Jump to content
And Hz

dúvida Gigabyte GTX 1050 Ti OC 4GB Sem Tensão Nas Memórias

Rate this topic

Recommended Posts

Posted (edited)

Boa noite amigos, estive procurando um fórum pelo Google e gostei muito do conteúdo deste e resolvi me inscrever.

Sem muita enrolação, estou com uma Gigabyte GTX 1050 Ti OC 4GB na bancada e ela chegou com estes sintomas.

-Gira o cooler e não da vídeo.

A placa estava sem os 5v, sem tensão de memoria e sem vcore da GPU.

-Identifiquei um capacitor smd em curto em relação ao GND que estava matando os 5v da placa.

-Troquei o capacitor e o regulador de 5v, ele é um GH15B.

-Os 5v estabilizaram, o vcore da GPU voltou ao normal ~0.89v.

-Tensão 3.3v Ok

Mas eis que surge o problema principal, a tensão das memorias não voltou.

1.jpg

2.jpg

Analisando o circuito eu identifiquei no mosfet de alta a tensão de 12v mas aparentemente não estava chaveando pois o mosfet de baixa estava zerado.

Removi o mosfet e testei ele estava bom mas mesmo assim o troquei (fiz o mesmo com o de baixa).

Como aparentemente ele não estava chaveando resolvi da uma olhada no datasheet do PWM, mas fiquei um pouco confuso.

O PWM é um NCP81174 de até 4 fases, mas com a fase da memoria eram 5 no total.

Ai que eu encontrei esse controlador buck no endereço U506 é um UP1542S. Ele é responsável pelo chaveamento dos mosfets das memorias (acredito eu não tenho muita experiencia nesse tipo de circuito)

Analisando o datasheet dele eu vi que ele estava sendo alimentado corretamente +12v mas não tinha tensão no chip enable.

Eu acredito que essa tensão possa ser gerada no PWM (me corrijam se eu estiver errado)

Fiz a troca do chip buck por um compatível mas sem sucesso as tensões não voltaram.

Gostaria de saber se alguém sabe como e onde essa tensão é gerada ou se ja passaram por esse tipo de defeito.

Agradeço desde já e me desculpem se fui ignorante em alguma parte, como eu disse eu não tenho muita experiencia neste tipo de circuito.

Edited by And Hz

@And Hz ola!   Verifique no pino enable continuidade até um transistor de aterramento e veja se o mesmo está ok.  Veja que este ci UP1542S libera uma tensão de um amplificador de erro (saída 1v +-) no pino enable. Desabilitado está em zero volt e provamente está aterrado por algum transistor externo a este ci. Esse amplificador interno de erro depende de FB para fonecer a tensão exata no compe/enable. Se for curto na bobina é provavel que vc não tenha também o boot e, ai o ci já estária queimado. tá joia!

image.png

image.png09:28

• Like 1

Posted (edited)

Olá @SystSoftPcCelTv obrigado pelas informações, vamos aos testes:

7 horas atrás, SystSoftPcCelTv disse:

Verifique no pino enable continuidade até um transistor de aterramento e veja se o mesmo está ok.

Continuidade Ok, o transistor tem o código 702 2x eu estava desconfiado dele e o mesmo foi trocado mas sem sucesso.

Esse amplificador interno de erro depende de FB para fonecer a tensão exata no compe/enable.

Este pino FB está zerado.

Veja que este ci UP1542S libera uma tensão de um amplificador de erro (saída 1v +-) no pino enable.

Este pino COMP/EN está zerado.

Desabilitado está em zero volt e provamente está aterrado por algum transistor externo a este ci.

O pino enable esta zerado e com um resistência de 1ohm para o terra. Retirei o ci e a resistência está nele (não sei se está certo isso).

Se for curto na bobina é provavel que vc não tenha também o boot e, ai o ci já estária queimado.

No boot tenho 12v.

2.jpg

1.png

Edited by And Hz

Posted (edited)

Eu achei um componente arrancado da placa no endereço U3 abaixo da GPU, tenho aqui uma GTX 1050 EVGA MINI (não é TI) e neste mesmo endereço tem um transistor com a inscrição CEF. Não achei nada sobre este transistor, então eu fiz algumas medições do transistor da 1050 que esta funcionando e baseado nos resultados em escala de ohm e de diodo eu coloquei  este no lugar:

Sem título.png

O resultado foi que a tensão de 3.3v passou a circular nestes 2 pinos igual ao que está na placa que esta funcionando. A GPU mornou (muito pouco mas mornou) mas ainda sem tensão na memoria.

No pin 2 do transistor que é conectado ao pin 7 do UP1542 passou a circular 2,7v e na placa que esta funcionando circula 2.9v. 

Eu removi o UP1542 e coloquei no lugar um RT8120D que não é 100% compatível mas foi o unico que encontrei o mais proximo possivel do original e somente a titulo de curiosidade pra minha surpresa a tensão na bobina da memoria foi pra 0,1v mas foi emitido um barulho muito semelhante à um coil whine em algum lugar da placa, entao eu desliguei rapidamente.

Acredito fortemente que o UP1542 está com defeito pois como ja mencionei ele está com uma resistencia de 1ohm para o terra (pad) do proprio chip o que eu acho que não é certo. Se alguem tiver alguma dica ou sugestão em cima dos procedimentos que eu realizei ficarei muito grato.

Edited by And Hz

6 hours ago, And Hz said:

Olá @SystSoftPcCelTv obrigado pelas informações, vamos aos testes:

Continuidade Ok, o transistor tem o código 702 2x eu estava desconfiado dele e o mesmo foi trocado mas sem sucesso. (este ci 702 está chaveado? meça a tensão no gate dele) Se tiver ele gera nivel lógico baixo no comp/en. e desabilita o ci - menor que > 0.3v já desabilita o ci.

Este pino FB está zerado. (Havendo pwm o FB surge.)

Este pino COMP/EN está zerado. se o transitor externo 702 estiver chaveado ou em curto ou o proprio ci em curto ou, se tiver, um componente discreto que filtra e/ou estabiliza esse sinal (comp/en) pode ser também a causa. verifique!. 1ohm neste pino está baixo, mas verifique todas as possibilidades menos $$ antes de concluir a sua troca. 

O pino enable esta zerado e com um resistência de 1ohm para o terra. Retirei o ci e a resistência está nele (não sei se está certo isso). Provavel que tenha que troca-lo.

No boot tenho 12v. (ok). Se o boot está ok é provavel que não tenha curto na bobina, mas pode-se tirar a bobina realizar testes com maior segurança - simulando o fb - lembando que 0.6v zera a saida o amplificador de erro e consequentemente o comp/en.  

Lembrando que a substituição por um ci diferente pode gerar uma tensão de saída maior e queimar as memorias.  Porque o ci alem de ter uma configuração interna diferente ele pode ter um determinado comportamento em função de uma configuração dada por componentes discretos externos. Mais facil trocar pelo mesmo que rearranjar isso tudo.

2.jpg

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Posted (edited)

@SystSoftPcCelTv

15 horas atrás, SystSoftPcCelTv disse:

Opa tem alguma sugestão?

Edited by And Hz

Amigo, tente interromper o contato do pino 7 com o pad (desse UP 1542), removendo a solda desse pino e levantando um pouco o terminal para não dar contato com o pad. Depois disso veja se no pad a tensão de referência normalizou.

• Like 1

Posted (edited)

Opa amigo eis o resultado

Pin 7 do CI = 0.0v (pino levantado)

Pin 7 do pad da PCB 0.6v

Quando o pino entra em contato com a PCB a tensão morre.

Em algum momento o Pin 7 da pcb atingiu 1v mas depois de ligar a placa novamente ficou em 0.6 estabilizado.

Edited by And Hz

Recomendo trocar esse UP 1542.

• Like 1

Posted (edited)

Sim amigo depois da sua sugestão estou confiante que o problemático é ele. Irei procurar com um amigo meu um CI deste e posto o resultado. Muito obrigado a todos pelas dicas.

Edited by And Hz

Boa tarde, só consegui o UP1542 importado já comprei mas vai demorar chegar. Um amigo meu me arranjou um UP6101B que em uma análise rápida do datasheet pra mim seria compatível apenas alterando o pino 3 do ci retirando o resistor de aproximadamente 20k e ligando o pino direto ao terra. Modificação feita, CI colocado, teste iniciado a tensão não voltou. Verifiquei um barulho de coil whine na bobina, desliguei a placa e essa bobina estava muito quente a ponto de queimar o dedo. O primeiro chip de memória também esquentou um pouco além e o segundo apenas mornou. Levantei um terminal da bobina liguei a placa e lá estava 0.87v (bem abaixo da tensão normal mas já um principio.). O terminal da bobina que alimenta as memórias está dando 1.5ohm em relação ao terra e o outro terminal está dando mais de 3,5mohm. Estou desconfiando de um provavel chip de memória com defeito. O que me dizem?

Amigo, remova esse up que colocou e injeta uns 800 mV nesse pad da bobina que apresenta baixa resistência e veja se esse chip volta aquecer.

Fiz este procedimento, 2 memórias esquentaram removi todos os 4 Chips e a resistência baixa sumiu marquei as memórias que esquentavam antes de retirar todas. Meu stencil de memória ddr5 está danificado quando o novo chegar vou colocar as memórias uma por uma fazendo as devidas medições para detecar as defeituosas. Só por curiosidade vc sabe o valor da resistência delas em relação ao gnd quando estão boas? Ao retirar uma por uma a resistência mais alta que consegui foi 20ohm. O chip tem a inscrição 7QA47 D9SXD.

Testar chip de memória fora da placa é complicado, o jeito mais fácil de saber se tem alguma ruim é pela impedância da bobina, se aquece algum chip ou apresenta baixa resistência só resta substituir mesmo, e torcer para não ter danificado o chip gráfico também.

Em 31/05/2020 às 12:31, And Hz disse:

Fiz este procedimento, 2 memórias esquentaram removi todos os 4 Chips e a resistência baixa sumiu marquei as memórias que esquentavam antes de retirar todas. Meu stencil de memória ddr5 está danificado quando o novo chegar vou colocar as memórias uma por uma fazendo as devidas medições para detecar as defeituosas. Só por curiosidade vc sabe o valor da resistência delas em relação ao gnd quando estão boas? Ao retirar uma por uma a resistência mais alta que consegui foi 20ohm. O chip tem a inscrição 7QA47 D9SXD.

quando estão instaladas na placa por volta de 120 ohms, se eu puder dar um conselho, substitui logo os modulos q esquentaram, se aqueceu a ponto de ser perceptivel com o dedo, elas estão em curto, e torçamso para que não tenha danificado o cojntrolador de memorias da gpu.

Em 31/05/2020 às 12:31, And Hz disse:

Questão do valor da resistência , varia de marca da memória 

qual a marca da memória em questão ?