Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Inspiron 14R 5437 DOE-40-HSW 12314-1 Não liga, PWM aquecendo sem curto

Avalie este tópico:


thialexvi

Posts em destaque

Amigos,

 

Estou reabrindo o tópico conforme orientação da moderação.

Estou com essa placa-mãe em bancada, DOE-40-HSW 12314-1. Ela não liga, aquece o PU4503 (TPS51225), em 5 segundos já não dá pra deixar o dedo em cima.

Estou testando com a fonte original, não tenho fonte de bancada ainda.

Medi a continuidade nos vregs e phase, sem curto, bem como diversos outros componentes em setores diferentes, nada de curto.

Levantei as bobinas PL4101 e PL4503, nada de curto, mesmo com as bobinas fora, a PU4503 ainda aquece.

Tirei a R2403, resistência que alimenta o circuito VCC do SIO (sinal 3D3V_AUX_KBC_VCC, quem vem do 3D3V_PWR_S5), PU4503 continua aquecendo.

 

O PU4503 já foi substituído, ressoldado, mas mesmo problema. PIN 12 (VIN) com 17v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estava pensando aqui... pode ser algum mosfet de baixa chaveando pro terra depois que injeta tensão na placa?

Ontem passei umas 2 horas procurando curto na placa e nada. Antes de dar problema, a placa de rede não detectava o cabo de rede, verifiquei o circuito da LAN e nada também. Será que pode ser o chip de rede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Leonildo disse:

@thialexvi TPS!  Se ele ta aquecendo pode ser ele mesmo com problema! Remove ele e faz as aferições nos pads! 

Tira todos os periféricos da placa para fazer as aferições. Mas se o ci ainda continuar aquecendo é ele mesmo.

Já troquei o CI do PWM 2x, por chips novos. Já testei continuidade nos pads também, nada de curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thialexvi agora que lembrei que você é do outro tópico que o autor foi banido!

Seria melhor aferir em escala de 200ohm, veja se a resistência dos pads da vregs ta muito baixa próximo de 0(ohm)! O mesmo nas PLs. Essa tensão no pino 12 ta baixa também! Esses capacitores do pino 12 remove ele pra teste! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Leonildo disse:

@thialexvi agora que lembrei que você é do outro tópico que o autor foi banido!

Seria melhor aferir em escala de 200ohm, veja se a resistência dos pads da vregs ta muito baixa próximo de 0(ohm)! O mesmo nas PLs. Essa tensão no pino 12 ta baixa também! Esses capacitores do pino 12 remove ele pra teste! 

Isso mesmo, rsrs.

Fiz isso também, nas vregs tenho resistencia alta. A mais baixa foi na de 5v com +/- 400ohms.

Os 17v tá vindo do circuito de charger. Do CI de charger sai 19v mas em algum momento reduz para 17v, não consegui identificar aonde.

Mas como vi em alguns outros relatos que também tiveram 17v no Pin 12, pensei ser normal.

Testei o capacitor do Pin 12, fora da placa inclusive, está OK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thialexvi Ex: Se você colocar nessa escala 200ohm, e colocar as duas posteiras no terra você vai ver o multimetro marcar um baixa resistência! Então coloca uma ponteira no terra e a outra na malha nessa linha que você ta aferindo se tiver curto vai mostrar do mesmo jeito. Não sou muito bom de explicar, é mais ou menos assim. 

Eu meço tudo antes de fazer qual quer mudança: Afiro os pads, afiro o componente fora da placa, isolo os setores pra ver se o curto ta pra frente...Sempre que faço uma troca de algum componente, coloco a placa na fonte de bancada para ver se ainda tem consumo. Se tiver não coloco a fonte original para não queimar nada de novo.

 

Anotação 2020-06-02 195807.png

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thialexvi amigão boa noite, ja resolvi mais de uma destes com defeito no SIO vi que alterou a alimentação do mesmo, mas ainda creio ser ele, claro estou lhe dando um caminho curto, mas pra descobrir utilizei da analize, certo que não é PWM como você ja pode ver ao trocar o mesmo, minha analise foi da segunite forma pra descobrir, removi o PWM e notei que havia curto na linha de 3v ldo removi o capacitor da linha e injetei tensão e o SIO acusou, lhe dou a seguinte dica se não quiser ir direto no IO, retire o PWM e veja se a curto com o terra em algum pad do mesmo, como citei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...