Jump to content
Sign in to follow this  
ljainfor

em análise Positivo Unique S2050 71R-A14HV6-T840 só liga com bateria

Rate this topic

Recommended Posts

Olá a todos!

O notebook estava com HD danificado, fiz  substituição ao ligar não deu vídeo,

abrir para ver se tinha alguma coisa errada por acidente ou não o U8 queimou,

troquei por um novo, mas ao conectar o carregador pressionar o  power da led vermelho e não ligou.

Coloquei só a bateria que está carregada o note liga.

Encontrei o capacitor C934 "torrado" substitui, a placa não ligou pelo carregador.

Pelas pesquisas os amigos colaboradores sugeriram medir as tensões no U8,

no meu caso do pino 1 ao 3, pino 4 = 1,02v pino 5 e 6 = 0v , pino 7 = 5,3v e pino 8 = 3,1v. O pinos 9, 10,e 11 têm 18v, pino 12 0v, pinos 13 e14 = 081v,  pinos 15 e 16 18v.

Medições do Q41 nos pinos de 1 a 4 = 18v e nos pinos de 5 a 8 = 0,85v sem a bateria, com a bateria os pinos de 4 a 8 = 14v.

Preciso de um helper dos amigos.

1 hora atrás, Gilson Macedo disse:

Veja o tutorial do colega Perciva. 

@Gilson Macedo um texto com uma excelente explicação, mas não estou nesse nível estou ainda no ABC da eletrônica.

Como o U8 queimou e não tem tensão no pino 12,  se entendi corretamente os resistores dos 15 e 16 foram juntos quando o U8 queimou?

Edited by ljainfor

Não entendi muito bem qual a tensão do pino 3 do u8. Não tendo tensão no pino 12 a placa não irá funcionar com o carregador.

Em 25/05/2020 às 15:37, Gilson Macedo disse:

Não entendi muito bem qual a tensão do pino 3 do u8. Não tendo tensão no pino 12 a placa não irá funcionar com o carregador.

@Gilson Macedo infelizmente o SIO queimou.

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

• Similar Content

• By Roberto275803
      Colegas,

Eu acredito que este defeito foi muito fora da curva dos defeitos que ao longo do tempo os técnicos vão conhecendo e se familiarizando com eles. Pelo menos comigo foi a primeira vez.

Este notebook ao conectar a fonte carregava a bateria e tinha todas as tensões normais de standby, mas não ligava de modo algum

Ao retirar a bateria principal e desconectar a pilha do CMOS e ao conectar a fonte o consumo de corrente subia de 15 mA para 80 mA e não acontecia nada mais. Não ligava, não esquentava componente algum, somente o LED do botão de ligar ficando piscando, aproximadamente 12 piscadas, parava e depois outra vez 12 piscadas.

Atualizei as bios do sistema e também do EC e nada de mudar o comportamento. Então parti da verificar as tensões de transferencias já que a placa tinha 3.3 v e 5 v normal e as bobinas estavam todas sem indicação de curto. 

Quando fui alimentar a linha do cooler com 5 v o pau comeu, a corrente subiu de vez. Curto total no cooler. Desconectei o cooler e aí a maquina ligou normal e subiu video.

Todo problema era o cooler em curto. 

Como este cooler não tinha disponivel no momento, resolvi retirar o adesivo plastico do fundo e de cara deu para ver 2 capacitores ceramicos, testei o primeiro normal e o segundo na linha de 5 v em curto. Retirei ele com ferro ponta fina sem precisar desmontar o cooler, depois soldei outro no lugar e problema resolvido.

Além de encontrar o defeito ainda dei sorte de recuperar o cooler deste modelo de lenovo.

Fica aí a dica sobre estas tensões de transferencia que somente aparecem depois da placa ligar. Buscar curto nas bobinas principais nem sempre será certeza que não existe curto na placa. O curto pode estar em uma destas linhas que sobem somente após start da placa.

Abs,

Roberto
    • By edson
      Pessoal,

Entrou essa game aqui na oficina que não liga. (PS4 FAT - não liga - Placa SAC-001)
      Tem as tensões de standby: 4,8v, 3,3v, 2v, 1,2v.
      Tem 3,3 no botão de power, que vai a zero quando starta, mas não liga.
      Já troquei a southbridge e ficou na mesma.
      Alguém tem alguma dica aí, pra eu ver.

Desde já agradeço

Edson.
    • By ronaldgmiranda
      Conserto estas fontes a uns 3 anos mas peguei agora duas que estão me intrigando. Chegaram sem ligar, troquei os dois capacitores, fusivel e 2 mosfets que ficam no dissipador. Na bancada ligaram OK, 8,5Volts. Porém ao instalar na impressora elas queimam o fusível e os dois mosfet de novo. Já olhei os dois Diodos duplos na saída e estão OK. Eu tenho outra fonte boa para usar e comparar. Alguma sugestão, ajuda?
    • By claudio cortez
      bom dia amigos chegou esse notebook pra mim o mesmo nao liga tenho todas as voltagem na placa 3.3v no power  na bobina tb tenho os 5 v tb  com a bateria no lugar ele acende o led de carregamento mais nao starta alguem tem alguma dica desse defeito 

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...