Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Fonte Corsair CX430 capacitor explodiu

Avalie este tópico:


Hyperlink

Posts em destaque

Em 13/08/2020 às 15:20, Hyperlink disse:

 

ta complicado rs... liguei a fonte sem a lampada teste e quando fiz o jumper do fio verde com preto queimou o fuzivel. liguei a fonte novamente com a lampada teste e acusou curto, fui verificar e a placa do cm6800 que tirei da cx750 estava em curto que estava acusando no diodo zd4. tirei a placa e esse curto sumiu. mas os mosfets de entrada tambem entraram em curto. vou ver se substiuo os mosfets danificados pra voltar com a placa cm6800 original e testar pela ultima vez.

 

esses 2 mosfets são compativeis?

 

 

2SK3568 MOSFET (esse é o que estava na fonte em susbstiuição aos originais)

 

Type Designator: 2SK3568

Type of Transistor: MOSFET

Type of Control Channel: N -Channel

Maximum Power Dissipation (Pd): 40 W

Maximum Drain-Source Voltage |Vds|: 500 V

Maximum Gate-Source Voltage |Vgs|: 30 V

Maximum Drain Current |Id|: 12 A

Maximum Junction Temperature (Tj): 150 °C

Total Gate Charge (Qg): 42 nC

Rise Time (tr): 22 nS

Drain-Source Capacitance (Cd): 180 pF

Maximum Drain-Source On-State Resistance (Rds): 0.52 Ohm

Package: TO220SIS

 

 

IPP50R280CE MOSFET

 

Type Designator: IPP50R280CE

Marking Code: 5R280CE

Type of Transistor: MOSFET

Type of Control Channel: N -Channel

Maximum Power Dissipation (Pd): 92 W

Maximum Drain-Source Voltage |Vds|: 500 V

Maximum Gate-Source Voltage |Vgs|: 20 V

Maximum Gate-Threshold Voltage |Vgs(th)|: 3.5 V

Maximum Drain Current |Id|: 13 A

Maximum Junction Temperature (Tj): 150 °C

Rise Time (tr): 6.4 nS

Drain-Source Capacitance (Cd): 49 pF

Maximum Drain-Source On-State Resistance (Rds): 0.28 Ohm

Package: TO-220

 

ohm, acontceu o que escrevi nesse post, descobri um resistor que estava aberto e eu acredito que ele abriu justamente quando o capacitor explodiu, muito provavelmente abriu esse capacitor e danificou o diodo do pfc que estava em curto. acredito que esse  capacitor aberto era o que estava impedindo da fonte tentar ligar quando fazia o jumper do pson com terra. como eu disse quando subsitui esse resistor aberto e coloquei a placa pfc de uma cx750 a lampada serie ficava piscando qaundo eu tentava ligar, arrisquei ligar sem a lampada serie e queimou o fusivel da fonte, levou os 2 mosfets do dissipador e um mosfet smd que ja substiui por um identico que achei em uma placa mãe aqui. resumindo, se nao tivesse acontecido o acidente com a placa do cm6800 provavelmente resolveria somente trocando o diodo do pfc e esse resistor que estava aberto. vou deixar ela aqui e ver se consigo uma sucata de cx430 para substituir a placa do pfc e ver o que acontece.

 

 

Editado: por Hyperlink
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 1 mês depois...
Em 13/05/2021 às 21:26, zuera sem limites disse:

@Hyperlink  compro controlador PFC ativo dela si tive ok ?

 

amigo, não sei se o circuito pfc ativo dela estava bom pois ao tentar medir um dos pinos d ci6800 causei um curto.

 

resumindo o que fiz nela, quando estava medindo as tensoes no ci 6800 deu um curto e um estalo. depois disso alterou a tensão de alimentação dele o que eu consegui arrumar depois trocando a ponte retificadora, mosfet do pfc, transistor smd do circuito de alimentação do pfc e um resistor smd.  troquei o capacitor principal, o diodo do pfc que parece um mosfet de 2 pernas e um resistor que estava aberto e que fica proximo ao capacitor (esses 3 componentes danificaram quando o capacitor estourou). fiz o teste e ela continuou sem ligar.

 

consegui uma fonte cx750 que tinha aparentemente o mesmo ci 6800 substitui e liguei com uma lampada teste, ela deu sinal de que "queria ligar", então tirei a lmapada teste e arrisquei, mas deu  outro curto e provavelmente queimou o ci6800 da cx750.

 

deixei ela parada esse tempo mas essas dias vi o anuncio de uma cx430 (não modular) com defeito no olx e resolvi comprar pra tentar arrumar ou pegar peças pra tentar arrumar essa que eu tinha. o cara tava vendendo por 50 e aceitou me vender pelos 35. pelo valor achei que valia a pena pegar so pra mexer nela ou tentar colocar algumas peças na minha. fui pegar hoje, perguntei ao cara se ela estava girando a ventoinha, o cara disse que não, mas ele nao entendia muito. quando cheguei em casa liguei na tomada fiz a ligação direta pra ver se tava armando o pfc e girando a ventoinha ou se tava morta como o cara havia dito. pra minha surpresa ela ligou e começou a girar a ventoinha! mas infelizmente após alguns segundos deu um estouro e saiu uma fumaça branca, desconfiei logo que o capacitor tinha explodido como a outra. quando abri confirmei.

 

Quando tiver um tempo vou abrir ela e verificar se queimaram os mesmos componentes que a minha quando estourou o capacitor. vou verificar o diodo do pfc e os resistores que ficam próximos ao capacitor. vou verificar se ta chegando a alimentação correta no circuito do ci 6800. com um pouco de sorte acho que eu posso recuperar essa fonte que comprei.

 

Quando tiver novidades eu posto aqui.

Editado: por Hyperlink
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/06/2020 às 15:15, Hyperlink disse:

estou com um problema parecido com uma fonte corsair cx430, o capacitor (180uf 450v) dela explodiu, fiz a substituição por outro de valor aproximado (220uf 400v). quando ligo na tomada chega tensão de 170V no capacitor do primário, tem os 5V no stand by, mas o pson fica em 3,16V. A fonte não liga e não tem tensoes de 12v, 5v, e 3.3v. Achei estranho só estar chegando 170V no capacitor, sou leigo, mas pelo que andei lendo tem que chegar mais de 300v. estava desconfiando do ci pwm do secundario (ST9S429-PG14) chega 5v na alimentaçao dele, mas o pson tem 3,16v. depois vi que o responsavel para dobrar a tensão nessa fonte era o circuito pfc justamente esse ci cm6800 que vc citou. então estou desconfiando dele agora.

 

Outra duvida. se o capacitor não esta com a tensão normal de mais de 300v porque tem o stand by 5v normal? o stand by não depende desse capacitor?

 

pelo que vi a fonte não tem curto, liguei ela com uma lampada serie e dpeois ela sem nada e nao queimou fusivel.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

WhatsApp Image 2020-06-09 at 14.45.05.jpeg

Já peguei fontes assim, mas sem o capacitor explodido, era o PWM que não ligava, no caso de ter 170v é normal e está perfeito, quando ligar o PSON ele vai subir para 300V, mas quem faz subir é o CM6800 

Verifique os mosfets do PFC e principal veja se está em fuga e não se esqueça dos transistores excitadores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Voce precisa trocar o CM6800 pode ser qualquer 1 nao precisa ser o tx desde que nao seja falso kkkk.

 

Vai piscar e vai armar se a lampada tiver pelo menos 100 watts.  mas mesmo armada vai ficar piscando porque falta corrente a lampada geralmente limita a 500ma.

 

Eu uso a lampada ate obter as 3 tensoes no secundario a partir dai ja se tem uma certa seguranca deve se vetificar dai se o power good esta de 4.5 a 5.5 volts.

 

geralmente essas fontes antigas nao da power com a lampada em serie.

 

ai a ultima etapa com carga baixa de consumo ate 1 ampere tente ver se a fonte nao desarma.Nao use a lampada que nao vai aguentar desarma na hora.Sem a lampada senao desarmar nas 3 tensoes a fonte esta pronta para ser levada no computador para o teste de fogo final e la que as 3 tenseos vao trabalhar em carga de 40 ou 50% no minimo e ai que a fonte sera posta a prova fica a dica

 

 

Editado: por Junior Santos Gerry
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 4 meses depois...
On 6/16/2020 at 12:35 PM, zazulak said:

If you are trying to measure its power by activating the power supply via PSON, you will hardly be able to measure it, because the supervisor turns off its power after a fraction of a second if the power supply does not start. 

 

Power for the CM6800 comes from the Q10.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

When the PSON is grounded, the supervisor triggers the middle optocoupler, which grounds the base of Q10 through a resistor. The leading Q10 powers the CM6800. If you want to keep it always powered so you can test, just jumper pins 3 and 4 of the middle opto. Before, check if the ZD4 and the CM itself are not shorted (and depending on the version of the board, there is another protection zener on the plate), because if you trigger the Q10 by force and there is a short to ground in its collector, it burns . 

 

On 6/18/2020 at 12:11 AM, ohm said:

@Hyperlink what voltage at the red arrow indication? It has to be close to 15v, even in stand-by.

 

Did you check the smd transistor that is on the right side of the arrow, resistors and diode that polarize it? The transistor is a pnp.

cx430_.jpeg

 

Hello! I'm having trouble with the same psu. The 5V STB rail is ok, but the psu does not turn on. I found that the R36(2R2) is burned in my case. What is the cause for this resistor to burn? I haven't removed the pfc transistors and diode from the pcb, but they measure ok in circuit.

 

Edit

My psu seems to be a different revision. But it looks like the circuit is the same. I desoldered the R36(was placed between the red circles on the image) which is somewhat burned and it measures 71kOhms. Inside the green circle it seems like there is a burned track. D10 is not smd in my case, it is through whole marked with yellow.

344820719_CorsairCX430.thumb.png.7cb622c86a7608c90e8657dd54f331b2.png

 

Editado: por Jiml Kosmo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...
Em 08/04/2022 às 14:20, Dangelo Ramalho disse:

@Hyperlink Boa tarde camarada!

Tudo bem? Tem muito tempo que não acesso essa comunidade! Vi aqui que em 2020 eu fiz uma contribui com um comentário em relação a um conserto de uma fonte de alimentação que vc postou aqui. Pergunto: vc conseguiu resolver? 

boa noite amigo, desculpe pela demora. eu tinha feito um teste substituindo o cm6800 pelo de uma cx700 que peguei de sucata mas quando liguei queimou o mosfet aí deixei ela parada. provavelmente se eu nao tivesse danificado o cm6800 original acredito que era so trocar o capacitor e um resistor proximo ao capacitor que estava aberto. agora se eu quiser voltar a mexer tenho que arrumar novamente o mosfet outro cm6800 e mais algum outro componente que tenha sido danificado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/01/2023 às 20:55, Francis Zornitta disse:

@Hyperlink Só vai ter 300v quando a fonte partir no pson e vai ter standby normal é só ligar na tomada que tem standby, mas o capacitor é normal essa tensão de 170v só de ligar na tomada

Boa noite amigo, entendi. infelizmente danifiquei mais componentes e agora ficou mais difícil pra mexer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/11/2021 às 21:41, Junior Santos Gerry disse:

Voce precisa trocar o CM6800 pode ser qualquer 1 nao precisa ser o tx desde que nao seja falso kkkk.

 

Vai piscar e vai armar se a lampada tiver pelo menos 100 watts.  mas mesmo armada vai ficar piscando porque falta corrente a lampada geralmente limita a 500ma.

 

Eu uso a lampada ate obter as 3 tensoes no secundario a partir dai ja se tem uma certa seguranca deve se vetificar dai se o power good esta de 4.5 a 5.5 volts.

 

geralmente essas fontes antigas nao da power com a lampada em serie.

 

ai a ultima etapa com carga baixa de consumo ate 1 ampere tente ver se a fonte nao desarma.Nao use a lampada que nao vai aguentar desarma na hora.Sem a lampada senao desarmar nas 3 tensoes a fonte esta pronta para ser levada no computador para o teste de fogo final e la que as 3 tenseos vao trabalhar em carga de 40 ou 50% no minimo e ai que a fonte sera posta a prova fica a dica

 

 

valeu pelas dicas junior, infelizmente eu queimei um cm6800 que peguei de uma fonte cx700 de sucata testando nela e parei de mexer. parece que eu ainda peguei uma sucata de uma cx430 quando tiver um tempo vou verificar aqui se eu queimei o cm6800 dela ou foi da cx700. se eu nao mexi na cx430  vou poder fazer ais testes ai posto aqui alguma novidade.

Editado: por Hyperlink
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...