Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Monitor Samsung SB300 placa S22A300B queimada - melhor e pior cenário

Avalie este tópico:


jclc

Posts em destaque

Bom dia a todos da comunidade!

 

Quem não gosta de contexto, favor pular para a palavra Dúvida... Senão é só continuar lendo...

 

Bom, sou iniciante na eletrônica, na verdade é um hobby, e claro, sempre que posso procuro estudar um pouco nos tempos vagos para deixar de me frustar quando tento entender porque um eletrônico ou eletrodoméstico parou de funcionar...

 

Hoje estou com um monitor da Samsung modelo S22A330B que tem me tirado o sono. Claro, uma placa simples mas que pra mim é um verdadeiro desafio.

 

Pelo que pesquisei a placa torrou... E pelo que vi em outros tópicos do mesmo modelo, ele queima sempre levando junto diversos componentes...

 

Pois bem, meu melhor cenário seria  saber quais componentes queimaram, ter uma estação de solda e equipamento adequado, trocar as peças e pronto, vida que segue.

 

Meu pior cenário é o atual: Não encontro essa placa pra reposição nem na China, modelos são muuuuito similares mas não sei se podem ser usados no lugar, só tenho um ferro de solda mais simples e pouca prática....Ontem mesmo tentei ressoldar algumas partes e consegui foi queimar o dedo no ferro... Esposa rindo até agora...

 

Aí você que está aqui lendo esse texto me pergunta: Porque você não desiste e compra outro monitor???? Você é leigo, você não tem equipamento completo e sua placa está torrada.

 

Bem, simplesmente porque eu adoro eletrônica, e desistir (não pelo menos antes de apanhar MUITO) não é uma palavra que entra no meu dicionário! Afinal o péssimo eu já tenho, que é um monitor queimado... Agora vou atrás do razoável que seria uma ajuda de alguém aqui no eletrônicabr para começar a entender em que ponto do problema estou. Quem sabe  futuramente ajudar aos colegas que estão no meu nível hoje!

 

Dúvida: A placa da maneira que está, é melhor reparar ou continuar procurando uma nova/usada funcionar ou usar uma parecida e  fazer algumas substituições (lembrando que sou leigo, vou precisar de ajuda....) ou comprar um  monitor novo mesmo afinal até o LCD pode ter ido pro pau??

 

Placa S22300B,  código: BN41 - 01592D (2011.04.19)

 

mais fotos aqui:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Alguma alma caridosa? De antemão, obrigado!

 

20200528_082821.jpg

20200527_124110.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queimada, pegou fogo, aonde ???

 

Embora seja uma placa pequena, trata-se de um circuito um tanto complicado para um iniciante na eletronica.  Não que eu queira desmotiva-lo, mas não existe um esquema eletrico compledo dessa placa disponibilizado pelo fabricante, somente pequenas partes (etapas).

 

Estou vendo que voce mexeu em muitos lugares da sua placa e acabo que não sei qual parte eh a sua duvida !

 

Main Board (Block Diagram &Scaler Part).png

 

Sugiro inicialmente que você retire a blindagem da placa e meça as fontes secundarias de 5V, 3.3V, 1.8V e informe os valores encontrados.

 

IC600, IC601 e IC602 BN41-01592D.jpg

IC600.png

IC601, IC602.png

Boa sorte ;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...