo uma vendedora ele era 0,33 ohms, então adquirir ele em 5 Watts, junto com outros fusíveis pico.

 

 

original-100-test-LE32D99-power-board-K-75L1-4701-2K75L1-A4135D01-465-01A3-B2201G.jpg

placa-fonte-tv-cce-l322-k-75l1-4701-2k75l1-a4135d01-us-D_NQ_NP_550915-MLB25323702512_012017-F.jpg

Editado: por Jadson Williams
Corrigindo erros!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá muito amigo.. Primeiramente, edite seu topico no padrão das regrado do Eletronicabr.com faltam algumas informações sobre o modelo exato da placa, código do modelo da TV tbm. porém, vamos ver o que posso ajudar...

 

  Sei que parece meio  óbivio.. mas já testou esse resistor com um multimetro para saber se esta funcionando? pode estar queimado, porem funcionando e o problema ser em outros componentes na mestra trilha.

   Tente fazer um pesquisa meticulosa e verificar se tem mais algum componente "estéticamente" danificado, principalmente capacitores eletrolíticos, eles ficam estudados ou vazam um líquido (dielétrico).. observe na placa no lado oposto dos componentes se tem partes mais escuras, que aparentam queimadura...

 

***** com CUIDADO, use uma chave de fenda ISOLADA, e empurre alguns desses componentes levemente para ver se não estão rompidos proximo ao ponto de solda.

 

com um multimetro, pode testar a saida da placa e observar quais valores estão funcionando... 

geralmente essas placas de potencia, tem uns pinos que são ligados a outras placas, nesses pinos vem escrito qual a potencia que cada um emite na saida (como nas fotos), assim vc sabera se o problema está na placa de potencia ou não.

IMG_20200520_181231.jpg

IMG_20200520_181250.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AltaVoltagem Muito boa noite doutor, desde já agradeço seu comentário, e fiz uma modificação no tópico, conforme solicitado. Achei que ninguém iria responde-lo.
 

Visualmente falando, não vi nenhum capacitor estufado, nenhum outro resistor queimado, ou algo do tipo, comprei um multímetro HM-1100, para fazer as medições, e encontrar o problema.

 

No entanto estou na procura de mais dicas para tentar realizar o reparo.

 

No aguardo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

se o resistor abriu, o Q4 está em curto. Além dele, tem mais alguns componentes que costumam queimar junto com o Q4. Esse é o circuito do primário da fonte principal. 

image.pngMeça os resistores, especialmente R17 e R21, e os transistores Q3 e Q2. O IC1 é meio difícil de testar com o multímetro, mas se ele tiver curto em algum dos pinos 4, 5 ou 6, é sinal que ele também queimou. O original é meio difícil de achar, mas tem alguns que é possível adaptar no lugar.

 

  • Joinha 1
  • Legal 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde amigo.. precisa do esquema dela  para ver emq ue linha esta este resistor ele deve ser um fusitor

e com certesa deve ter curto na linha dele pode checar os diodo , depois os transsistos reguladores da fonte

e logo de inicio solte o pino do meio do saida horizontal que fica perto do flay back

e messa de logo se ele ta bom pois o mesmo se entrou em curto pode pifar a fonte ..boa sorte 

  • Joinha 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulak Amigo, muito obrigado. E realmente tudo que você falou está correto. O Mosfet Q4 está totalmente em curto, os transistors Q2 e Q2 também e os resistores R17 e R21 totalmente abertos. Não tenho ferramentas para realizar tal reparo, e vi a mesma placa em um sitio eletrônico de vendas por 20 pila, irei comprar, sai mais barato, se estiver queimada, o bom é que posso devolver.

 

Novamente: Meus sinceros agradecimentos.

DwsKw5.gif

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...