Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida É possivel injetar tensao numa placa mae sem ter fonte de bancada?

Avalie este tópico:


Posts em destaque

bom dia, boa tarde ou boa noite.

 

sou iniciante na área, tenho um pequeno hobby de reparar placas mae que compro de ferro velho ou de lojas de informática que vao fazer o descartes das mesma, e eu curto muito mexer com isso nas horas vagas...

 

ai eu tava lendo uns tópicos aqui no fórum sobre tensões (injetar, medir, pontos para medir etc etc) e me veio uma duvida.

 

Por acaso a alguma maneira de injetar tensão numa placa mae desktop sem tem uma fonte de bancada? Por que nao tenho uma no momento e queria fazer alguns teste numas placas que tenho aqui para ver como funciona etc etc....

 

grato em uma resposta!!

 

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@emiliano lourenco da silva , primeiro pra injetar tensão numa placa você tem que ter algo que origine essa tensão, uma fonte. Aqui no forum tem um tópico que ensina a fazer uma fonte de bancada com fonte de PC, uma "fumegation", deram esse nome a fonte. Com ele terá as tensões de 3.3v, 5v e 12v. Uma fonte de bancada dependendo do modelo tem de 0v a 30v e você vai ajustando conforme sua necessidade.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim ! tem sim amigo, se você não tem uma fonte de bancada, pode usar a do Pc mesmo. Basta concertar todos os fios do Pc na placa e fazer um janp( uma ligação direta) no fio verde e preto da fonte. Esses fios vão está  no conector de 24 pinos da fonte( o maior). Com isso você vai injetar tenção na placa. Porém fique atento porque se tiver um curto na placa esse componente vai esquenta e pode queimar. Obs: muitas vezes utilizamos isso justamente para achar defeitos nas placas. 

Editado: por JCc#
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @emiliano lourenco da silva tudo bem? Na verdade podemos injetar tensão de QUALQUER fonte de tensão, contando que esta fonte de tensão possa fornecer uma tensão estável com a potência necessária para alimentar o circuito.

A questão da fonte de bancada (ou fonte assimétrica, como você vai ver aqui) é que, além de você poder ajustar a tensão (de 0V até 30V, alguns modelos) e a corrente máxima consumida (alguns modelos tem protecão contra curto-circuito e sobrecorrente) a fonte de bancada informa também o consumo da placa no momento. Esse dado ajuda muito no diagnostico do problema, principalmente quando temos um problema oculto, onde tudo "aparentemente" funciona mas não dá vídeo. Com uma fonte normal de PC você pode injetar tensão, mas vai ter que confiar na experiência e intuição para evitar estressar e/ou queimar a placa e os componentes. 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rogerio Nascimento disse:

@emiliano lourenco da silva , primeiro pra injetar tensão numa placa você tem que ter algo que origine essa tensão, uma fonte. Aqui no forum tem um tópico que ensina a fazer uma fonte de bancada com fonte de PC, uma "fumegation", deram esse nome a fonte. Com ele terá as tensões de 3.3v, 5v e 12v. Uma fonte de bancada dependendo do modelo tem de 0v a 30v e você vai ajustando conforme sua necessidade.

pow que massa, eu vou procurar esse tutorial pra ver como se faz... obrigado pela dica

2 horas atrás, JCc# disse:

Sim ! tem sim amigo, se você não tem uma fonte de bancada, pode usar a do Pc mesmo. Basta concertar todos os fios do Pc na placa e fazer um janp( uma ligação direta) no fio verde e preto da fonte. Esses fios vão está  no conector de 24 pinos da fonte( o maior). Com isso você vai injetar tenção na placa. Porém fique atento porque se tiver um curto na placa esse componente vai esquenta e pode queimar. Obs: muitas vezes utilizamos isso justamente para achar defeitos nas placas. 

vlw pela dica irmao, vou testar aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Carlos Porto disse:

Olá @emiliano lourenco da silva tudo bem? Na verdade podemos injetar tensão de QUALQUER fonte de tensão, contando que esta fonte de tensão possa fornecer uma tensão estável com a potência necessária para alimentar o circuito.

A questão da fonte de bancada (ou fonte assimétrica, como você vai ver aqui) é que, além de você poder ajustar a tensão (de 0V até 30V, alguns modelos) e a corrente máxima consumida (alguns modelos tem protecão contra curto-circuito e sobrecorrente) a fonte de bancada informa também o consumo da placa no momento. Esse dado ajuda muito no diagnostico do problema, principalmente quando temos um problema oculto, onde tudo "aparentemente" funciona mas não dá vídeo. Com uma fonte normal de PC você pode injetar tensão, mas vai ter que confiar na experiência e intuição para evitar estressar e/ou queimar a placa e os componentes. 

massa, entendi a dica, mas se poder me tirar outra duvida eu agradeço.

exemplo: fazer uma "ligação direta" igual foi citado no comentário acima por um período curto de tempo (30 segundos a 1 minuto) para ver se algum componente esquente, nao teria problema nao né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@emiliano lourenco da silva teoricamente não teria problema, a questão é que dependendo da corrente que está circulando no circuito 30 segundos é muito tempo e pode acabar danificando a placa. Veja que tem circuito de alimentação que fornece até 10A, 15A e numa fonte normal ela acaba entregando toda essa corrente se houver um curto, e tem locais na placa que não suportam essa corrente, o que faria ela queimar. A vantagem da fonte de bancada é, como falei anteriormente, a proteção contra curto-circuito e sobrecorrente. Com a fonte de bancada você pode ajustar a tensão em 3V e a corrente para 500mA, o componente em curto vai esquentar sem perigo de danificar  a placa pois assim só vai passar 500mA de corrente, mesmo estando em curto.  

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Carlos Porto disse:

@emiliano lourenco da silva teoricamente não teria problema, a questão é que dependendo da corrente que está circulando no circuito 30 segundos é muito tempo e pode acabar danificando a placa. Veja que tem circuito de alimentação que fornece até 10A, 15A e numa fonte normal ela acaba entregando toda essa corrente se houver um curto, e tem locais na placa que não suportam essa corrente, o que faria ela queimar. A vantagem da fonte de bancada é, como falei anteriormente, a proteção contra curto-circuito e sobrecorrente. Com a fonte de bancada você pode ajustar a tensão em 3V e a corrente para 500mA, o componente em curto vai esquentar sem perigo de danificar  a placa pois assim só vai passar 500mA de corrente, mesmo estando em curto.  

hummm...agora entendi...e muito bem

 

resumindo, em vez de eu achar um "suposto" defeito na placa, eu posso esta causando outro em algum setor diferente dela com sobrecarga de corrente...

 

querendo ou nao eu vou ter que comprar uma fonte de bancada mais em conta para poder me ajudar nos estudos/tentativas de reparo, mais enquanto eu nao compro, eu vou fazer essa fonte caseira que foi citado mais acima, por que como falei eu compro placa de descarte, entao nao tem problema eu queimar uma ou duas testando isso...

 

obrigado irmao, me ajudou muito com essa explicação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...