Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Ajuda com Porta Logica

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Ola Amigos.a entender.

Como mencionei na minha apresentação aqui no Forum, eu não sou electronico e o conhecimento que tenho é muito basico e foi aprendido da internet...

Eu estou a começar de trabalhar com programação e reparo de centrais automotivas e neste momento estou a tentar montar um simulador de centrais.

Estou com um "problema" que gostaria de saber se me podem ajudar. (irei tentar explicar o melhor que posso)

Para poder testar o pulso das bobinas, em algumas centrais, ela envia o pulso negativo (ou terra) e outras centrais enviam pulso positivo.

Estou a tentar montar o circuito para que com o mesmo chicote que vai ligar na central, possa receber o pulso positivo ou o pulso negativo para poder ligar o LED e assim mostrar que esta correcto o funcionamento.

Mas como posso fazer esse circuito?

Falando com um amigo ele me diz que posso usar a Porta Logica CI7400. Ela recebe 2 entradas de sinal e com a combinação de sinais, tem a saida.

Neste caso, esta porta logica, teria na entrada A un sinal negativo constante, e na entrada B, seria o sinal  Positivo ou o sinal negativo (dependendo to tipo de central), e me daria um sinal positivo na saida.

Tudo parecia perfeito, até eu conseguir o CI ou IC e fazer os testes.

Eu consegui o seguinte: SN74LS00N, e comecei a fazer testes numa Protoboard.

Mas não me esta a resultar porque tendo apenas a entrada A conectada ao negativo, o LED fica ligado e não estou  entender porque...

Gostaria de saber se alguem aqui no forum me pode ajudar con esta duvida / problema para ver como posso solucionar...

Estou á espera de receber o modelo SN74HC00N para poder fazer mais testes, mas não sei se irá funcionar...

Tambem encontrei o modelo SN7400N, mas teria que pedir nos EUA e fica muito caro...

 

Muito Obrigado pela vossa ajuda.

Abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

realmente, algumas centrais acionam as bobinas diretamente, com pulso negativo. Já outras acionam com pulso positivo.. nessas, o driver que aciona a bobina fica na própria bobina. 

 

A solução mais fácil aí é usar uma porta XOR (tipo as do 74LS86). A saída dela será 1 quando houver diferença entre o nível lógico nas entradas. Aí, uma entrada você liga na saída da central, e a outra numa chave que comutará ela entre o terra e a linha de 5v. Quando a entrada ligada na chave estiver aterrada, a saída será positiva quando o pulso na entrada for positivo, e com a entrada ligada aos 5v, a saída será positiva quando a outra entrada receber pulso negativo.

 

No caso desses integrados TTL (os 74LSxx), eles conseguem fornecer mais corrente quando a saída é nível 0 do que com nível 1, então, é melhor ligar a saída no catodo do led, e ligar o anodo aos 5V através de um resistor. Nesse caso, a função da chave seletora fica invertida.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 hours ago, zazulak said:

Buenas,

 

realmente, algumas centrais acionam as bobinas diretamente, com pulso negativo. Já outras acionam com pulso positivo.. nessas, o driver que aciona a bobina fica na própria bobina. 

 

A solução mais fácil aí é usar uma porta XOR (tipo as do 74LS86). A saída dela será 1 quando houver diferença entre o nível lógico nas entradas. Aí, uma entrada você liga na saída da central, e a outra numa chave que comutará ela entre o terra e a linha de 5v. Quando a entrada ligada na chave estiver aterrada, a saída será positiva quando o pulso na entrada for positivo, e com a entrada ligada aos 5v, a saída será positiva quando a outra entrada receber pulso negativo.

 

No caso desses integrados TTL (os 74LSxx), eles conseguem fornecer mais corrente quando a saída é nível 0 do que com nível 1, então, é melhor ligar a saída no catodo do led, e ligar o anodo aos 5V através de um resistor. Nesse caso, a função da chave seletora fica invertida.

 

Ola. Obrigado pela ajuda e sugestão...

Irei analisar o que voce comenta.

A minha ideia era ver a posibilidad de apenas instalar uma porta logica no circuito sem ter que adicionar mais componentens em especial essa "chave"...

Mas vou fazer alguns testes para ver como funciona. tambem tenho que conseguir essa porta que voce menciona primeiro.

Muito Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, bom dia...

 

Quero mostrales um circuito que fiz numa protoboard e pelos testes que realizei, consegui que funcione o que queria fazer...

So lhes queria pedir ajuda com os vossos comentarios para saber se está OK este circuito ou se preciso mudar / adicionar algum outro componente...

@zazulak Muito Obrigado pela sua sugestão com o modelo da porta logica. Esse modelo funcionou e só tive que pensar um pouco sobre como adicionar o transistor para fazer a "chave"...

 

Ficarei a aguardar os vossos comentarios Colegas.

Abraço

Circuito Teste Bobinas +-.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive pensando numa forma de fazer que o circuito reconhecesse automaticamente a polaridade do pulso, e lembrei de um artifício que era usado nos primeiros monitores de tubo pra desinverter a polaridade dos pulsos de sincronismo quando o modo de vídeo usado era com pulsos negativos. Era mais ou menos assim:

 

image.png

 

Se o sinal permanecer a maior parte do tempo em nível 1 (circuito aberto, no caso das centrais que acionam com pulso negativo, por isso tem aquele resistor de 1K 'puxando' a entrada para nível 1), o capacitor vai se carregar e manter uma das entradas sempre em nível 1, aí, quando a outra entrada passar para nível 0, a saída será 1 e vai acender o led. 

Se o sinal permanecer a maior parte do tempo em nível 0, o capacitor não carrega, e quando ele for a 1, a saída passa para 1. Talvez você precise fazer algumas experimentações com valores diferentes de resistor e capacitor para o circuito funcionar bem em todas a faixa de RPM.

 

O resistor de 1K na entrada aí é necessário porque, nas centrais que acionam com pulso negativo, quando ela não está acionando a bobina, a saída é um circuito aberto.. aí precisa do resistor para manter a entrada em nível durante o tempo que a bobina não está sendo acionada. 

 

ps. Existe central que acione as 4 bobinas independentemente, no caso dos motores que usam 4 bobinas separadas, ou elas são acionadas de 2 em 2, como nos sistemas de faísca perdida?

 

ps2. Você tem alguma tabela de equivalência dos componentes usados em centrais? Tem várias centrais, especialmente as Bosch e Marelli, que usam componentes comuns, mas remarcados. Por exemplo.. esses tempos peguei uma de Peugeot 406 que usava uns transistores com um código estranho (TF4824 ou algo assim) para acionar as bobinas, e um estava com fuga. Procurei no Google e não achei nenhuma informação sobre ele. Aí, medi o outro transistor e vi que era um darlington, e pus no lugar um BU808DFI (saída horizontal de TV de tubo). A central do meu carro (Daihatsu Cuore) usa um tal de 'ET424' para acionar a bobina (só uma.. ele é com distribuidor), que também parece ser um darlington pelas medidas.. felizmente, em mais de 10 centrais de Cuore que arrumei até hoje, nunca peguei o acionador da bobina queimado, porque hoje em dia está difícil achar um BU808DFI original.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 6/3/2020 at 10:38 AM, zazulak said:

Estive pensando numa forma de fazer que o circuito reconhecesse automaticamente a polaridade do pulso, e lembrei de um artifício que era usado nos primeiros monitores de tubo pra desinverter a polaridade dos pulsos de sincronismo quando o modo de vídeo usado era com pulsos negativos. Era mais ou menos assim:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Se o sinal permanecer a maior parte do tempo em nível 1 (circuito aberto, no caso das centrais que acionam com pulso negativo, por isso tem aquele resistor de 1K 'puxando' a entrada para nível 1), o capacitor vai se carregar e manter uma das entradas sempre em nível 1, aí, quando a outra entrada passar para nível 0, a saída será 1 e vai acender o led. 

Se o sinal permanecer a maior parte do tempo em nível 0, o capacitor não carrega, e quando ele for a 1, a saída passa para 1. Talvez você precise fazer algumas experimentações com valores diferentes de resistor e capacitor para o circuito funcionar bem em todas a faixa de RPM.

 

O resistor de 1K na entrada aí é necessário porque, nas centrais que acionam com pulso negativo, quando ela não está acionando a bobina, a saída é um circuito aberto.. aí precisa do resistor para manter a entrada em nível durante o tempo que a bobina não está sendo acionada. 

 

ps. Existe central que acione as 4 bobinas independentemente, no caso dos motores que usam 4 bobinas separadas, ou elas são acionadas de 2 em 2, como nos sistemas de faísca perdida?

 

ps2. Você tem alguma tabela de equivalência dos componentes usados em centrais? Tem várias centrais, especialmente as Bosch e Marelli, que usam componentes comuns, mas remarcados. Por exemplo.. esses tempos peguei uma de Peugeot 406 que usava uns transistores com um código estranho (TF4824 ou algo assim) para acionar as bobinas, e um estava com fuga. Procurei no Google e não achei nenhuma informação sobre ele. Aí, medi o outro transistor e vi que era um darlington, e pus no lugar um BU808DFI (saída horizontal de TV de tubo). A central do meu carro (Daihatsu Cuore) usa um tal de 'ET424' para acionar a bobina (só uma.. ele é com distribuidor), que também parece ser um darlington pelas medidas.. felizmente, em mais de 10 centrais de Cuore que arrumei até hoje, nunca peguei o acionador da bobina queimado, porque hoje em dia está difícil achar um BU808DFI original.

Obrigado colega pela info...

Eu terminei montando uma placa com o circuito que postei e fiz algunss testes e esta a funcionar...

So tenho uma pergunta que gostava de saber se me pode ajudar:

O circuito que montei, vai andar pulso negativo para o Led, usando a porta Logica.

Na placa de Led que tenho, posso usar 12V+ para alimentar o Led, ou isso vai criar problema com a porta logic? (a porta logica será alimentada com 5v, mas a placa dos Leds que fiz, tem alimentação independente e queria saber se posso usar 12v como tenho para os outros Leds ou se tenho que usar 5v...

Assim que tiver algum tempo vou tentar arrumar os componentes desswe seu circuito para testar...

 

Sobre o que que pergunta das bobinas independentes:

Penso que funciona independent, porque em muitas centrais desse tipo tem 1 saida para cada bobina. ou seja, tem 4 saidas de bobinas na central...

 

Sobre a equivalencia dos componentes para as centrais, ai não tenho nada de informação...

Tambem estou a tentar arrumar informações para ter aqui guardadas, mas desse tipo de equivalencias de componentes nao tenho nao...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...