Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer e1-531 - q5wv1 la-7912p - liga e desliga, consumo de 0.100a

Avalie este tópico:


felipecrestanibjj

Posts em destaque

Bom dia, a todos. Estou com duas placas iguais e com o problema idêntico nas duas.

já regravei as duas bios, troquei memória

Placa esta com o defeito de liga, o led acende o consumo fica em torno de 0.100a e desliga, mais alguns segundos liga novamente e fica nesse ciclo...

Como essa placa é comum e da muito defeito e ainda tenho dificuldades com o esquema, fiz anotações de placas que funcionavam para comparar.

No PU10 pinos 13 e 16 tenho 2.2v onde deveria ter 3.3 não identifiquei de onde vem essa tensão. nas duas bios tenho 2.2v tbm.

No u21 e u22 não tenho os 19v no gate

cooler não gira.

 

Esquema: 

 

Editado: por felipecrestanibjj
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonildo disse:

@felipecrestanibjj esse problema nessas placas é comum nos mosfet de transferência! Veja se as tensões de vs ta passando por eles sempre que pressionar o power.

Os mosfets que vc fala são o u21 e u22? 

51 minutos atrás, alejeff disse:

Verifique a Voltagem na PL6, teria que ter 3,3V (Circuito Main Power). (3,3V ALWP)

Verifica também a Voltagem na PL7 (5V ALWP)

sim, tenho 3.3 e 5v nas bobinas. tensão está estável tanto em stanby quanto quando liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, felipecrestanibjj disse:

Os mosfets que vc fala são o u21 e u22? 

@felipecrestanibjj isso! Pode ta aferindo se chega a tensão no gate e se a tensão aparece no source sempre que pressiona o power. Afira todos... Veja também se tem algo aquecendo na placa. Nessa pagina tem muitos componentes que realiza essa transferência de tensões vs! Se não for eles veja os outros...

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, alejeff disse:

Compare a atuação dos dois circuitos de VS ( U21 para o 5V ) e U22 (para 3V).. . 

3vs.GIF

Opps U21 para 3VS e U22 para 5VS

 

Boa tarde amigo, por via das dúvidas substitui o u21 e u22 novamente. mas permanece na mesma:

precionando power as tensões ficam assim:

 

u21 

s=2.2

g=0

d=3,4

 

u22

s=1.6

g=0

d=5

 

Pelo esquema que tenho aqui o gate dos dois fets deveriam ter 19v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipecrestanibjj afira o pq6 e pq7! Essa tensão +VSBP chega no gate do u21 e outros! 

18 horas atrás, felipecrestanibjj disse:

u21 

s=2.2

g=0

d=3,4

 

u22

s=1.6

g=0

d=5

Se essas tensões ta passando com o gate dos mosfet zerado. Tem algo errado de mais aí! Faz as aferições de novo e se possível tira o componente da placa e testa ele fora. E meça os pads para ver o valor da residencia dos mesmo. 

Esses mosfet que chaveá o gate do mosfet de transferência também tem que ser trocado se possível. Eles são bem problemáticos também!

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/06/2020 às 09:45, Leonildo disse:

@felipecrestanibjj afira o pq6 e pq7! Essa tensão +VSBP chega no gate do u21 e outros! 

Se essas tensões ta passando com o gate dos mosfet zerado. Tem algo errado de mais aí! Faz as aferições de novo e se possível tira o componente da placa e testa ele fora. E meça os pads para ver o valor da residencia dos mesmo. 

Esses mosfet que chaveá o gate do mosfet de transferência também tem que ser trocado se possível. Eles são bem problemáticos também!

Bom dia, Retirando os mosfets tenho os mesmos valores no u21 e u22. Essa placa chegou sem bateria, Hoje entrou um note igual, resolvi testar para ver se carrega, mas não carrega bateria tbm...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipecrestanibjj  seguinte! Veja quais as tensões que sobem quando o power é pressionado?

Veja se a tensão de +1.5VP na PL9 sabe quando você pressiona o power! Essas tensões sobem quando o botão power é acionado.

Se as tensões do estado S5 estão presente, então sempre afira a demais tensões pressionado o power. Se a placa liga e desliga, tem curto nos estados de suspend da placa.

Essa tensão +VSB que satura o gate desses mosfet de transferência sai do pq6! O sinal SPOK ta saindo do pu5 e chegando no pq7, a tensão de 19v do pq6 vai passar e chegar nos mosfet.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Leonildo disse:

@felipecrestanibjj  seguinte! Veja quais as tensões que sobem quando o power é pressionado?

Veja se a tensão de +1.5VP na PL9 sabe quando você pressiona o power! Essas tensões sobem quando o botão power é acionado.

Se as tensões do estado S5 estão presente, então sempre afira a demais tensões pressionado o power. Se a placa liga e desliga, tem curto nos estados de suspend da placa.

Essa tensão +VSB que satura o gate desses mosfet de transferência sai do pq6! O sinal SPOK ta saindo do pu5 e chegando no pq7, a tensão de 19v do pq6 vai passar e chegar nos mosfet.

 

Boa noite, tem 1.5 na pl9. o sinal spok seria de 5v e sairia do pino23 do PU5 certo? Se sim, não tenho essa tensão no pu5.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...