Jump to content
Sign in to follow this  
djsync

notícia Menor laser semicondutor do mundo abre caminho processadores de luz

Rate this topic

Recommended Posts

010110200604-nanolaser-temperatura-ambiente-2.jpg

Citar

O formato das partículas de perovskita é essencial para a emissão laser.

 

 

Processadores a laser

 

Uma equipe internacional de pesquisadores anunciou o desenvolvimento do menor laser semicondutor do mundo que funciona na faixa visível e a temperatura ambiente.

 

O laser é uma nanopartícula medindo apenas 310 nanômetros, o que o torna mais próximo da integração no interior dos processadores - os processadores fotônicos poderão fazer cálculos usando luz, em vez de eletricidade, com um salto em termos de velocidade e virtualmente decretando o fim do superaquecimento dos processadores atuais.

 

Além da miniaturização, o nanolaser emite luz na cor verde, o que vinha sendo considerado problemático com a redução das dimensões.

 

"No moderno campo dos semicondutores emissores de luz, existe o problema do 'hiato verde'. Essa lacuna verde significa que a eficiência quântica dos materiais semicondutores convencionais usados para diodos emissores de luz cai drasticamente na parte verde do espectro. Esse problema complica o desenvolvimento de nanolasers a temperatura ambiente feitos de materiais semicondutores convencionais," explicou o professor Sergey Makarov, da Universidade ITMO, na Rússia.

 

A lacuna foi preenchida graças à cada vez mais famosa perovskita.

Enquanto um laser tradicional precisa de dois elementos - um meio ativo, que permite a geração da emissão estimulada coerente, e um ressonador óptico, que ajuda a confinar a energia eletromagnética por um longo tempo - a perovskita cumpre as duas funções, bastando para isso dar à partícula o formato adequado.

 

Nanolaser verde

As nanopartículas funcionam como laser sob a pressão atmosférica e temperatura ambientes. Isso torna a tecnologia adequada para o

 

010110200604-nanolaser-temperatura-ambiente-1.jpg

Citar

Estrutura do nanolaser e seu pico de emissão, preenchendo o "hiato verde" dos nanolasers.

 

desenvolvimento de chips ópticos, sensores e outros componentes que usam luz para transferir e processar informações, incluindo processadores ópticos.

 

E os lasers que trabalham na faixa visível são particularmente interessantes porque, mantendo todas as outras propriedades iguais, eles são menores do que as fontes vermelha e infravermelha. Isto porque o volume dos nanolasers tem uma relação cúbica com o comprimento de onda da emissão - como o comprimento de onda da luz verde é três vezes menor do que o da luz infravermelha, o limite de miniaturização é muito maior para os lasers verdes.

 

E a miniaturização é essencial para a fabricação de componentes ultracompactos para futuros sistemas ópticos de processamento de informações.

 

fonte:

  • Like 3
  • Nice 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

  • Similar Content

    • By barbudoj
      A Intel anunciou hoje (13), durante um evento online, a arquitetura de placas de vídeo Intel Xe HPG, que será utilizada em placas de vídeo da empresa para o segmento gamer. Os primeiros produtos com a tecnologia chegarão em 2021 e trarão Ray Tracing e memórias GDDR6, garantindo potência para disputar no mercado dominado por Nvidia e AMD.
       
      As GPUs Xe estrearão no mercado ainda este ano, mas apenas com modelos de baixo consumo integrados em processadores Intel Tiger Lake. De acordo com Raja Koduri, comandante da divisão de gráficos da Intel, os modelos HPG estarão disponíveis no ano que vem e trarão potência extra para jogos, além de eficiência e escalabilidade.
       

      Placas de vídeo Intel Xe HPG terão Ray Tracing
       
      As placas de vídeo feitas com Intel HPG deixarão de lado as memórias HBM e utilizarão GDDR6 para garantir uma melhor relação de preço e desempenho. A empresa também garantiu a presença de hardware dedicado para Ray Tracing, mas não deu detalhes sobre como será a implementação da tecnologia.
       
      O suporte para Ray Tracing é o principal indicativo de que a Intel está pronta para bater de frente contra os principais nomes no mercado de GPUs. A Nvidia já possui produtos com a tecnologia no mercado e em breve lançará sua próxima geração de placas RTX. Já a AMD está preparando a arquitetura RDNA2, que também chegará com suporte para a funcionalidade.
       

      Raja Koduri, antigo chefe da AMD Radeon e atual comandante da divisão de gráficos da Intel
       
      Outro detalhe revelado pela Intel é que as GPUs Xe HPG não serão fabricadas pela companhia. A produção ficará por conta de uma empresa "externa" que não teve seu nome revelado. Ao que tudo indica, a firma responsável pelos componentes será a TSMC, gigante taiwanesa que atende a AMD e já possui arquiteturas em 7 e 5 nanômetros.
       
      A Intel ainda não forneceu detalhes aprofundados sobre o hardware de suas placas de vídeo para games e não mencionou uma janela de lançamento para os produtos da linha gamer Xe HPG. Porém, considerando que as novas gerações de GPUs Nvidia e AMD estão saindo do forno, a empresa terá trabalho para ganhar espaço no mercado de placas de vídeo em 2021.
       
      Fonte: https://www.tecmundo.com.br/produto/156193-gpus-intel-xe-chegam-2021-brigar-nvidia-amd.htm
       
    • By barbudoj
      Nesta quinta-feira (13), a Acer anunciou o lançamento dos novos notebooks gamers Acer Nitro 5 no Brasil. As novidades foram apresentadas em parceria com a AMD, fabricante dos chips Ryzen que equipam os computadores portáteis.
       
      Com fabricação nacional, o Nitro 5 chega com tela de 15,6" Full HD IPS com taxa de atualização de 60Hz. O modelo foi lançado em três versões equipadas com processadores AMD Ryzen 5 3550H e Ryzen 7 3750H, placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1650 com memória dedicada de 4GB e 8GB de memória RAM.
       
      Outro diferencial entre os modelos é o armazenamento. Enquanto o modelo AN515-43-R9K7 possui 1TB HDD + 256GB SSD, o AN515-43-R59W tem 1TB HDD + 128GB SSD. Além disso, a primeira opção vem com sistema operacional Endless OS e o segundo modelo é equipado com Windows 10.
       

       
      Já o Nitro 5 com processador móvel AMD Ryzen 7 tem 1TB HDD + 128GB SSD de armazenamento. A promessa de todas as versões é de uma bateria que dure até sete horas.
       
      A linha gamer Acer Aspire Nitro 5 tem preço inicial sugerido de R$ 5.299 e já está disponível na Acer Store e nas lojas físicas e online dos principais varejistas de todo o Brasil.
       

      Fonte: https://www.tecmundo.com.br/produto/156200-acer-anuncia-novos-notebooks-gamers-nitro-5-brasil.htm
       
       
       
    • By djsync
      A sua notícia poderá ficar em destaque na home do fórum, com isso rendendo muitos acessos e alguns joinhas .
      😉 As notícias melhores elaboradas serão selecionadas, e dependendo da quantidade e qualidade das notícias.
       
      👍 Segue algumas dicas:
       
      - Evite duplicidade, verifique antes de postar se já existe notícia idêntica ou semelhante , se existir você pode complementar no mesmo tópico.
       
      - Uma notícia é um relato ordenado, objetivo e claro de fatos recentes ou de situações de interesse comum, no nosso caso, o mundo tecnológico.
       
      - O título costuma ser composto de frases pequenas e atrativas, e revela o assunto principal que será retratado em seguida.
       
      - O conteúdo, como já citado, deve ser objetivo e claro.
       
      - Imagens são bem vindas e no novo eletronicabr ficou mais fácil ainda, pois o local é bem especificado ao clicar em Criar Novo Tópico. Veja imagem abaixo:
       

       
      - O Layout organizado facilita a leitura. Parágrafos com espaçamentos entre linhas ajudam na melhor visualização do conteúdo.
       
      - Use o google tradutor para fazer tradução de notícias, não esqueça de revisar já que o tradutor não é 100%.
       
      - Não é permitido colocar somente o link para a leitura da notícia em outro site.
      São duas formas de colocar uma fonte:
       
      Formato texto:
      fonte: endereço de onde copiou a notícia
       
      Formato link:
      fonte: endereço de onde copiou a notícia

        A notícia que não seguir as regras acima, não ficará em destaque na home do Fórum e posteriormente poderá ser deletada sem prévio aviso. 
    • By eletmoraes
      o micro system não estava ligando .  Essa parte bastaria trocar o fusível . Quando fui testar o cd notei que quando mandava abrir  a gaveta fazia barulho . o barulho era porque a engrenagem estava se desmanchando .   A unidade óptica não sei se está boa porque primeiro teria que conseguir essa engrenagem .   Vou anexar fotos . 




    • By Alan Tiago Fernandes
      O Instituto Newton C. Braga tem Transmitido uma série chamada "O Mundo Maker" com a participação do grande mestre Newton e convidados que discutem sobre os mais variados temas na área de Eletrônica e tecnologia. Esses encontros ocorrem todas às sextas  às 15:00 com duração de uma hora. Creio que a divulgação na página da ""EletronicaBR" seria de grande ajuda para eletrônica no brasil.
       
       

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...