Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise ASUS H81M-K - liga e desliga sem video

Avalie este tópico:


Posts em destaque

estou com uma ASUS H81M-K ligando e desligando sem apresentar vídeo, porem deixei ela em repouso sem a bateria da cmos por mais de 15 dias e voltei a liga-la, funcionou normalmente por mais de 4hs, formatei instalei as atualizações do windows, mais voltou a apresentar o mesmo problema, isso me leva a crer que seja algum capacitor, irei tentar fazer a substituição para testar, mais quem tiver alguma informação me passa por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nilson Costa faz o bkp do arquivo antes! Veja se tem alguma coisa esquentando fora do normal, e faz também uma inspeção visual! Pode esta analisando também, quando ela não sobe vídeo, veja as tensões que não sobe. Veja se a tensão de vcore e memoria sabe!

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jhones disse:

Amigo, se essa placa usa chip de bios de soquete confere se há oxidação nos terminais de ambos, minha experiência com esse modelo de chip não é boa, quase sempre só a regravação não resolve e tenho que trocar o chip por defeito, aproveito e soldo o chip direto na placa.

a placa ta em bem conservada. mais qualquer coisa vou adotar o método de soldar direto na placa. mesmo assim acredito que nao será nada no chip, a nao ser que esse modelo da asus seja fácil de danificar o chip.

1 hora atrás, Leonildo disse:

@Nilson Costa faz o bkp do arquivo antes! Veja se tem alguma coisa esquentando fora do normal, e faz também uma inspeção visual! Pode esta analisando também, quando ela não sobe vídeo, veja as tensões que não sobe. Veja se a tensão de vcore e memoria sabe!

irei fazer os testes sim pra ter certeza, mais o que me intrigou é que ela funcionou e depois apresentou o mesmo problema do nada.

Editado: por Nilson Costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nilson Costa faz todos os teste básicos, troca de memoria, processador! A placa ligou, isso é bom... Só que ela não se matem ligada. Então pode ser o bios ou não. Pode ser curto na linha do processador e por aí vai. Essas placa não tem esquema então complica o meio de campo. 

Pode ser capacitor, mas qual? Aí é que ta a confusão... Você pode ta tirando o capacitor errado caso esteja fazendo as aferições na escala de diodo (bip) em linhas que tem uma baixa impedância e com isso vai acusar um falso curto!

Essa é a mesma imagem da sua placa?

Anotação 2020-05-21 225230.png

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Leonildo disse:

@Nilson Costa faz todos os teste básicos, troca de memoria, processador! A placa ligou, isso é bom... Só que ela não se matem ligada. Então pode ser o bios ou não. Pode ser curto na linha do processador e por aí vai. Essas placa não tem esquema então complica o meio de campo. 

Pode ser capacitor, mas qual? Aí é que ta a confusão... Você pode ta tirando o capacitor errado caso esteja fazendo as aferições na escala de diodo (bip) em linhas que tem uma baixa impedância e com isso vai cursar um falso curto!

Essa é a mesma imagem da sua placa?

Anotação 2020-05-21 225230.png

Isso essa mesmo... Nao é processador nem memoria... Sem o chip bios a placa apresenta o mesmo sintoma. Na placa consta os 3.3v no polo positivo do socket da bateria (sem bateria), tambem no regulador entre as pci. Estou desconfiando desse capacitor de 820mf que fica proximo ao socket do bios, por se tratar de um sistema que precisa de uma certa precisao na filtragem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Leonildo disse:

@Nilson Costa não entendi essa parte! 

Tentou ligar com outra fonte? Então pode tirar o plugue de 12v da alimentação do processador para ver se a placa permanece ligada!

O chip bios é colocado em um socket de 8 pinos... Tentei com uma fonte nova zerada, acabei de fazer o teste sem os 12v de alimentaçao do pocessador e os sintomas persistem. Retirei o capacitor de 820mf encostado a bios e no capacitimetro ele ta medindo 954mf, vou comparar a medida com o outro que fica entre as pci.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, ferreiramario disse:

amigo qual a versão da bios que você regravou no chip 

e qual o modelo do processador

 

Ainda não regravei a bios por achar que não seja ela, até pq são duas placa com mesmo sintoma e depois delas ficarem em repouso por dias, elas voltam a funcionar normalmente... Os processadores que eu estou ultilizando são o Pentium g3240 e o i3 4170 todos dois em ótimo estado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Nilson Costa disse:

O chip bios é colocado em um socket de 8 pinos...

@Nilson Costa sei disso colega! A placa tem mais de um bios? O I/O dessa placa é regravável? Tem duas bios uma delas fica interno no I/O, por isso a placa liga sem o bios no lugar? Posso ta enganado sobre isso! Qual é o I/O dessa placa? 

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Leonildo disse:

@Nilson Costa sei disso colega! A placa tem mais de um bios? O I/O dessa placa é regravável? Tem duas bios uma delas fica interno no I/O, por isso a placa liga sem o bios no lugar? Posso ta enganado sobre isso! Qual é o I/O dessa placa? 

olhei novamente as informações da placa, não vi nenhuma informação de ter duas bios. retirei o chip bios para ver se a placa ligava e permaneceria, mais não tive exito. aaaa deixe eu fazer uma resalva, quando ela tava em funcionamento, notei que o chipset aquecia bastante, poderia ser uma evidencia??? os demais componentes nao apresentava aquecimento nem problemas esteticos,

Editado: por Nilson Costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Verdade o Chipset q vc quis dizer a o PCH, pode ser ele , ou algum outro curto pois se ele esta esquentando alem do normal, vc verificou o chip de rede e o de som, alguma das usb , um curto neles pode esquentar o PCH? Outra coisa ele esquentar tb e sinal que alguma das esferas pode estar avariada, sendo assim necessário um reball no PCH. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, nelson junior disse:

Na Verdade o Chipset q vc quis dizer a o PCH, pode ser ele , ou algum outro curto pois se ele esta esquentando alem do normal, vc verificou o chip de rede e o de som, alguma das usb , um curto neles pode esquentar o PCH? Outra coisa ele esquentar tb e sinal que alguma das esferas pode estar avariada, sendo assim necessário um reball no PCH. 

verifiquei os demais componentes sim, foi um dos primeiros procedimentos que fiz... fico me perguntando o que é que pode esta entrando em curto, porque como falei anteriormente, a placa havia voltado a funcionar, e depois de algumas horas ela voltou a apresentar o mesmo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos como eu falei são duas placas do mesmo modelo, eu vou ultizar a outra que também tinha o mesmo problema e voltou a funcionar depois de dias parada, vi que a versão da bios é a 1002, vou ver como fazer a atualização da bios, e continuarei na luta pra tentar consertar a outra, qualquer novidade eu estarei presente... Deixarei o post em aberto até resolver e assim ajudar outros técnicos.

20200522_184758.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Jhones disse:

Amigo, volto no assunto regravar a bios, vejo isso como procedimento de teste já que bios dá muito problema e é um procedimento mais simples, poupando muito tempo na análise.

blz vou tentar atualizar, embora a outra placa mae apresentou o mesmo problema nesse exato instante.

Editado: por Nilson Costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...