Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Fonte de 0 a 30 com lm723

Avalie este tópico:


Posts em destaque

@DANIEL SANTA MARIA DE LIMA vai ficar mais fácil ajudar se postares o esquema que montou pra verificarmos antes de mais nada se o projeto é capaz de produzir os resultados esperados, depois é questão de comparar o projeto do papel com a montagem e fazer alguns testes pra ver se tudo está como deveria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DANIEL SANTA MARIA DE LIMA, a primeira coisa a analisar aí é se essa alteração na saída é causada pelo LM723, ou algum fator externo. Quais são as tensões nos pinos 4, 5, 10 e 13 do LM723, e no anodo do D4, medindo em relação ao negativo da saída?

 

ps. Você já estudou sobre amplificadores operacionais?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na hora de fazer o layout,um dos pinos eu esquematizei errado.

Mudei coloquei o ci na posição certa e estou obtendo de 0 a 8v apenas

No meu pino 10 estou obtendo apenas 5.7

Pino 5 quando eu vario o p1 sentido massa estou obtendo 5.2

Pino 4 estou obtendo 8.1 e pino 13 7.2 

Será que acabei danificando o ci por ter invertido alguns pinos?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DANIEL SANTA MARIA DE LIMA 

Esta fonte proposta tem um circuito de charge pump pra gerar uma tensão negativa que as vezes precisa de ajustes finos nos componentes pra estabilizar, se ela ficar com uma tensão muito negativa a tensão de saída pode ser reduzida, e se ficar com tensão insuficientemente negativa pode não chegar a 0V. É primordial que esta fonte seja alimentada com um transformador de outra forma o circuito de charge pump não irá funcionar.

Ao ligar o componente incorretamente pode sim ter danificado, seria bom verificar um a um os componentes passivos do circuito pra eliminar quaisquer outras possibilidades ou trocar o 723 caso disponha de outros.  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Medi todos os componentes e nenhum apresenra defeito aparentemente.

Quando removo o ci a tensão vai se 0 a 13.

Quando coloco novamente,ela vai de 0 a 8.1

E no pino 10 (v out) ligado a base do t2,varia de 0 a 5 mais ou menos e sem o ci a mesma coisa.

No pino 2 com o ci varia de 0 a 3.Sem o ci não tem tensão,creio eu que esta certo.

Mas esses 13 v regulando sem o ci e 8 com ele é que eu estou estranhando

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carregue a saída com um resistor de 1k/1W, gire P3 ao mínimo e ajuste P2 até que o cursor esteja próximo à linha de tensão de saída. Com p1 leve a tensão de saída para 0. Se o domínio de ajuste de atualização P2 não atingir 30V, baixe o valor para R6.Está descrito aqui:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...