Jump to content
Doonine

Galax GTX 1050 Ti resistor no VRM esquentando muito

Rate this topic

Recommended Posts

Boa tarde pessoal!

Tenho na bancada uma Galax GTX 1050 Ti, a principio essa placa entrou com problemas de corrosão (maresia), todos os componentes que visivelmente apresentavam corrosão foram removidos, os pads limpos e, se necessário, o componente foi substituído (na maioria resistores e capacitores).

A placa ficou visualmente bonita, porém, agora apresenta o sintoma:

Liga, a GPU esquenta bem (a ponto de queimar o dedo mas não a ponto de precisar desligar), as tensões presentes:
5V 5.1v
GPU 0.79v
Memórias 1.36v
PCI_V 1.01v (Não sei o que é isso mas tem na placa um ponto de medição com esse nome)
Bios 1.81v

Ao ligar, não da vídeo, após aproximadamente 15 segundos, a placa mãe bipa como se tivesse iniciado corretamente (o que normalmente demora 1 segundo) e o monitor pisca, como se fosse dar vídeo, mas fica apenas uma tela preta com a luz de fundo acesa.

Existem dois circuitos na parte de traz da PCB exatamente nas costas dos mosfets do VRM, 1 Resistor de 1R8, 1 capacitor cerâmico e 1 resistor 000, a placa possui duas fases e também esses dois conjuntos de circuitos, sei que eles são parte da fase, mas não tenho certeza se são para o feedback do pwm (eu acho que são)

Um circuito está OK, aparentemente funcionando adequadamente porém o outro, o resistor de 1R8 aquece demais, como se fosse curto, porém, não é o resistor e nem o capacitor.

Alguém saberia me dizer o motivo desse aquecimento?

Seguem as fotos de como estavam esse circuito:

20200518_1907_018_0.000.jpg

20200518_1910_035_0.000.jpg

20200518_1910_036_0.000.jpg

Essa e uma foto ampliada depois do reparo

IMG_20200521_145532704_BURST000_COVER_TOP.jpg

Esse e o circuito que não apresenta problemas

IMG_20200521_145543208_BURST000_COVER_TOP.jpg

Esse é o circuito que apresenta problemas, o resistor que aquece demais é o 1R8 que perdeu pads e trilhas para a corrosão

IMG_20200521_145548574_BURST000_COVER_TOP.jpg

As medidas de resistência dele estão adequadas, as medidas de resistências estão iguais ao outro circuito que está funcionando adequadamente, eu não consigo entender o motivo do aquecimento.

olá, faça um reballing nas memorias, esse problema de demora para ligar e quase dar vídeo, geralmente tem haver com memorias.

e de acordo com seu relato, pode ter certeza que ao remover as memorias você vera muita oxidação nos pads embaixo delas.

boa sorte.

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Similar Content

• By Naturas Refeições
      Tenho uma rx 550 com 1 fan, vale a pena trocar ela por uma 1050 ti da asus com 2 fans sendo uma diferenca de R$700.?
    • By MKame28
      Olá, peguei um Macbook Pro Retina 2012 para fazer uma manutenção que até então pensei que fosse basica, trocar o teclado, bateria e pasta térmica pois estava esquentando muito. Fiz tudo numa boa, quando terminei de montar e liguei percebi que a temperatura continua muito alta, qualquer programa que abre ele bate 100 graus, em idle ele fica entre 40/50 graus, quente porem aceitavel, alguem sabe me dizer se esse problema é recorrente e tem alguma solução?
    • By Vandinei Santos
      Olá Colegas!

Estou com um notebook HP Pavilion dv5-2114br, Product XB106LA#AC4, placa-mãe HSTNN-181C UMA, que está ligando, possui as tensões primárias, o cooler gira,  o LED do CAPS LOCK fica piscando, o LED do conector de alimentação fica acesso, o LED do Wi-fi está vermelho, porém não faz o bipe e não apresenta vídeo nenhum.

Observei também que a ponte sul esquenta muito, mas não sei se é pelo fato de o chip não ter dissipador, como o processador e a ponte norte.

Vi alguns vídeos que mostraram que, em alguns,  pode ser corrupção dos dados do BIOS. Tenho o gravador de BIOS, mas não tenho o BIOS dessa placa .

Por favor, gostaria de alguma ajuda ou dica que possa me conduzir à solução do defeito. Estou aflito devido ao notebook ser o que minha filha estava usando pra assistir as aulas online.

Desde já, agradeço a atenção!

Vandinei
    • By Carlos Gonçalves
      Olá à todos(as).

Então, estou com uma placa de vídeo da Gigabyte GTX 1050TI Low Profile modelo GV-N105TOC-4GL. A mesma possui todas as tensões ( 12V, 5V, 3,3V, 1,8V, 1V, 0,81 de Vcore e tensão das memórias - 1,5V quando conectado só no cabo rise e 1,35 quando colocada no conector PCI-Express da placa mãe ) mas não gera sinal de vídeo por nenhuma saída HDMI, DVI ou Display Port. Eu ligo o PC, demora mais que o normal para dar o Bip de ligar, o monitor acusa o HDMI mas não gera imagem. O windows carrega ( pois o HD permanece tendo acesso e o windows 11 emite o som do start-up ). E quando eu aperto o botão power, o PC desliga normalmente como se a placa estivesse emitindo sinal de vídeo. Não achei componente algum que visualmente possa estar ruim.

A quem puder ajudar, agradeço.

Carlos.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...