Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Fonte Corsair CX430 capacitor explodiu

Avalie este tópico:


Hyperlink

Posts em destaque

estou com um problema parecido com uma fonte corsair cx430, o capacitor (180uf 450v) dela explodiu, fiz a substituição por outro de valor aproximado (220uf 400v). quando ligo na tomada chega tensão de 170V no capacitor do primário, tem os 5V no stand by, mas o pson fica em 3,16V. A fonte não liga e não tem tensoes de 12v, 5v, e 3.3v. Achei estranho só estar chegando 170V no capacitor, sou leigo, mas pelo que andei lendo tem que chegar mais de 300v. estava desconfiando do ci pwm do secundario (ST9S429-PG14) chega 5v na alimentaçao dele, mas o pson tem 3,16v. depois vi que o responsavel para dobrar a tensão nessa fonte era o circuito pfc justamente esse ci cm6800 que vc citou. então estou desconfiando dele agora.

 

Outra duvida. se o capacitor não esta com a tensão normal de mais de 300v porque tem o stand by 5v normal? o stand by não depende desse capacitor?

 

pelo que vi a fonte não tem curto, liguei ela com uma lampada serie e dpeois ela sem nada e nao queimou fusivel.

 

Kixxt4l.jpg

 

WhatsApp Image 2020-06-09 at 14.45.05.jpeg

Editado: por Hyperlink
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

Capacitor vaza/estoura por sobre tensão, temperatura ou até desgaste natural. Em sua fonte tem fator de correção de potencia (pfc) que sobe a tensão retificada da rede para próximo dos 400v nesse capacitor que estourou. Antes da fonte ser acionada ou caso o pfc esteja com defeito o capacitor fica com tensão próxima de 170v na rede de 127v ou 310v na rede 220.

 

Vamos para analise do pfc. Mesmo que a fonte tenha a tensão de stand-by e o pfc não subir, a fonte não liga. O pino 13 do cm6800 tem tensão? Conferiu o mosfet do pfc?

Editado: por ohm
  • Joinha 3
  • Legal 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, ohm disse:

Olá,

 

Capacitor vaza/estoura por sobre tensão, temperatura ou até desgaste natural. Em sua fonte tem fator de correção de potencia (pfc) que sobe a tensão retificada da rede para próximo dos 400v nesse capacitor que estourou. Antes da fonte ser acionada ou caso o pfc esteja com defeito o capacitor fica com tensão próxima de 170v na rede de 127v ou 310v na rede 220.

 

Vamos para analise do pfc. Mesmo que a fonte tenha a tensão de stand-by e o pfc não subir, a fonte não liga. O pino 13 do cm6800 tem tensão? Conferiu o mosfet do pfc?

 

boa noite amigo! bom, realmente o que vc falou faz sentido, pois pode ter acontecido um dos 3 fatores. a fonte já tem quase 7 anos de uso e há alguns dias eu estava usando sem o filtro de linha Upsai  FHT 1200 que eu tenho pois o mesmo tinha dado problema na chave liga desliga, então pode ter dado alguma sobretensão na rede e a fonte não segurou. outra coisa que eu notei quando abri o computador foi que eu tinha colocado um abraçadeira daquelas de plastico para prender o ventilador no dissipador do cooler e a ponta da abraçadeira estava um pouco pra dentro da grade do ventilador da fonte, mas nao sei se chegou a parar o ventilador, até porque o computador estava parado sem ninguem mexer na hora que aconteceu.

 

aqui a rede é de 127V, no caso é normal apresentar os 170V já que a fonte não esta armando e so está ligada na tomada?

 

EU não medi as tensões do CM6800 ainda, pois me concentrei no ci pwm do secundário, neste esta chegando a tensão de 5V da alimentação dele. Tambem não conferi o mosfet do pfc, da pra testar na fonte ou precisa tirar?

Editado: por Hyperlink
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Jhones disse:

Amigo, geralmente quando pego fonte com capacitor do primário estourado ele leva algum transistor junto também, conferiu esses transistores e/ou diodos fixados no dissipador perto do capacitor que estourou?

 

oi amigo, testei a ponte retificadora  e pelo que vi está normal. ainda não testei os transistores ou mosfetes (não sei diferenciar) que estão perto do capacitor.

 

 

Editado: por Hyperlink
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Hyperlink disse:

 

EU não medi as tensões do CM6800 ainda, pois me concentrei no ci pwm do secundário, neste esta chegando a tensão de 5V da alimentação dele. Tambem não conferi o mosfet do pfc, da pra testar na fonte ou precisa tirar?

Para testar o mosfet tem que turá-lo da placa, ou com osciloscopio cajo nao esteja em curto. 

 

Como você tem os 5v de stand-by,  ponte retificadora da rede esta ok, inclusive mencionou ter 170v no capacitor grande. 

 

o circuito integrado (ST9S429-PG14) não é pwm, trata-se de um supervisor das fontes 12, 5 e 3.3, caso esteja fora da tolerância  ele desliga a fonte.

 

Mencionei conferir o mosfet do pfc, pois, bem provável  que houve uma sobre tensão e normalmente ele danifica. Também é necessário conferir alimentação do 6800. Ao dar o comando power tem que apresentar tensao no pino 13.

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Jhones disse:

Costuma quando a ponte retificadora está ruim o fusível também está aberto, recomendo remover esse dissipador com os transistores perto do capacitor, e testá-los fora do circuito, pois dificilmente não danifica algum quando estoura esse capacitor.

 

entendi amigo, então realmente a ponte retificadora esta boa conforme meu teste. vou ver aqui como testar esse transistor.. estou desconfiado do pwm ja que nao ta chegando 300v no caapcitor...

pra completar meu multímetro as vezes fica alterado quando mede continuidade e diodo.

 

5 horas atrás, ohm disse:

Para testar o mosfet tem que turá-lo da placa, ou com osciloscopio cajo nao esteja em curto. 

 

Como você tem os 5v de stand-by,  ponte retificadora da rede esta ok, inclusive mencionou ter 170v no capacitor grande. 

 

o circuito integrado (ST9S429-PG14) não é pwm, trata-se de um supervisor das fontes 12, 5 e 3.3, caso esteja fora da tolerância  ele desliga a fonte.

 

Mencionei conferir o mosfet do pfc, pois, bem provável  que houve uma sobre tensão e normalmente ele danifica. Também é necessário conferir alimentação do 6800. Ao dar o comando power tem que apresentar tensao no pino 13.

 

certo entao ponte retificadora ja posso descartar..

tem o 5v do standby e o pson tem 3,16.

 

então o ci principal dela é o cm6800?

 

vou abrir ela agora e verificar ess cm800 pra ver se consigo medir as tensoes e ver onde é o mosfet. depois posto aqui.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, ohm disse:

Para testar o mosfet tem que turá-lo da placa, ou com osciloscopio cajo nao esteja em curto. 

 

Como você tem os 5v de stand-by,  ponte retificadora da rede esta ok, inclusive mencionou ter 170v no capacitor grande. 

 

o circuito integrado (ST9S429-PG14) não é pwm, trata-se de um supervisor das fontes 12, 5 e 3.3, caso esteja fora da tolerância  ele desliga a fonte.

 

Mencionei conferir o mosfet do pfc, pois, bem provável  que houve uma sobre tensão e normalmente ele danifica. Também é necessário conferir alimentação do 6800. Ao dar o comando power tem que apresentar tensao no pino 13.

 

medi a tensão no pino 13 do cm6800 e tinha 14,9v mas a posição para medir os pinos do ci era bem ruim pouco espaço e quando estava medindo as tensoes de outros pinos a ponteira do multimetro encostou em outro pino e deu um estouro. depois fui olhar  a ponte retificadora ja tava em curto então vou desistir de mexer nela mais..

 

como tava chegando a voltagem correta na alimentação do cm800 e ele não estava dobrando a tensão para 300v então provavelmente ele estava com defeito correto?

 

 

Editado: por Hyperlink
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parceiro é como o amigo ohm disse: a tensão desse capacitor pode ser diferente na rede de 110v e na rede de 220v, como a sua rede é de 110v uma tensão de 150v à 170v está dentro do padrão, sugiro que a prioridade era testar os transístores e mosfets do primário, e caso não tivesse nenhum com defeito aí sim analisar o circuito pwm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Hyperlink disse:

como tava chegando a voltagem correta na alimentação do cm800 e ele não estava dobrando a tensão para 300v então provavelmente ele estava com defeito correto?

Sim, o cm6800 poderia está com  defeito. Na realidade é um grande suspeito. 

 

Nao desanime! Acidente acontece. Nem recordo a quantidade de curtos provoquei tentando fazer medidas.

 

Se desejar proseguir na manutenção terá mais etapas a ser percorrida. Troca do cm6800, conferir mosfet do pfc, do chopper principal. Normalmente curtos danificam resistores e semicondutores daquela malha. 

 

Enfim, o comando power estava sendo feito, porém o cm6800 estava acionando alguma proteção ou com defeito.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas, vamos lá: respostas ao longo do texto...

 

@Hyperlink: Cadê a foto DO LADO DE BAIXO da placa que pedi no outro tópico? Ela iria ajudar muito no diagnóstico. Essa fonte usa a plataforma DSA-2, fabricada pela CWT, e tem algumas pequenas diferenças entre versões. Por cima todas parecem iguais, mas vendo o lado de baixo, fica mais fácil saber de qual sub-versão se trata. 

 

Em 09/06/2020 às 15:15, Hyperlink disse:

Achei estranho só estar chegando 170V no capacitor

É normal ter só 170V no capacitor principal se a rede é de 127v e a fonte não está acionada. O PFC só é ativado quando a fonte principal é acionada pelo pino PSON. Existem algumas fontes em que o PFC fica sempre ativo, mas geralmente são fontes para servidor, que tem controladores separados para o PFC e para a fonte principal. Nessas que usam o CM6800/CM6802/ML4800/FAN4800, o PFC é acionado junto com a fonte principal.

 

Em 09/06/2020 às 15:15, Hyperlink disse:

se o capacitor não esta com a tensão normal de mais de 300v porque tem o stand by 5v normal? o stand by não depende desse capacitor?

A fonte stand-by tem que funcionar sempre, independentemente da tensão no capacitor principal, até porque é ela que alimenta o circuito de controle da fonte principal. Nessa CWT/Corsair, a fonte stand-by é controlada por um integrado SG6848 (um bem pequeninho, de 6 pinos, parecido com um transistor smd) na placa principal, ou uma placa montada sobre a principal, depende da versão..

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Hyperlink disse:

medi a tensão no pino 13 do cm6800 e tinha 14,9v mas a posição para medir os pinos do ci era bem ruim pouco espaço e quando estava medindo as tensoes de outros pinos a ponteira do multimetro encostou em outro pino e deu um estouro

Benvindo ao clube. Já fiz essa cagada algumas (muitas) vezes.

O jeito mais fácil de medir as tensões nos pinos do CM6800 nessas fontes é remover a plaquinha onde ele é montado e soldar ela pelo lado de baixo da placa principal. 

 

Provavelmente queimou os dois FETs do PFC, que ficam no primeiro dissipador. Quando eles queimam, costumam levar junto os resistores ligados ao gate e source deles, e um par de transistores smd que fica entre a saída PFC-OUT (pino 12 do CM6800) e os gates dos fets.

 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ohm disse:

Sim, o cm6800 poderia está com  defeito. Na realidade é um grande suspeito. 

 

Nao desanime! Acidente acontece. Nem recordo a quantidade de curtos provoquei tentando fazer medidas.

 

Se desejar proseguir na manutenção terá mais etapas a ser percorrida. Troca do cm6800, conferir mosfet do pfc, do chopper principal. Normalmente curtos danificam resistores e semicondutores daquela malha. 

 

Enfim, o comando power estava sendo feito, porém o cm6800 estava acionando alguma proteção ou com defeito.

 

57 minutos atrás, zazulak disse:

Buenas, vamos lá: respostas ao longo do texto...

 

@Hyperlink: Cadê a foto DO LADO DE BAIXO da placa que pedi no outro tópico? Ela iria ajudar muito no diagnóstico. Essa fonte usa a plataforma DSA-2, fabricada pela CWT, e tem algumas pequenas diferenças entre versões. Por cima todas parecem iguais, mas vendo o lado de baixo, fica mais fácil saber de qual sub-versão se trata. 

 

É normal ter só 170V no capacitor principal se a rede é de 127v e a fonte não está acionada. O PFC só é ativado quando a fonte principal é acionada pelo pino PSON. Existem algumas fontes em que o PFC fica sempre ativo, mas geralmente são fontes para servidor, que tem controladores separados para o PFC e para a fonte principal. Nessas que usam o CM6800/CM6802/ML4800/FAN4800, o PFC é acionado junto com a fonte principal.

 

A fonte stand-by tem que funcionar sempre, independentemente da tensão no capacitor principal, até porque é ela que alimenta o circuito de controle da fonte principal. Nessa CWT/Corsair, a fonte stand-by é controlada por um integrado SG6848 (um bem pequeninho, de 6 pinos, parecido com um transistor smd) na placa principal, ou uma placa montada sobre a principal, depende da versão..

 

 

valeu amigos, o problema é que agora deve ter varios componentes danificados como ja vi que a ponte retificadora  esta dando curto e vai ficar mais dificil para conseguir as peças..

 

realmente como da pra ver na foto a posição do circuito era bem dificil para medir.. e ainda mais para medir o vcc tinha que colocar uma ponta do multimetro no penultimo pino la embaixo e a outra no quarto pino no mesmo lado.. eu ja tinha medido a tensão e varios outros pinos.. mas depois resolvi medir outras tensoes ai deu esse curto.

 

mas de qualquer forma desde já agradeço a boa vontade e o empenho de voces em me ajudar. quando tiver outro equipamento para analisar trago aqui novamente.

 

WhatsApp Image 2020-06-11 at 00.00.23.jpeg

WhatsApp Image 2020-06-10 at 23.58.21.jpeg

Editado: por Hyperlink
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, zazulak disse:

Benvindo ao clube. Já fiz essa cagada algumas (muitas) vezes.

O jeito mais fácil de medir as tensões nos pinos do CM6800 nessas fontes é remover a plaquinha onde ele é montado e soldar ela pelo lado de baixo da placa principal. 

 

Provavelmente queimou os dois FETs do PFC, que ficam no primeiro dissipador. Quando eles queimam, costumam levar junto os resistores ligados ao gate e source deles, e um par de transistores smd que fica entre a saída PFC-OUT (pino 12 do CM6800) e os gates dos fets.

 

 

 

ok zazulak, então deve ter muitas peças para testar e trocar, acho que não vou mexer mais nela. foi uma pena pois eu queria ir mexendo nela aos poucos pra ver se encontrava o defeito e tentava consertar, mais como uma distração mesmo. mas infelizmente aconteceu isso.

 

era uma boa ideia essa de colocar ela por tras da placa.. o pior foi que eu ja tinha medido a tensão vcc e ja ia entrar aqui pra postar os resultados inclusive dos transistores que eu medi por tras da placa. mas fui medir outras tensoes do cm6800 e deu esse curto.. acontece rs

Editado: por Hyperlink
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, ohm disse:

Sim, o cm6800 poderia está com  defeito. Na realidade é um grande suspeito. 

 

Nao desanime! Acidente acontece. Nem recordo a quantidade de curtos provoquei tentando fazer medidas.

 

Se desejar proseguir na manutenção terá mais etapas a ser percorrida. Troca do cm6800, conferir mosfet do pfc, do chopper principal. Normalmente curtos danificam resistores e semicondutores daquela malha. 

 

Enfim, o comando power estava sendo feito, porém o cm6800 estava acionando alguma proteção ou com defeito.

 

19 horas atrás, zazulak disse:

Benvindo ao clube. Já fiz essa cagada algumas (muitas) vezes.

O jeito mais fácil de medir as tensões nos pinos do CM6800 nessas fontes é remover a plaquinha onde ele é montado e soldar ela pelo lado de baixo da placa principal. 

 

Provavelmente queimou os dois FETs do PFC, que ficam no primeiro dissipador. Quando eles queimam, costumam levar junto os resistores ligados ao gate e source deles, e um par de transistores smd que fica entre a saída PFC-OUT (pino 12 do CM6800) e os gates dos fets.

 

 

 

tirei a ponte retificadora e testei com multimetro  e pra minha surpresa não estava em curto, conduziu dando valores de 0,500v no segundo e terceiro pino e no ultimo deu em torno de 800 a 900. quando inverti as pontas não conduziu em nenhum pino.

 

tirei o dissipador da lateral com os transistores e tinha dois em curto, esse da esquerda e aquele da direita que tem so 2 pernas, vi em um review que ele é um diodo. o da esquerda ta em curto entre o pino do meio e o pino da direita, esta conduzindo nos dois sentidos. e o outro que tem 2 pinos tambem esta em curto conduzindo nos dois sentidos, entes quando eu medi na placa ele ja apresentava curto. o transistor do meio não apresentou curto, deu uma medida minima de 0,160v ou mais entre os pinos mas esta mostrando valores em todos os pinos mesmo invertendo.

 

a fonte estava em curto, hoje liguei com lampada teste e ela acendeu forte.

 

depois liguei sem o dissipador com os transistores e coloquei a ponte retificadora novamente, liguei a fonte e não deu curto. tirei a lampada teste liguei novamente e verifiquei que o capacitor continua recebendo por volta de 170v. porem no cm6800 não tem mais os 15v no vcc.

 

WhatsApp Image 2020-06-11 at 12.47.17(1).jpeg

 

Editado: por Hyperlink
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelos valores informados os três estão danificados. Qual código está escrito em cada um? Bem provável que tenha resistores e transistores smd  que os polarizam avariados também.

 

A ausência da alimentação do 6800 é que o curto deve ter danificado o transistor responsável por essa função. Siga o  pino 13 e descobrirá qual é.

 

Ela ainda continua com a tensão de 5v do stand-by?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ohm disse:

Pelos valores informados os três estão danificados. Qual código está escrito em cada um? Bem provável que tenha resistores e transistores smd  que os polarizam avariados também.

 

A ausência da alimentação do 6800 é que o curto deve ter danificado o transistor responsável por essa função. Siga o  pino 13 e descobrirá qual é.

 

Ela ainda continua com a tensão de 5v do stand-by?

 

boa noite Ohm, não tem mais os 5v do standby, agora a coisa ficou séria rsrs.  Tem somente os 170v no capacitor, o código dos 2 mosfets é 13NM60N.  e aquele que tem 2 pernas é  STTH8S06D. esse de 2 pernas era um grande suspeito porque já havia medido ele antes na placa e já apresentava curto. talvez ele tinha alguma função no funcionamento do pfc ativo. mas estranho como ele estava em curto e não queimava fusivel?

 

Eu tinha uma fonte seasonic s12II antes dessa corsair que deu problema no trafo que tem aqueles dois fios um vermelho e outro cobre. ela funcionava um tempo ficava dando uns estalos bem baixo depois desligava sozinha. como nao consegui outro pra substituir deixei ela aqui parada tirei os capacitores e a placa com as outras peças ficou aqui encostada, vi que a seasonic tinha essa mesma peça com 2 pernas, mesmo codigo, e os 2 mosfets provavelmente poderia susbstiruir pois são fontes com a mesma potencia, inclusive a primeira versão dessa corsair cx era fabricado pela seasonic.  mas procurei ela aqui antes pra ver se aproveitava o capacitor nessa corsair mas  nao achei..

 

tava pensando em substituir esses 3 componentes pra ver como ia ficar. mas como vcs estao dizendo deve ter mais coisas pra olhar vai ser complicado.

 

Editado: por Hyperlink
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, os dois fets e o diodo do PFC foram pro saco. Os fets usados aí são os 13NM60.. meio difíceis de encontrar. Dá pra substituir por 2SK3568 (cuidado com os falsificados.. eles tem a serigrafia mais bonita que os originais..). O diodo pode ser substituído pelo MUR860.

 

Geralmente quando os fets do PFC queimam, levam junto esses componentes:

image.png

Esses dois transistores smd são um par de transistores complementares (um NPN e um PNP) comuns.. pode substituir por BC817 (à esquerda) e BC807. O capacitor próximo aos transistores dificilmente queima mas, quando queima, derruba a alimentação do CM6800.

 

 

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, zazulak disse:

É, os dois fets e o diodo do PFC foram pro saco. Os fets usados aí são os 13NM60.. meio difíceis de encontrar. Dá pra substituir por 2SK3568 (cuidado com os falsificados.. eles tem a serigrafia mais bonita que os originais..). O diodo pode ser substituído pelo MUR860.

 

Geralmente quando os fets do PFC queimam, levam junto esses componentes:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Esses dois transistores smd são um par de transistores complementares (um NPN e um PNP) comuns.. pode substituir por BC817 (à esquerda) e BC807. O capacitor próximo aos transistores dificilmente queima mas, quando queima, derruba a alimentação do CM6800.

 

 

 

 

 

 

muito obrigado zazulak, vc disse que aquele diodo (componente com apenas 2 pernas) é do PFC, então faz sentido, quando medi ele na placa estava apresentando curto, provavelmente ele que tava causando o problema e o capacitor nao estava recebendo os 300v.. os outros 2 mosfets quando medi na placa apresentou valores de 0,460v pra cima entao tudo indica que estavam bons.

 

esse mosfets 2SK3568  e o diodo MUR860 podem ser encontrados facilmente em eletronicas? se forem assim que as coisas voltarem ao normal vou comprar, para ir mexendo na fonte, pelo menos serve de aprendizado.

 

os mosfetes 13NM60 ate achei no mercdo livre e aliexpress mas o diodo é mais dificil.

Editado: por Hyperlink
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Hyperlink disse:

sse mosfets 2SK3568  e o diodo MUR860 podem ser encontrados facilmente em eletronicas?

Sim. Mas no caso do 2SK3568, tem que cuidar muito com os falsificados.. veja uns exemplos:

 

image.png

Bonitinho, né? Mas é falso

 

image.png

Esse é um original

 

image.png

Esse é uma exceção.. não é original (o 2SK3568 é fabricado pela Toshiba, e esse é fabricado pela Unisonic), mas tem as mesmas características do original. 

 

29 minutos atrás, Hyperlink disse:

essa fonte tem varistor, se o capacitor estourou por sobre tensão da rede o varistaor nao deveria segurar ou mesmo estourar protegendo a fonte?

Se o cara ligar a fonte em 380V, por exemplo, sim. Mas, nessas Corsair, e todas a outras que usam a mesma plataforma, ele não estoura por sobretensão.. estoura porque é ruim mesmo, e é usado próximo do limite de tensão. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, zazulak disse:

Sim. Mas no caso do 2SK3568, tem que cuidar muito com os falsificados.. veja uns exemplos:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Bonitinho, né? Mas é falso

 

Esse é um original

 

Esse é uma exceção.. não é original (o 2SK3568 é fabricado pela Toshiba, e esse é fabricado pela Unisonic), mas tem as mesmas características do original. 

 

Se o cara ligar a fonte em 380V, por exemplo, sim. Mas, nessas Corsair, e todas a outras que usam a mesma plataforma, ele não estoura por sobretensão.. estoura porque é ruim mesmo, e é usado próximo do limite de tensão. 

 

entendi, percebi mais ou menos a diferença, o falsificado tem so um numero e uma letra ali embaixo, enquanto o original tem mais informações.

 

O que acontece se usar esses falsificados, supondo que ele foi instalado e o equipamento funcionou.

 

Entendi, eu achei estranho porque pelo que eu saiba dificilmente acontece surtos na rede elétrica aqui, moro aqui ha mais de 20 anos e não tivemos problemas de equipamentos queimados por surtos na rede eletrica. e justamente aconteceu isso depois de alguns dias usando o computador sem o filtro de linha da upsai que eu usava. fiquei encucado com isso mas pode ter sido problema no capacitor mesmo, problema no proprio circuito pfc da fonte ou  superaquecimento pois existe uma possibilidade do ventilador da fonte ter parado. e tambem se fosse algum surto na rede eletreica teria queimado o monitor e ate outros equipamento em casa.

 

amanhã vou fazer uns testes nesses componentes que vc mostrou na parte traseira da placa pra ver se tema algum em curto.

 

Editado: por Hyperlink
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, o capacitor pode ter estourado pela qualidade do componente mesmo, sabemos que a cada dia que passa a qualidade dos produtos caem para baratear o valor da produção. Sobre o que acontece se usar transistor falsificado, é que ele não vai aguentar a corrente de trabalho e vai estragar, novamente pela baixa qualidade no material utilizado na sua produção. Como eu tinha dito, dificilmente quando esse capacitor estoura não leva algum transistor desse dissipador perto dele.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...