Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida É possivel injetar tensao numa placa mae sem ter fonte de bancada?

Avalie este tópico:


Posts em destaque

bom dia, boa tarde ou boa noite.

 

sou iniciante na área, tenho um pequeno hobby de reparar placas mae que compro de ferro velho ou de lojas de informática que vao fazer o descartes das mesma, e eu curto muito mexer com isso nas horas vagas...

 

ai eu tava lendo uns tópicos aqui no fórum sobre tensões (injetar, medir, pontos para medir etc etc) e me veio uma duvida.

 

Por acaso a alguma maneira de injetar tensão numa placa mae desktop sem tem uma fonte de bancada? Por que nao tenho uma no momento e queria fazer alguns teste numas placas que tenho aqui para ver como funciona etc etc....

 

grato em uma resposta!!

 

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@emiliano lourenco da silva , primeiro pra injetar tensão numa placa você tem que ter algo que origine essa tensão, uma fonte. Aqui no forum tem um tópico que ensina a fazer uma fonte de bancada com fonte de PC, uma "fumegation", deram esse nome a fonte. Com ele terá as tensões de 3.3v, 5v e 12v. Uma fonte de bancada dependendo do modelo tem de 0v a 30v e você vai ajustando conforme sua necessidade.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim ! tem sim amigo, se você não tem uma fonte de bancada, pode usar a do Pc mesmo. Basta concertar todos os fios do Pc na placa e fazer um janp( uma ligação direta) no fio verde e preto da fonte. Esses fios vão está  no conector de 24 pinos da fonte( o maior). Com isso você vai injetar tenção na placa. Porém fique atento porque se tiver um curto na placa esse componente vai esquenta e pode queimar. Obs: muitas vezes utilizamos isso justamente para achar defeitos nas placas. 

Editado: por JCc#
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites