Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Gigabyte GTX 1050 Ti OC 4GB Sem Tensão Nas Memórias


Posts em destaque

Boa noite amigos, estive procurando um fórum pelo Google e gostei muito do conteúdo deste e resolvi me inscrever.

Sem muita enrolação, estou com uma Gigabyte GTX 1050 Ti OC 4GB na bancada e ela chegou com estes sintomas.

-Gira o cooler e não da vídeo.

 

A placa estava sem os 5v, sem tensão de memoria e sem vcore da GPU.

-Identifiquei um capacitor smd em curto em relação ao GND que estava matando os 5v da placa.

-Troquei o capacitor e o regulador de 5v, ele é um GH15B.

-Os 5v estabilizaram, o vcore da GPU voltou ao normal ~0.89v.

-Tensão 3.3v Ok

Mas eis que surge o problema principal, a tensão das memorias não voltou.

 

1.jpg

2.jpg

Analisando o circuito eu identifiquei no mosfet de alta a tensão de 12v mas aparentemente não estava chaveando pois o mosfet de baixa estava zerado.

Removi o mosfet e testei ele estava bom mas mesmo assim o troquei (fiz o mesmo com o de baixa).

Como aparentemente ele não estava chaveando resolvi da uma olhada no datasheet do PWM, mas fiquei um pouco confuso.

O PWM é um NCP81174 de até 4 fases, mas com a fase da memoria eram 5 no total.

Ai que eu encontrei esse controlador buck no endereço U506 é um UP1542S. Ele é responsável pelo chaveamento dos mosfets das memorias (acredito eu não tenho muita experiencia nesse tipo de circuito)

Analisando o datasheet dele eu vi que ele estava sendo alimentado corretamente +12v mas não tinha tensão no chip enable.

Eu acredito que essa tensão possa ser gerada no PWM (me corrijam se eu estiver errado)

Fiz a troca do chip buck por um compatível mas sem sucesso as tensões não voltaram.

Gostaria de saber se alguém sabe como e onde essa tensão é gerada ou se ja passaram por esse tipo de defeito.

 

Agradeço desde já e me desculpem se fui ignorante em alguma parte, como eu disse eu não tenho muita experiencia neste tipo de circuito.

 

 

 

Editado: por And Hz
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@And Hz ola!   Verifique no pino enable continuidade até um transistor de aterramento e veja se o mesmo está ok.  Veja que este ci UP1542S libera uma tensão de um amplificador de erro (saída 1v +-) no pino enable. Desabilitado está em zero volt e provamente está aterrado por algum transistor externo a este ci. Esse amplificador interno de erro depende de FB para fonecer a tensão exata no compe/enable. Se for curto na bobina é provavel que vc não tenha também o boot e, ai o ci já estária queimado. tá joia!

 

image.png

image.png09:28

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • And Hz alterou o título para Gigabyte GTX 1050 Ti OC 4GB Sem Tensão Nas Memórias
Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...