Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Toshiba Satellite U405-S2830 MB DA0TE1MB8F0 Rev. F troca do botão de ligardesligar

Avalie este tópico:


Visitante: diegossmiths

Posts em destaque

Visitante: diegossmiths

Boa noite, pessoal.

 

Tenho em uso um laptop da Toshiba modelo Satellite U405-S2830 placa-mãe DA0TE1MB8F0 Rev. F.

 

Acontece que, por nascença, ele é laptop, mas devido alguns problemas com o teclado e o touchpad que pararam de funcionar, ele é digamos... feio. Minha ideia seria de transformar ele num desktop. Sou marceneiro. Pretendo fazer um pequeno gabinete com madeira e chapa metálica (também tenho uma dobradeira de metais).

 

Um dos problemas que acontece é em relação ao botão de ligar e desligar. Queria substituir o original por um botão metálico com LED para indicar atividade. Minha dúvida é em relação as ligações elétricas entre a placa-mãe e o botão novo.

 

Em anexo uma foto do switch atual e uma captura de tela do esquema de ligação da placa.

 

Sugestões de botões também são aceitas.

 

Se alguém puder me ajudar nisso ficarei grato.

Atenciosamente,

Diego

IMG_20200523_193115850.jpg

Captura de tela de 2020-05-23 19-34-22.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diegossmiths só atitulo de curiosidade colega! Não seria melhor deixar no gabinete original da placa e somente isolar a pate de cima, e puxar a  antena do wifi pra fora ou deixar conectado no cabo de rede para o uso da internet?

Usa-lo no cabo vga! 

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante: diegossmiths
18 minutos atrás, Leonildo disse:

@diegossmiths só atitulo de curiosidade colega! Não seria melhor deixar no gabinete original da placa e somente isolar a pate de cima, e puxar a  antena do wifi pra fora ou deixar conectado no cabo de rede para o uso da internet?

Usa-lo no cabo vga! 

Então, Leonildo.

 

Sempre tive vontade de fazer um desktop mas nunca tinha tido a oportunidade de fazer. Esses problemas que aconteceram com a máquina meio que me permitiram poder fazer isso. Sem contar com o aprendizado que vou ter ao fazer tudo isso. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diegossmiths entendi! Legal mesmo...Sobre o botão power, você tem que procurar um botão de desktop e ligar o positivo pino 3 do CN4, o negativo no gnd. 

Pino 2 que é o indicador do power hdled faz do mesmo jeito! Aí vai muito de como você ta fazendo esse "desktop" !

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante: diegossmiths

@Leonildo Entendi!
E o pino 1, que é o +5VPCU, faço o que com ele? Qual a função dele?

 

PS: quando anteriormente falei em aprender, esse tipo de conhecimento vai ser importante para mim, que nas próximas semanas, pretendo construir uma máquina CNC com um diodo laser para poder gravar a marca da minha marcenaria nas peças criadas aqui. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diegossmiths esse botão de power ele é um contato simples, você eliminar essa plaquinha de botão e led e tbm eliminar o conector na placa mãe, e fazer ligação soldando diretamente os fios na placa mãe, assim você pode por o botão e o led onde você preferir, pode até ligar mais leds, lembrando que o botão tem que ser de pulso, ou seja, quando vc aperta ele volta sozinho, tbm tenho uma marcenaria e sei que quanto maior o botão será melhor para adaptar na madeira, na foto tem uns modelos que achei.

botoes.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante: diegossmiths
37 minutos atrás, Ascent Tecnologia e info disse:

@diegossmiths esse botão de power ele é um contato simples, você eliminar essa plaquinha de botão e led e tbm eliminar o conector na placa mãe, e fazer ligação soldando diretamente os fios na placa mãe, assim você pode por o botão e o led onde você preferir, pode até ligar mais leds, lembrando que o botão tem que ser de pulso, ou seja, quando vc aperta ele volta sozinho, tbm tenho uma marcenaria e sei que quanto maior o botão será melhor para adaptar na madeira, na foto tem uns modelos que achei.

botoes.jpg

Eu imaginei que teria que ser um botão desse tipo. Até prefiro para falar a verdade.

 

 

28 minutos atrás, Ascent Tecnologia e info disse:

@diegossmiths dei um zoom agora no botão e isso é um resistor ? no esquema não mostra...

Olha, olhando de perto parece ser um resistor, sim. Se for, o que isso implica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diegossmiths posta uma foto melhor aí desse botão, vc quando liga toca nesse quadrado onde tem o resistor ou nesse pad redondo ? se for no resistor então o botão é por estática e não por pressão, se for no pad redondo então é um botão comum e vc pode usar esses da foto que mandei e no caso o resistor seria apenas para reduzir a tensão de +5 para +3, para não queimar o led.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante: diegossmiths
23 horas atrás, Ascent Tecnologia e info disse:

@diegossmiths posta uma foto melhor aí desse botão, vc quando liga toca nesse quadrado onde tem o resistor ou nesse pad redondo ? se for no resistor então o botão é por estática e não por pressão, se for no pad redondo então é um botão comum e vc pode usar esses da foto que mandei e no caso o resistor seria apenas para reduzir a tensão de +5 para +3, para não queimar o led.

Então.

Para ligar tem que apertar o "pad" redondo. Não toco no resistor.

 

Em anexo uma foto melhor do "botão".

IMG_20200524_132056012.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diegossmiths ok, então, é só um botão simples mesmo, para não estragar o botão vc pode identificar eles no conector, pega o botão fica pressionando ele e no final do flex mede continuidade, o que der continuidade então é os terminais do botão, então vc pega esses terminais e solda uns fios direto no conector da placa mãe e pode usar um desses botões que citei acima. se for por outro LED não esqueça de por o resistor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola tudo bem 

Como o amigo acima ja falou, podes utilizar um botao normal. Push button. Chave de pressao. Até se quiser um botao tipo "campainha" hehe. 

 

Para que a placa ligue, basta aterrar o sinal do pino 3 do conector CN4. (NBSWON#)

Ou seja, inicialmente esse pino tem 3v, vc apenas precisa zerar esse pino por milesimo de segundo para a placa ligar. 

Em outras palavras, encostar a linha NBSWON# no GND da placa. 

 

Com relação ao LED: 

O anodo do LED vai na linha +5VPCU, coloca um resistor de 470 ohms no Catodo desse LED, e a outra ponta do resistor vai na linha PWRLED#. 

Entao toda vez que vc ligar a placa, esse LED também vai ligar. 

 

botao powe.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...