Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido PS3 Fat CECHP01 desligando sozinho

Avalie este tópico:


srgames

Posts em destaque

Olá a todos, boa tarde!

 

Estou com um PS3 Fat modelo CECHP01 que o cliente disse que estava desligando sozinho após um certo de tempo de jogo e pediu para fazer o orçamento. Pois bem, testei o console deixei alguns minutos ligado e não desligou, então resolvi deixar mais tempo e então ele desligou, depois disso testei mais algumas vezes e não fica nem 1 minuto ligado, ele desliga com 3 bips e a luz vermelha fica piscando. Como já sabem é o problema comum de super aquecimento e provavelmente em breve poderá dar YLOD e parar de vez. Alguns meses atrás recuperei um Fat com o esquema dos Tântalo nos NEC TOKIN mas o console já estava com YLOD, nem chegava a ligar.

 

A minha dúvida aqui é a seguinte, no caso desse console de somente desligar com 3 bips, alguém aí já conseguiu recuperar somente com os Tântalo nos NEC sem precisar de Rebaling?

 

Eu ainda nem abri o aparelho pois o cliente quer saber somente o orçamento pois o console não é dele, está pensando em comprar dependendo do valor do conserto. Segundo ele o dono já levou em outro lugar e informaram que o defeito era o cooler, mas o cooler está funcionando, e um detalhe é que ainda está com o lacre de garantia original de fábrica, por isso que ainda não abri, e sinceramente a probabilidade de nesses Fat ser somente o cooler é mais sorte que ganhar na Mega.

Editado: por srgames
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/05/2020 às 16:15, srgames disse:

Olá a todos, boa tarde!

 

Estou com um PS3 Fat modelo CECHP01 que o cliente disse que estava desligando sozinho após um certo de tempo de jogo e pediu para fazer o orçamento. Pois bem, testei o console deixei alguns minutos ligado e não desligou, então resolvi deixar mais tempo e então ele desligou, depois disso testei mais algumas vezes e não fica nem 1 minuto ligado, ele desliga com 3 bips e a luz vermelha fica piscando. Como já sabem é o problema comum de super aquecimento e provavelmente em breve poderá dar YLOD e parar de vez. Alguns meses atrás recuperei um Fat com o esquema dos Tântalo nos NEC TOKIN mas o console já estava com YLOD, nem chegava a ligar.

 

A minha dúvida aqui é a seguinte, no caso desse console de somente desligar com 3 bips, alguém aí já conseguiu recuperar somente com os Tântalo nos NEC sem precisar de Rebaling?

 

Eu ainda nem abri o aparelho pois o cliente quer saber somente o orçamento pois o console não é dele, está pensando em comprar dependendo do valor do conserto. Segundo ele o dono já levou em outro lugar e informaram que o defeito era o cooler, mas o cooler está funcionando, e um detalhe é que ainda está com o lacre de garantia original de fábrica, por isso que ainda não abri, e sinceramente a probabilidade de nesses Fat ser somente o cooler é mais sorte que ganhar na Mega.

Bom dia@srgames , 

 

Desligamento aleatório em FAT é quase certo ser NEC Tokin, já recuperei vários com este mesmo sintoma, este tipo de defeito geralmente é por causa da capacitância alterada nos NECs, mas pode ser também defeito na fonte em alguns casos (já aconteceu com 1 console, não tinha resolvido com tântalo, era a fonte ruim) ou até defeito em esfera(s) da GPU, são os casos mais comuns, mas pode haver exceções. Cooler definitivamente não é o problema rsrs.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

Atualizando o tópico, ontem desmontei o console e como nunca havia sido aberto antes, já imaginam como estava de sujeira! E a pasta térmica bem ressecada, fiz uma boa limpeza, troquei a pasta térmica e fiz um teste e coloquei 4 Tântalos de 470 μF nos NEC TOKIN da GPU (RSX) e deixei ligado por cerca de umas 2 horas e não desligou. Hoje fui fazer o teste novamente para ver se realmente o problema havia sido sanado, mas ao ligar o console em alguns segundos a imagem começou a ficar com alguns artefatos estranhos brancos quadriculados, desliguei e religuei novamente e ficou do mesmo jeito depois, já aparecia mais imagem, como estava testando no AV, resolvi testar no HDMI, mas somente ficou em tela preta, retornei ao AV e a imagem ficou normal novamente, deixei ligando algum tempo e não desligou, então desliguei e religuei novamente para teste e já não dava mais imagem. Resolvi remover os Tântalos novamente para teste para ver se estavam interferindo, e a imagem ficou normal, mas sem eles o console desligou em menos de 1 minuto, tentei novamente e desligou em poucos segundos, mas depois de alguns minutos testei novamente e mesmo sem os Tântalos a imagem voltou a aparecer os artefatos estranhos e cobrindo toda a tela, o áudio está normal, mas quando acontece, não é possível ver nada na tela além dos artefatos.

 

Estava pensando em testar os Tântalos somente na CPU (CELL) pensando que os Tântalos estavam causando interferência na GPU, mas mesmo sem eles agora está aparecendo os artefatos vez outra, isso quando ele fica ligado e dá tempo de mostrar a tela.

 

Devido com os Tântalos na GPU ele não desligar, estava acreditando que esse seria o problema, mas esses artefatos na imagem já creio não ser somente isso, e creio que realmente poderá precisar de Reballing.

 

Desde já agradeço as opiniões dos colegas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sh4d0w4224 Agora que vi sua resposta, inclusive acabei de atualizar o tópico com os testes realizados. Sobre a fonte, esqueci de mencionar mas foi o primeiro que testei, e ela está funcionando normal com os 5v e 12v, então já estou descartando possibilidade de ser ela, e com os últimos testes realizados realmente acredito que não seja ela, estou acrditando a já precisar de Reballing. E, realmente sem possibilidades de ser cooler, sem desfazer de quem deu esse diagnóstico sem nem mesmo abrir o aparelho, acredito que ou estava tentando não pegar o console pelos motivos que todos já conhecemos, ou faltava realmente um pouquinho mais de conhecimento do histórico de defeitos desses modelos de console.

 

Obrigado por sua ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@srgames Artefatos é um sintoma de mal contato, bem provável ser solda fria ou trincada na GPU. Mesmo com os tântalos adicionados, não deferia ter artefatos, já aconteceu algo assim comigo, após colocar tântalos, deu artefatos, realmente era a GPU, mas neste console em específico, foi feito a troca da GPU e resolveu o problema, se o reballing não resolver, só com a troca mesmo.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sh4d0w4224 Realmente já tinha quase certeza que precisava de Reballing na GPU, fiz mais um teste para tirar os resto das dúvidas colocando os Tântalos somente nos NEC da CPU mas continuou com o mesmo problema, somente nos NEC da GPU que não desliga, mas algumas vezes acontece os artefatos e outras não, e outras não aparece imagem alguma, com certeza é o mal contato nas esferas da GPU. Detalhe é que agora algumas vezes quando desliga com os 3 bips aparece a luz amarela, pelo menos constatado YLOD, agora certeza de precisar de Reballing, isso se não precisar a troca da GPU, mas somente com o Reballing já tenho certeza que o cliente não irá aprovar, se precisar trocar GPU então, rsrsr. Segundo ele, o dono do console está querendo R$ 700,00 nele com o defeito, rsrsr, se pagar esse valor e aprovar o reparo, na minha opinião é muito corajoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sh4d0w4224 Como já imaginava o cliente não quis fazer o conserto do aparelho, como havia dito, ele estava fazendo o orçamento para dependendo do preço comprar o console, mas o dono do aparelho segundo ele abaixou o valor somente para 630, mais o conserto não compensaria para ele.

 

Obrigado por sua contribuição e já estou lhe dando um joinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...