Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Saida de home theater pegou fogo, mas funciona


Posts em destaque

Boa tarde

 

Meu home theater LG Lh-T522sb pegou fogo na saida (literalmente), mas ainda funciona todas as saídas, mas óbvio que nao estou usando ele. abri ele (Tenho noções de eletronica) e verifiquei que um capacitor ceramico(474J 63v) pegou fogo.

 

A uns 2 meses atrás ele pegou fogo também, mas eu peguei outro capacitor (do mesmo) e coloquei no lugar, durou mais 2 meses e tornou a pegar fogo. Preciso saber pq esta queimando os capacitores pequenos, os capacitores grandes esquentam muito tambem.

 

Alguem tem alguma ideia se vale a pena arrumar isso, ou alguma ideia qualquer do que fazer rsrs, ele é muito bom, so uso no PC pra assistir filmes.

 

Edit: Capacitor de Poliester, e não de ceramica*

 

Segue fotos:

 

home 4.jpg

home1.jpg

home 2.jpg

home 3.jpg

Editado: por Gseffrin157
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, 

 

Não consegui esquema do home.

Pelos 6 indutores o aparelho é dotado de saída classe  D. O capacitor deve fazer parte do filtro passa baixa. 

Coloque outro com mesmo valor,  entretanto que suporte tensão maior.

 

Inclusive,  recomendo trocar os seis. As caixas acústicas são originais?  

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gseffrin157 ai não tem muito o que fazer a não ser trocar o componente danificado, alguma das causas pode ser que você ta injetando um sinal de entrada com volume alto no aparelho, falantes das caixas com resistência menor, tente por uns capacitores de no minimo 100V

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

isso acontece porque o fabricante quis economizar na escolha dos capacitores.. o capacitor de poliéster não suporta o alto ripple de corrente de uma saída classe D por muito tempo. 

 

Você pode colocar aqueles capacitores de polipropileno feitos para filtro de linha (do tipo 'X2').. eles são mais resistentes a ripple. 

image.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/05/2020 às 22:46, ohm disse:

Olá, 

 

Não consegui esquema do home.

Pelos 6 indutores o aparelho é dotado de saída classe  D. O capacitor deve fazer parte do filtro passa baixa. 

Coloque outro com mesmo valor,  entretanto que suporte tensão maior.

 

Inclusive,  recomendo trocar os seis. As caixas acústicas são originais?  

 

Boa tarde, sim, as caixas são originais, e por serem muito boas (qualidade sonora e construção), eu não queria perder o home. Alguma dica de qual capacitor usar ali? ( que seja compativel com o "474J 63v" e que seja facil de achar, pois não acho esse capacitor.

 

Em 31/05/2020 às 02:56, Ascent Tecnologia e info disse:

@Gseffrin157 ai não tem muito o que fazer a não ser trocar o componente danificado, alguma das causas pode ser que você ta injetando um sinal de entrada com volume alto no aparelho, falantes das caixas com resistência menor, tente por uns capacitores de no minimo 100V

 

Eu uso direto do computador, pode ser sim um sinal forte, as vezes escuto alto, mas bem de vez enquando, o engraçado é que quando ocorreu as duas queimas do capacitor, eu estava usando fone de ouvido nele, nem estava usando a saida que queimou basicamente, e com volume baixo no fone tbm.

 

Em 31/05/2020 às 10:27, zazulak disse:

Buenas,

 

isso acontece porque o fabricante quis economizar na escolha dos capacitores.. o capacitor de poliéster não suporta o alto ripple de corrente de uma saída classe D por muito tempo. 

 

Você pode colocar aqueles capacitores de polipropileno feitos para filtro de linha (do tipo 'X2').. eles são mais resistentes a ripple. 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Faz sentido sim, e tambem que é um home antigo, de meados de 2006, sera que os home's mais novos são melhores nesse sentido (ripple)? uma coisa eu sei, os novos não se comparam com esse aqui e outros mais antigos que ja tive, em relação a potencia/qualidade, quando tem uma qualidade legal, nao sobe o volume.

 

Sobre o capacitor indicado, é facil de achar? e a numeração é a mesma ex do meu: 474J 63v?

 

to com uma dificuldade alta para achar essas "miudesas" de eletrônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Gseffrin157 disse:

 

Boa tarde, sim, as caixas são originais, e por serem muito boas (qualidade sonora e construção), eu não queria perder o home. Alguma dica de qual capacitor usar ali? ( que seja compativel com o "474J 63v" e que seja facil de achar, pois não acho esse capacitor.

 

 

Eu uso direto do computador, pode ser sim um sinal forte, as vezes escuto alto, mas bem de vez enquando, o engraçado é que quando ocorreu as duas queimas do capacitor, eu estava usando fone de ouvido nele, nem estava usando a saida que queimou basicamente, e com volume baixo no fone tbm.

 

 

Faz sentido sim, e tambem que é um home antigo, de meados de 2006, sera que os home's mais novos são melhores nesse sentido (ripple)? uma coisa eu sei, os novos não se comparam com esse aqui e outros mais antigos que ja tive, em relação a potencia/qualidade, quando tem uma qualidade legal, nao sobe o volume.

 

Sobre o capacitor indicado, é facil de achar? e a numeração é a mesma ex do meu: 474J 63v?

 

to com uma dificuldade alta para achar essas "miudesas" de eletrônica.

 

então, esse é um capacitor de 470 nF geralmente é bem fácil de encontrar, pela um capacitor polieste de 470 nano de pelo menos 100V geralmente eles são de 400V 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voces indicam qual dos dois:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

OU

se quiser indicar o link de algum, fiquem a vontade tbm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquise mais um pouco para encontrar o capacitor polipropileno, mais indicado para durabilidade no estágio que trabalha. 

 

Veja esse exemplo:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gseffrin157 disse:

to achando caro, 16,00 + 17,00 (frete), 32 reais 5 capacitores

Se um capacitor da saída queimar e você continuar usando assim, a alta frequência do chaveamento da saída vai passar para a caixa de som ligada nessa saída, e o tweeter dela é que vai pagar o pato. Garanto que só um tweeter duma caixa dessas vai custar mais que os 30 e poucos pilas :D

 

O ideal aí seriam capacitores cerâmicos multicamada (a Sony usa capacitores assim na saída dos amplificadores classe D, e nunca vi um queimar até hoje), mas capacitores multicamadas para mais de 50V são bem difíceis de achar por aqui, então, o melhor (ou menos pior) são esses para filtro de linha mesmo, tipo os do primeiro link que o @ohm citou. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, zazulak disse:

Se um capacitor da saída queimar e você continuar usando assim, a alta frequência do chaveamento da saída vai passar para a caixa de som ligada nessa saída, e o tweeter dela é que vai pagar o pato. Garanto que só um tweeter duma caixa dessas vai custar mais que os 30 e poucos pilas :D

 

O ideal aí seriam capacitores cerâmicos multicamada (a Sony usa capacitores assim na saída dos amplificadores classe D, e nunca vi um queimar até hoje), mas capacitores multicamadas para mais de 50V são bem difíceis de achar por aqui, então, o melhor (ou menos pior) são esses para filtro de linha mesmo, tipo os do primeiro link que o @ohm citou. 

 

No caso, o capacitor que esta queimando é do subwoofer, então a frequencia do falante é baixa, mesmo assim pode queimar o falante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...