Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Notebook Acer mod Aspire 5532 serie placa LA-5481P Rev: 1.0 Liga sem vídeo na tela e sem vídeo no monitor externo.

Avalie este tópico:


rampa

Posts em destaque

Boa noite, poderiam me tirar uma duvida? Chegou esse notebook acer mod Aspire 5532 serie onde o cliente me relatou que estava usando normalmente quando a tela apagou, a primeira vista percebi que fazia tempo que não tinha uma manutenção preventiva, pasta térmica ressecada e duto de saída de ar entupida de poeira e sujeira, testes realizados, memoria, processador, tela e reator das lampadas, tudo perfeito, teste em monitor externo, nada de vídeo, regravação da bios, três vezes sem sucesso, em posse do esquema, nenhuma bobina em curto, tensões corretas, tensões no conector lvds batem com a do esquema, teste no flat cabo da tela, nenhum fio rompido, resolvi medir os capacitores sobre os chips e me deparei com dois capacitores em cima do chip u22 marcando 0 ohms, minha duvida é o seguinte, alguém teria uma placa como esse modelo que pudesse medir a resistência dos capacitores marcados na foto no chip e postar o resultado, ou já esta declarado curto no chip?

u22.jpg

Editado: por rampa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rampa Este valor de resistência é na faixa de 8 a 11 ohms.

 

Agora somente removendo ele da placa para testar bem porque ele na placa e em curto conforme você mesmo falou não era nem para a placa ligar.

 

A placa ficaria ligando e desligando.

 

O capacitor mais correto de medir é este. Se tiver em curto pode jogar o chipset no lixo.

 

u22.jpg.b06bd1ed2e1fb28e40e17d7a09477b13.jpg

Editado: por Roberto275803
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Roberto275803 Amigo, também fiquei curioso, em outras placas sucata que tenho mas de modelos e marcas diferentes desse acer não apresentam essa resistência, resistência essa que da para o gnd ambos os lados dos capacitores, não apresenta temperatura alta e não desliga o notebook, o problema é ser chip bga, isso complica sem a maquina de bga,  estive pensando em remover os capacitores, mas fiquei com receio, se eu tivesse outra placa igual mesmo que de sucata daria para comparar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rampa Tem que primeiro remover ele da placa e limpar bem.

 

Pode ser que com o aquecimento excessivo, conforme você falou  o dissipador estava muito sujo, pode ter unido as esferas e entrado em curto.

 

Então depois da limpeza do chipset será possível medir se o problema é dele. Nenhum dos capacitores por dar 0 ohm.

 

Nunca peguei capacitor nestes chipset em curto, mas tudo pode acontecer, não é mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rampa @Roberto275803 bom dia senhores? Se tratando de AMD eu já faria um ME para teste. Esse teste de resistência com o chip ainda na placa, não vejo como um teste muito proveitoso pois mesmo o capacitor apresentando 10ohm ainda tens que tirar um pouco da resistência das pontas de prova também, então vai ser uma resistência mais baixa.

Como o colega mencionou, teria que remover o chip da placa.

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo Amigo, me já fiz sem resultado, não tenho como remover o chip pois não possuo a maquina de bga, mas em eletrônica tudo é possível, vou postar as fotos do teste, a primeira foto é das ponteiras do multímetro, as demais nos capacitores.

pontas em teste.jpg

capacitor de cima.jpg

capacitor de baixo.jpg

Editado: por rampa
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo Aparentemente o aquecimento esta normal com dissipador, sem o dissipador aquece com a mesma temperatura do cpu, chega a um ponto de queimar o dedo, não sei se  isso é normal,  o estranho é a placa não desligar com esses capacitores em curto, a placa permanece ligada, da para sentir o hd trabalhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo Amigo, a uns dias atrás creio uns 15 dias esse mesmo cliente me procurou com a fonte original do notebook com defeito, deixou comigo para conserto, nisso relatei que iria olhar no dia seguinte por causa da demanda de serviço, ele me falou que não tinha problema porque tinha outra fonte, aquelas com varias voltagens, expliquei que não deveria usar esses modelos e que eu costumo chamar de fonte matadeira devido corrente ficar variando, no dia seguinte avisei que a fonte original estava pronta, coisa simples, apenas maus contatos no trafinho, ele me falou que depois pegaria, e adivinha, dois atras apareceu com o notebook na mão dizendo que estava usando normal quando a imagem sumiu, o que disse para o senhor dias atras, vem buscar a fonte porque essas de regular não prestam e podem dar problemas, fora a sujeira dentro, foi isso que aconteceu, agora complicou a situação, vida de técnico não é fácil, a gente avisa, mas as pessoas não acreditam.

Editado: por rampa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo Amigo, fiz sim, 1,2A , aparentemente o consumo da placa esta normal, amanha cedo vou tirar a duvida, meu amigo que trabalha com informatica me disse que tem um notebook para formatar igual a esse e me autorizou a abrir para verificar, mas creio eu, quase 100% de ser realmente o chip em curto, no youtube tem um técnico relatando o mesmo problema no chip, mesma carinha do meu, então acho bem provável ser curto mesmo, já consertei vários sem vídeo, mas nunca me atentei aos capacitores sobre o chip, agora fiquei com essa duvida, a partir de agora vou medir todos que entrarem para futura consulta de testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Boa tarde amigos, estou encerrando o tópico, consegui uma placa idêntica a que estou analisando, concluo o seguinte, o chip esta danificado e assim o mesmo apresentando curto nos capacitores superiores indicados na foto, a placa que utilizei também apresenta o mesmo sintoma de ligar e não apresentar vídeo, e para minha surpresa os mesmos capacitores apresentam curto, sendo assim somente realizando a substituição do chip outro por meio de bga, agradeço a atenção de todos. O equipamento sera montado e devolvido ao cliente.

Editado: por rampa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...