Jump to content
CTM Informatica

em análise Lenovo ideapad 330S/ 330s_KBL_MB_V06 Rev:MP/ Não liga

Rate this topic

Recommended Posts

Boa noite ! estou com esse notebook na bancada e o mesmo encontra-se em curto nas respectivas áreas demarcadas em verde. E feito uma analise na placa eu encontro somente tensões nas respectivas áreas marcadas em vermelho. Não foi encontrado tensão em mais nenhuma área, feito as medias na boninas e tudo mais. 

Não possuo o esquemático da placa, encontrei em outros sites porem tem seus custos e em dólar para poder fazer o download. 

Solicito a ajuda dos expertis colega do EBr. Obrigado desde ja !

IMG_20200527_112422.jpgIMG_20200527_112413.jpg

Edited by CTM Informatica
  • Like 1

@CTM Informatica brother o esquema que você achou aqui no fórum você chegou a comparar ele com sua placa? Quem saber ele pode servir para algumas analises se conter o mesmo I/O e outros componentes!

Tem como você passar as tensões que você encontra, e postar em números? Outra veja se tem 3.3v no pino 8 do bios e no conector onde fica a bateria externa! Tenta achar também o ci de charge e o pwm dos 3.3v e 5v por gentileza. 

Você pode postar fotos dele aqui.

Edited by Leonildo
  • Like 1

Pois bem, sem o esquema fica bastante complicado. Porém vai seguindo as trilhas, verifica se tem 3v / 5v nas bobinhas qual consumo aparece na fonte de bancada 

• Like 1

4 horas atrás, Leonildo disse:

@CTM Informatica brother o esquema que você achou aqui no fórum você chegou a comparar ele com sua placa? Quem saber ele pode servir para algumas analises se conter o mesmo I/O e outros componentes!

Tem como você passar as tensões que você encontra, e postar em números? Outra veja se tem 3.3v no pino 8 do bios e no conector onde fica a bateria externa! Tenta achar também o ci de charge e o pwm dos 3.3v e 5v por gentileza. 

Você pode postar fotos dele aqui.

Infelizmente nenhum esquema parecido eu encontrei.

Muito difícil sem o esquema pois alguns componentes mostra apenas pn do chip. U5901 - BQ247805 ( Charge )
    P14- 0,13V
    P28- 20V
U6601 - NCP81218 (pwm)
    P40 - 0,60V
Q5901 - J8 GUA 4U0802 (fet-n)
    P5~8 20V
U3900 2546 TI 818 ADQG ( Não consegui identificar )
    P11 ~ 15 1,6V
U3002 - BIOS

N foi encontrado tensão.

Vamos por parte no I/o mesmo eu encontrei tensões 1,8v 2,4v (trabalho da para identificar o pino)

Nenhuma bobina com tensão. Logo vou postar as fotos do CIs

@CTM Informatica veja a tensão nos pinos marcados na foto abaixo no charge! Você vai ter que ir seguindo a continuidade da malhas, e abrindo os jumpers para ir isolando áreas! Remove o resistor de sensor de corrente e afira os pads para saber qual deles tem curto! Achando o curto, injeta um baixa tensão para ver se tem consumo! 

Anotação 2020-05-28 123542.png

Anotação 2020-05-28 123624.png

Anotação 2020-05-28 124201.png

Edited by Leonildo

14 horas atrás, Clodovil Alcantara disse:

Pois bem, sem o esquema fica bastante complicado. Porém vai seguindo as trilhas, verifica se tem 3v / 5v nas bobinhas qual consumo aparece na fonte de bancada 

Nas bobinas nenhuma possui tensão.

Boa noite Desculpa a demora estou um pouco corrido aqu!

Então 

Em 28/05/2020 às 14:28, master7 disse:

@CTM Informatica abra o jumper JP8205 e diga em qual pad dele o curto permaneceu, mancando na foto que vc postou.

Conforme a dica eu fiz, reparei que o curto nos jumper mais acima sumiu porem se concentrou mais nas áreas marcadas em vermelho.

IMG_20200601_231908.jpg

@CTM Informatica aguarde que vou subir o esquema e a boardview dessa placa para o forum pra vc se situar melhor, mas vc tem um curto na linha +VSYS. Para adiantar, remova esse R5903 que vc marcou com a seta vermelha na foto e diga de qual lado o curto ficou.

Edited by master7

Em 28/05/2020 às 11:42, Leonildo disse:

@CTM Informatica veja a tensão nos pinos marcados na foto abaixo no charge! Você vai ter que ir seguindo a continuidade da malhas, e abrindo os jumpers para ir isolando áreas! Remove o resistor de sensor de corrente e afira os pads para saber qual deles tem curto! Achando o curto, injeta um baixa tensão para ver se tem consumo! 

Anotação 2020-05-28 123542.png

Anotação 2020-05-28 123624.png

Anotação 2020-05-28 124201.png

Tenho apenas 20v no pino 28 e 0,67v pino 3

15 minutos atrás, master7 disse:

@CTM Informatica aguarde que vou subir o esquema e a boardview dessa placa para o forum pra vc se situar melhor, mas vou tem um curto na linha +VSYS. Para adiantar, remova esse R5903 que vc marcou com a seta vermelha na foto e diga de qual lado o curto ficou.

Show maravilha obrigado isso ja vai ajudar e muito. Com dica eu retirei o R5903 e encontrasse em curto os dois lados em curto.

Analisando ela novamente encontrei o CI U5901 B24780S  com curto na linha 24 REGN. Acredito que não deveria estar , ja tirei o capacitor C875 para verificar se o curto era nele. Pois não !

Confirma para mim caso esse curto não deveria estar ai vou ter que pedir esse CI de fora!

@CTM Informatica 

na primeira foto você marcou em verde 3 capacitores amigo 

tem um extremamente danificado 

é na sua primeira postagem a segunda imagem capacitores em verde 

é o capacitor mais de cima e que esta deslocado para direita 

retire ele e veja o que acontece amigo 

Em 13/01/2021 às 21:41, Well7487 disse:

@CTM Informatica 

na primeira foto você marcou em verde 3 capacitores amigo 

tem um extremamente danificado 

é na sua primeira postagem a segunda imagem capacitores em verde 

é o capacitor mais de cima e que esta deslocado para direita 

retire ele e veja o que acontece amigo 

Sim! esses estavam em curto o que estava danificado foi substituído e oque estava causando esse curto neles era um outro capacitor na entrada do circuito, esse tbm foi substituído e o curto nessas capacitores sumiu .Porem a placa ainda não liga e encontrei um curto no pino 24 do CI u5901, vou trocar esse e ver ver o resultado !