Jump to content
Leonildo

devolvido Dell Inspiron 5558 xfv4p-A00_AAL10-LA-B843P-Rev-1.0_(Não liga) completando a sequencia de start!

Rate this topic

Recommended Posts

Posted (edited)

Essa placa veio de outra assistência com o defeito de não ligar! Percebi que o PU4201 mosfet de entrada estava faltando, alguns capacitores também, e os risco que tem na placa não foi eu hahaha parece que removeram os componentes na força! O mosfet de entrada já coloquei outro no lugar. Antes de colocar outro mosfet, aferir os pads e foi constatado curto no dreno, injetando tensão na placa, a simétrica desamava em qual quer tensão que foce regulada. Como não conseguir injetar tensão, fui abrindo os pads para isolar os setores e fui aferindo pra constatar qual lado tava em curto, acabei achando o lado em curto na linha da PL4701, no D1 do Pu4701 que vai na linha do vcore! Era um capacitor em curto. O capacitor mostrado na imagem abaixo tava em curto! Foi removido,e o curto parou, e com isso conseguir injetar tensão e a placa não tem consumo em stand-by.

Tem as tensões de 3v e 5v stand-by!

Testado com outra memoria!

Tem tensão no bios! 

Tem tensão nos pinos da bateria!

Bateria do bios tensão normal e é original!

O botão power ta zerando!

Quando coloco o carregador o cooler gira e para, o LED acende na cor branca e pisca 2 vezes. Obs: Carregador original! Essa placa tem vídeo dedicado.

Nas PLs 8201, 8202, 4902 e 4801 sobem sempre que pressiono o botão power, e some segundos depois! A placa gira o cooler e para, o led acende na cor branco pisca e apaga! Estou pensando aqui que pode ser o processador com defeito! Mas quem puder ajudar a confirmar isso, ou mesmo ajudar a solucionar o problema, ficarei grato!

Anotação 2020-05-30 110411.png

Anotação 2020-05-30 111932.png

Edited by Leonildo

Posted (edited)

Boa noite brother @FDONATO ! Sim estou seguindo. Acabei de encerrar aqui! Amanhã pego de novo. Deixa um dica aí, que eu vejo isso amanhã blz? Muito obrigado por responder...

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

@FDONATO postei o esquema aqui! Procurei aqui no fórum não encontrei! É esse mesmo amigo.

Edited by Leonildo

@Leonildo eu queria o link do esquema do que você está seguindo, mas vamos lá, to seguindo esse do link abaixo:

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Primeiro, informe qual o consumo no momento que a placa liga.

Se você tem tensão em todas as bobinas, tem que verificar a sequencia de IMVP_pwrgd em diante, se não tiver scope vai direto para ALL_SYS_PWRGD, duvido que com esse sintoma você tenha o plataform_reset PLT_RST#, (pino 7 do sio) vamos torcer para a sequencia esteja parando antes, em SYS_PWROK por exemplo (pino 84 do sio, como se comporta durante a sequencia?)

Se você tiver toda sequencia antes e PLT_RST# não, é basicamente batom na cueca, pch pode tá zoado!

• Like 1

Posted (edited)

@FDONATO rapaz então foi pro saco mesmo! hahahah tem esse sinal SYS_PWROK sim! O Pu4601 tem até o pino 2 IMVP_PWRGD! Fiz tudo que tinha direito nessa placa, e era uma dica técnica dessa que eu queria! Mas amanhã vou aferir de novo!

Edited by Leonildo

Posted (edited)

@FDONATO vou encerrar o topico! Não sei o que aconteceu, a placa entrou em curto de novo, agora foi o pwm do 5v e 3v que ta esquentando. Mas antes disso acontecer, eu já estava com 70% de certeza que o processador estar com defeito. Essa tensão IMVP_PWRGD no pino 2 do pu4601 tava subindo! Vou pra outra que o problema ta mais fácil! Obrigado pela ajuda.

Edited by Leonildo

Que pena. Mas se quiser seguir 

Tenho outras ideias 

Pois dois leds brancos indica algo com a memória amigo 

Daí caso queira seguir veja os pinos 1,30,76,126,199 e 204 das memórias amigo 

Alguns desses pinos não entram na sequência de start e portanto em alguns casos a placa vai ter toda sequência de start, mas se não tiveres algum deles a placa não vai dar imagem

Outra coisa que poderia ter feito é um ME no slot de memória 

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Similar Content

• By almeida.peca
      ola estou com um xbox 360 slim qeu não liga estava com curto no regulador de 3.3v foi substituido e o problema ainda persiste falta tensão de 5 v no q5b1 e entorno alguem pode dar uma dica 

• By Tony Cezar
      Olá, amigos!
      Tudo beleza? Tudo bem com vocês?

Dentre os equipamentos que estão sob minha manutenção, estou com um notebook Philco Slimbook 14L, aquele mesmo equipado com a famosa placa Shuttle 71R-E14RV6-T830, processador AMD C-70 Brazos integrado, com o seguinte histórico:

*No primeiro teste na residência do cliente, encontrei-o ligando mas tela não apresentou vídeo. LED power e cooler OK.

*Pedi um cabo HDMI para conectá-lo à TV existente e deu vídeo externo, liga travando no logo, ainda sem vídeo na tela. Não entra no setup.
      *Fonte do cliente, uma Clone modelo 47005 de 90 W apresenta 16,43 V. Mesmo com uma minha, tensão acima dos 19 V, o resultado é o mesmo.
      *Na minha bancada, horas depois, ligou normalmente num monitor externo e na tela, acessou Windows 7 e tudo mais. Percebi que num boot sem travamento é possível ver as informações no rodapé sobre acesso ao setup e seleção de dispositivo de inicialização. Ficou ligado por 8 horas até que alguma atualização o reiniciou. A partir daí, ficou com vídeo apenas no monitor externo, porém ainda acessando o Windows do HD.
      *Após ser desligado e ligado, voltou a ficar travado no logo  Philco e apresentar vídeo apenas em monitor externo. Notei nesse ponto que o logo Philco fica com uns tracinhos, denotando algum problema de vídeo.

Deixei de molho para me dedicar a outros assuntos pessoais e retomei a análise no último final de semana. Este equipamento passou por manutenção anterior, onde o técnico apenas substituiu a placa. Essa placa anterior também veio com o equipamento, onde numa inspeção visual constatei o D24 torrado e ao testar detectei vários capacitores em curto. Beleza. O que realmente me interessava nela eram as DUAS BIOS e demais componentes para aproveitamento.

Pois bem. Continuando com a placa fora do gabinete e com todos os periféricos desconectados - inclusive o rabicho com o botão power e LED, pois esta placa já tem um botão power integrado e junto ao DC jack:

*Ao ser ligada, LED power e cooler funcionando OK.
      *Tensões na BIOS U13 normais.
      *Troquei a BIOS U11 e nada mudou.
      *Já desenergizei a placa, removendo a CR2032, curto-circuitando os terminais do conector da bateria da mesma E pressionando o power por mais de um minuto.
      *Após troca da BIOS U13, ligou normal, entrou no BIOS e acessou Windows perfeitamente. Julguei ter sanado o problema. Porém, antes de fechar tendo remontado parcialmente o equipamento, testei e... voltou a dar o mesmo problema: dá vídeo na tela quando quer, mas sempre há vídeo externo. LED power e cooler OK.
      *Verifiquei a memória que veio no mesmo, 4 GB PC3L, e estava OK. Troquei por uma PC3, pois li no slot a marcação 1,5 V e não houve alteração.
      *Chipset pega fogo enquanto está ligada (APU AMD)
      *Quando raramente não da vídeo, basta desligar e ligar novamente e/ou recolocar memória que voltar a dar vídeo.
      *Constatei o que relata o usuário abaixo num tópico semelhante, exatamente da mesma forma:

Comigo aconteceu tocando os componentes em volta do Q75 (WO4PZ), especialmente o trio R1355, R1357 e C1534. Quando o dedo é mantidona região, some a imagem mas não chega a cortar o vídeo. Ao retirar o dedo, imagem fica manchada, chuviscando, mas nota-se o logo no fundo na tela ainda travada. Vale salientar que o conector LVDS fica no lado oposto da placa e na outra face.

*U30 (GS7113) bem próximo aquece, não chegando a queimar o dedo.
      *Removi o capacitor C1534 e o problema continuou. Um dos lados, acreditando que deveria estar aterrado, apresenta resistência de 353 ohms em X1/beep em relação ao terra, mesmo sem o capacitor.
      *Removi o resistor R1357 e o vídeo externo sumiu de vez; o retornei e voltou.

Resta testar o R1355.

Preciso de acesso ao esquema elétrico e download das BIOS U11 e U13 aqui do fórum para regravação.

• By lucasrc91
      Oi pessoal,

Essa plaquinha é minha, de uso pessoal.
      Possuo uma fonte chinesa de 450 watts, funciona mt bem, silenciosa e nunca deu problema.(testada ok)
      Processador i5 3570, testado em outras placas, funcionando ok.
      2 pentes de memoria smart 1600 mhz. (testado em outrs placas ok)

Meu caso é bem bizarro.
      Eu ja retirei a placa mãe e deixei na bancada, esta apenas a fonte e 1 memoria ram e o processador.
      Eu faço o jumper pra ligar a mobo e ela simplesmente nao faz nada.
      Após horas, ou dias, ela liga.
      Ela não esta ligando por conta, pois se eu n aperta o botão power, ela fica desligada perpetuamente, como tem que ser.
      A questão é que ela não liga de imediato, demora, as vezes é na hora, as vezes minutos, horas, ou até dias.
      Agora que o clima ta mais frio, ela decidiu não ligar mais , o que poderia ser?

INFORMAÇÕES, TESTEI TODOS OS COMPONENTES, ESTAO TODOS OK, FUNCIONAM NORMAIS EM OUTRAS PLACAS.
      TENTEI OUTROS PROCESSADORES E OUTRAS MEMORIAS NELA TBM, FICA DA MESMA FORMA
      ELA É DUAL BIOS E EU POSSUO O GRAVADOR, AMBOS EMPRONS ESTÃO OK.

Alguém já passou por algo semelhante, pra poder me dar um help?
    • By edipocunha
      entrou na asistência cliente somente disse que parou de ligar, aferi Bios nenhuma tensão aferi os componentes logo no inicio da saída ali achei que o Diodo D1 estava em curto mas eu estava colocando a ponta de prova encostada na carcaça USB, no D1 eu encontro a tensão de 19v seguindo a linha ela some onde eu posso continuar aferindo as tensões?
      ahh e uma observação não há consumo na fonte de bancada dessa placa

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...